Cidade Universitária “Zeferino Vaz”



Yüklə 20,27 Kb.
tarix01.11.2017
ölçüsü20,27 Kb.
#25862


Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais





COORDENADORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS


E INTERNACIONAIS
PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO ENTRE A UNICAMP - INSA E ECL

Os Acordos para o Programa de Intercâmbio de Estudantes entre a UNICAMP e o Institut National des Sciences Appliquées - INSA e a Ecole Centrale de Lyon - ECL, ambos em Lyon -France, (Convênios firmados em 1987 e 1994 respectivamente), prevêem o intercâmbio de estudantes de graduação em fase dos 4º e 5º anos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação e Engenharia da Computação.


As normas que presidem estes intercâmbios são as seguintes (cabendo também, aos estudantes franceses acolhidos pela UNICAMP):
1. Alunos Regulares - Os alunos da UNICAMP selecionados serão regularmente matriculados nas disciplinas, trabalhos dirigidos, estágios em laboratórios, seminários e congressos do INSA e ECL, respeitando-se os objetivos e os níveis acadêmicos destes estudantes.
2. Equivalência - As disciplinas feitas no INSA ou na ECL deverão manter uma equivalência ao Programa acadêmico da UNICAMP e os resultados obtidos serão levados em consideração, segundo as normas em vigor, para a obtenção do Diploma na UNICAMP.
3. Obrigação acadêmica - Os estudantes da UNICAMP serão submetidos às mesmas obrigações que os outros estudantes do grupo no qual estarão integrados. Eles deverão seguir no mínimo sete cursos diferentes no INSA e na ECL, o equivalente a um ano de curso completo na UNICAMP. A escolha será feita entre as disciplinas do último ano do Curso e, eventualmente, entre as disciplinas de Pós-Graduação. Eles devem elaborar um projeto de final de curso de três meses (abril, maio, junho) em um dos laboratórios do INSA. Todo estudante da UNICAMP que desejar obter um diploma de estudos aprofundados (DEA), deve seguir as disciplinas exigidas por esse diploma. Neste último caso o estudante deve enviar ao INSA ou à ECL, um projeto de trabalho.
4. Direitos Acadêmicos - Durante sua estadia no INSA e na ECL os estudantes escolherão sua especialização de estudos e serão acompanhados por um professor-orientador.
Para os estudantes da UNICAMP regularmente matriculados, o INSA e a ECL renunciarão aos direitos universitários (taxas de matrícula), alocarão vagas nas residências estudantis e autorização a compra de vales-refeição.

5. Número de Vagas – (consultar)
6. Retorno - Após o retorno à UNICAMP, o estudante deverá apresentar-se imediatamente ao Coordenador de Graduação e à DAC, munido do certificado de conclusão das disciplinas cursadas. Um relatório pessoal de atividades também deverá ser apresentado à Coordenação do Curso que o enviará à Cori/PRG acompanhado de Parecer circunstanciado.
7. Conhecimento da Língua Francesa - O estudante terá direito a um curso intensivo de francês em Lyon, mas não será aceito o estudante que nunca frenquentou um curso regular de francês ou que não demonstre conhecimento da língua francesa.

9. Inscrições – As inscrições deverão ser feitas na Coordenação das Unidades
10. Calendário – O 1º semestre escolar inicia na 3ª. Semana do mês de setembro

a meados de dezembro. O 2º semestre inica no início do mês de janeiro a junho. Curso de francês (optativo) oferecido no Insa durante o verão, julho agosto)

Documentos:

Formulário Preenchido (duas vias)


1.- Curriculum Vitae
Um CV clássico apresentando o percurso acadêmico do candidato, a sua participação em projetos industriais e o comprometimento nos projetos de laboratório. Participação em projetos sociais e de cidadania.

Não esquecer de informar elementos relativos à aprendizagem de línguas estrangeiras (duração, nível, experiência internacional, etc).


O CV deve indicar de modo objetivo os seguintes dados:


  • O SOBRENOME em maiúsculo (sublinhar o nome oficial no caso de sobrenome composto)

  • O nome em minúsculo (prénon)

  • A data do nascimento na forma dia / mês / ano (a indicação da idade não é suficiente)

  • Dados pessoais do candidato : endereço completo, telefone e endereço eletrônico (é importante que o e-mail esteja válido entre a data da seleção e a chegada na França, para os candidatos selecionados).

  • A data da primeira matrícula na Universidade.

  • No CV deverá constar a data e a assinatura do candidato

  • O CV deverá ser redigido em Francês

  • O CV deverá ter no máximo duas páginas.

  • É conveniente que seja incluída uma foto no CV


2.- Carta de motivação dirigida para a Instituição escolhida.



  • Esta carta deverá conter imperativamente o SOBRENOME (NOM) e o nome (Prénom) do candidato.

  • A Carta deverá ser imperativamente datada e assinada pelo candidato.

  • A Carta pode ser redigida em Francês.

  • A Carta deverá ter apenas uma página.

  • Esta carta pode ser manuscrita ou digitada.


3.- Dossiê acadêmico


  • O dossiê do candidato deve conter o teste de integralização oficial da Unicamp.




  • Certidão de nascimento traduzida para o francês – Tradução juramentada.




  • Duas cartas de apresentação

Importante:


Apenas os estudantes já selecionados pela Unidade deverão apresentar o dossiê completo quando esta encaminhar oficialmente à Cori.



Universidade Estadual de Campinas

CORI - Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais

Cidade Universitária "Zeferino Vaz", 13083-970, Campinas, SP, Brasil

Fones: + 55 (19) 3788-4702, 3788-4718 Fax: (19) 3788-4701  E.Mail: cori@unicamp.br



Yüklə 20,27 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin