Ministério da educaçÃo universidade federal de goiás edital conjunto cai/eec 006/2009 vagas para intercâmbio na françA



Yüklə 18.59 Kb.
tarix12.08.2018
ölçüsü18.59 Kb.



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

EDITAL CONJUNTO CAI/EEC 006/2009
VAGAS PARA INTERCÂMBIO NA FRANÇA

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) e a Escola de Engenharia Civil (EEC) da Universidade Federal de Goiás fazem saber que estarão abertas as inscrições para seleção de alunos do curso de Engenharia Civil, vinculados a esta Universidade, para intercâmbio acadêmico – modalidade graduação-sanduíche – no ano acadêmico 2009/2010 no Institut National des Sciences Appliquées (INSA–toulouse) da França, dentro do Programa Brafitec/CAPES, e em conformidade com a Resolução CEPEC/UFG nº 828.


Número de vagas para o intercâmbio: 05 (cinco).
Duração: 12 (doze) meses, com início em agosto/2009 até julho/2010.
Requisitos:

  1. Estar devidamente matriculado na EEC/UFG e com freqüência em disciplinas.

  2. Estar cursando entre 5º e 8º períodos, inclusive (alunos de 4º período, no ato da inscrição, poderão ser aceitos, desde que comprovem, ao final do semestre, o aproveitamento para o 5º período).

  3. Possuir conhecimento do idioma francês, a partir de exame conduzido no âmbito da UFG.


Documentos necessários para candidatura:

  1. Formulário de inscrição preenchido, obtido junto à CAI/UFG (a ser disponibilizado via site).

  2. Extrato Acadêmico emitido pela EEC/UFG.

  3. Curriculum Vitae devidamente comprovado.

  4. Carta de Motivação, dissertando sobre o interesse em estudar na França.


Local e data de inscrição: Coordenadoria de Assuntos Internacionais – Prédio da Reitoria – Campus Samambaia – Sala CAI, de 07 a 18 de maio de 2009, no horário entre 10h00 e 13h00.
Seleção:

A seleção dos candidatos para o programa de intercâmbio entre a UFG e o INSA será realizada por meio de:



  1. Exame de Conhecimento do Idioma Francês.

  2. Avaliação do Extrato de Notas – coeficiente escolar obtido a partir da média das notas das disciplinas concluídas até o momento da seleção.

  3. Entrevista Individual perante a Comissão de Seleção – serão considerados, além dos aspectos típicos extraídos do contato e da percepção pessoal, a análise da carta de motivação apresentada pelo candidato. Itens de atividade curricular, tais como: iniciação científica, monitoria, realização de estágios e publicações técnicas ou científicas, entre outros, também serão ponderados na avaliação do presente item.


Observações:

  1. Cada item apresentado receberá uma nota entre 0 (zero) e 10,00 (dez) pontos.

  2. A nota final, que estabelecerá a classificação do aluno, será determinada pela média ponderada das notas atribuídas aos três itens avaliados (Exame de Conhecimento do Francês, Extrato de Notas e Entrevista), tendo-se os seguintes pesos relativos (por item):

- Exame de conhecimento do idioma francês: peso 4,0 (quatro);

- Extrato de notas: peso 3,0 (três);



- Entrevista: peso 3,0 (três).

  1. Não serão aprovados os candidatos que apresentarem média final inferior a 5,0 (cinco).


Critério de desempate: na hipótese de empate entre os candidatos, será considerada como fator de desempate a média final obtida no Exame de Conhecimento do Idioma Francês. Persistindo o empate, a banca considerará a avaliação da Carta de Motivação apresentada pelo candidato.
Calendário:

  1. Inscrição: 07 a 18 de maio de 2009, na CAI/UFG.

  2. Homologação das inscrições: 19 de maio de 2009 (pela Coordenação do Programa).

  3. Prova escrita de Francês: 20 de maio de 2009, na Faculdade de Letras (sala e horário a serem confirmados).

  4. Prova oral de Francês: 21 e 22 de maio de 2009, na Faculdade de Letras (sala a confirmar – período da manhã, conforme agendamento).

  5. Entrevista: 26 de maio de 2009, de 10h30 às 13:00h, na EEC (sala 11, Bloco A), conforme cronograma a ser fixado no mural da EEC/Prédio da Administração no dia anterior, após às 16:00 h.

  6. Divulgação dos resultados: 27 de maio de 2009, no mural da EEC/Prédio da Administração e no site da CAI/UFG.

  7. Prazo para recurso: 28 e 29 de maio de 2009, das 10h00 às 13h00, na CAI/UFG.


Observações:

  1. O candidato poderá utilizar, na prova escrita de francês, dicionário francês/português e português/francês.

  2. Na prova escrita, deverá ser utilizada caneta azul ou preta. Não será avaliada prova feita a lápis.


Das disposições finais:

  1. O processo de seleção será coordenado pelo Prof. Dr. Oswaldo Cascudo, coordenador do Programa Brafitec/UFG, com apoio desta Coordenadoria.

  2. A coordenação do Brafitec/UFG, juntamente com a direção da Escola de Engenharia Civil, designará os membros que comporão a Comissão de Seleção do Programa.

  3. .Os estudantes deverão cursar disciplinas, preferencialmente do quarto ano, oferecidas pelo INSA e poderão, também, realizar estágios práticos. Com o suporte das Coordenações do Programa no Brasil e na França, e mediante a interveniência da CAI/UFG, os alunos selecionados deverão elaborar (previamente à sua saída e em tempo hábil aos trâmites normais do Programa junto à CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) um Plano de Trabalho/Estudos, que será aprovado institucionalmente pelas várias partes envolvidas (Coordenação EEC/UFG, Coordenação INSA/Toulouse e CAI/UFG). Por todo o período de atividades na França, o aluno se pautará nesse Plano, devendo cumpri-lo com responsabilidade, sob pena da suspensão da bolsa e do desligamento do programa.

  4. Os estudantes selecionados pela EEC deverão ainda apresentar, em tempo hábil e em conformidade com as regras da UFG, um Memorando da Coordenação do Curso aprovando a candidatura do estudante e o seu Plano de Estudos, assim como uma declaração de freqüência. Apoiados pela CAI, esses estudantes deverão também conseguir, junto ao INSA-TOULOUSE, a documentação de aceite, obedecida a ordem de classificação.

  5. Aos alunos selecionados, serão providenciados pela CAPES, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional CAPES/Brafitec, os seguintes itens: bolsa mensal de 600,00 (seiscentos) euros, seguro saúde no valor mensal de 67,00 (sessenta e sete) euros, auxílio instalação no valor mensal de 50,00 (cinqüenta) euros e passagem aérea internacional (na classe econômica promocional). Demais despesas serão cobertas pelo intercambista.

  6. A Coordenadoria de Assuntos Internacionais apoiará os selecionados no encaminhamento da documentação ao INSA e à CAPES.

  7. Até 10 dias após o retorno ao Brasil, os alunos deverão apresentar, à Coordenadoria de Assuntos Internacionais, um relatório das atividades desenvolvidas. O relatório deverá ser apresentado também em versão francesa, com ciência do professor responsável pelo estágio na França. No mesmo momento, também, deverá ser entregue à CAI o relatório específico da CAPES, sob pena de incidência das cominações legais.

  8. Ao retornar, todos os intercambistas deverão fazer apresentação oral das atividades desenvolvidas no intercâmbio com a França, dentro do Programa Brafitec, em data a ser definida pela Coordenação do Programa em conjunto com a Coordenadoria de Assuntos Internacionais, sob pena de incidência das cominações legais.

  9. Casos omissos serão deliberados pela Comissão de Seleção.

Goiânia, 06 de maio de 2009.


Profª Drª Ofir Bergemann de Aguiar Prof. MSc. Osvaldo Luiz Valinote



Coordenadora/CAI/UFG Diretor/EEC/UFG

Dostları ilə paylaş:


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2017
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə