MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
EDITAL CONJUNTO CAI/EEC 006/2009
VAGAS PARA INTERCÂMBIO NA FRANÇA
A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) e a Escola de Engenharia Civil (EEC) da Universidade Federal de Goiás fazem saber que estarão abertas as inscrições para seleção de alunos do curso de Engenharia Civil, vinculados a esta Universidade, para intercâmbio acadêmico – modalidade graduação-sanduíche – no ano acadêmico 2009/2010 no Institut National des Sciences Appliquées (INSA–toulouse) da França, dentro do Programa Brafitec/CAPES, e em conformidade com a Resolução CEPEC/UFG nº 828.
Número de vagas para o intercâmbio: 05 (cinco).
Duração: 12 (doze) meses, com início em agosto/2009 até julho/2010.
Requisitos:
-
Estar devidamente matriculado na EEC/UFG e com freqüência em disciplinas.
-
Estar cursando entre 5º e 8º períodos, inclusive (alunos de 4º período, no ato da inscrição, poderão ser aceitos, desde que comprovem, ao final do semestre, o aproveitamento para o 5º período).
-
Possuir conhecimento do idioma francês, a partir de exame conduzido no âmbito da UFG.
Documentos necessários para candidatura:
-
Formulário de inscrição preenchido, obtido junto à CAI/UFG (a ser disponibilizado via site).
-
Extrato Acadêmico emitido pela EEC/UFG.
-
Curriculum Vitae devidamente comprovado.
-
Carta de Motivação, dissertando sobre o interesse em estudar na França.
Local e data de inscrição: Coordenadoria de Assuntos Internacionais – Prédio da Reitoria – Campus Samambaia – Sala CAI, de 07 a 18 de maio de 2009, no horário entre 10h00 e 13h00.
Seleção:
A seleção dos candidatos para o programa de intercâmbio entre a UFG e o INSA será realizada por meio de:
-
Exame de Conhecimento do Idioma Francês.
-
Avaliação do Extrato de Notas – coeficiente escolar obtido a partir da média das notas das disciplinas concluídas até o momento da seleção.
-
Entrevista Individual perante a Comissão de Seleção – serão considerados, além dos aspectos típicos extraídos do contato e da percepção pessoal, a análise da carta de motivação apresentada pelo candidato. Itens de atividade curricular, tais como: iniciação científica, monitoria, realização de estágios e publicações técnicas ou científicas, entre outros, também serão ponderados na avaliação do presente item.
Observações:
-
Cada item apresentado receberá uma nota entre 0 (zero) e 10,00 (dez) pontos.
-
A nota final, que estabelecerá a classificação do aluno, será determinada pela média ponderada das notas atribuídas aos três itens avaliados (Exame de Conhecimento do Francês, Extrato de Notas e Entrevista), tendo-se os seguintes pesos relativos (por item):
- Exame de conhecimento do idioma francês: peso 4,0 (quatro);
- Extrato de notas: peso 3,0 (três);
- Entrevista: peso 3,0 (três).
-
Não serão aprovados os candidatos que apresentarem média final inferior a 5,0 (cinco).
Critério de desempate: na hipótese de empate entre os candidatos, será considerada como fator de desempate a média final obtida no Exame de Conhecimento do Idioma Francês. Persistindo o empate, a banca considerará a avaliação da Carta de Motivação apresentada pelo candidato.
Calendário:
-
Inscrição: 07 a 18 de maio de 2009, na CAI/UFG.
-
Homologação das inscrições: 19 de maio de 2009 (pela Coordenação do Programa).
-
Prova escrita de Francês: 20 de maio de 2009, na Faculdade de Letras (sala e horário a serem confirmados).
-
Prova oral de Francês: 21 e 22 de maio de 2009, na Faculdade de Letras (sala a confirmar – período da manhã, conforme agendamento).
-
Entrevista: 26 de maio de 2009, de 10h30 às 13:00h, na EEC (sala 11, Bloco A), conforme cronograma a ser fixado no mural da EEC/Prédio da Administração no dia anterior, após às 16:00 h.
-
Divulgação dos resultados: 27 de maio de 2009, no mural da EEC/Prédio da Administração e no site da CAI/UFG.
-
Prazo para recurso: 28 e 29 de maio de 2009, das 10h00 às 13h00, na CAI/UFG.
Observações:
-
O candidato poderá utilizar, na prova escrita de francês, dicionário francês/português e português/francês.
-
Na prova escrita, deverá ser utilizada caneta azul ou preta. Não será avaliada prova feita a lápis.
Das disposições finais:
-
O processo de seleção será coordenado pelo Prof. Dr. Oswaldo Cascudo, coordenador do Programa Brafitec/UFG, com apoio desta Coordenadoria.
-
A coordenação do Brafitec/UFG, juntamente com a direção da Escola de Engenharia Civil, designará os membros que comporão a Comissão de Seleção do Programa.
-
.Os estudantes deverão cursar disciplinas, preferencialmente do quarto ano, oferecidas pelo INSA e poderão, também, realizar estágios práticos. Com o suporte das Coordenações do Programa no Brasil e na França, e mediante a interveniência da CAI/UFG, os alunos selecionados deverão elaborar (previamente à sua saída e em tempo hábil aos trâmites normais do Programa junto à CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) um Plano de Trabalho/Estudos, que será aprovado institucionalmente pelas várias partes envolvidas (Coordenação EEC/UFG, Coordenação INSA/Toulouse e CAI/UFG). Por todo o período de atividades na França, o aluno se pautará nesse Plano, devendo cumpri-lo com responsabilidade, sob pena da suspensão da bolsa e do desligamento do programa.
-
Os estudantes selecionados pela EEC deverão ainda apresentar, em tempo hábil e em conformidade com as regras da UFG, um Memorando da Coordenação do Curso aprovando a candidatura do estudante e o seu Plano de Estudos, assim como uma declaração de freqüência. Apoiados pela CAI, esses estudantes deverão também conseguir, junto ao INSA-TOULOUSE, a documentação de aceite, obedecida a ordem de classificação.
-
Aos alunos selecionados, serão providenciados pela CAPES, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional CAPES/Brafitec, os seguintes itens: bolsa mensal de 600,00 (seiscentos) euros, seguro saúde no valor mensal de 67,00 (sessenta e sete) euros, auxílio instalação no valor mensal de 50,00 (cinqüenta) euros e passagem aérea internacional (na classe econômica promocional). Demais despesas serão cobertas pelo intercambista.
-
A Coordenadoria de Assuntos Internacionais apoiará os selecionados no encaminhamento da documentação ao INSA e à CAPES.
-
Até 10 dias após o retorno ao Brasil, os alunos deverão apresentar, à Coordenadoria de Assuntos Internacionais, um relatório das atividades desenvolvidas. O relatório deverá ser apresentado também em versão francesa, com ciência do professor responsável pelo estágio na França. No mesmo momento, também, deverá ser entregue à CAI o relatório específico da CAPES, sob pena de incidência das cominações legais.
-
Ao retornar, todos os intercambistas deverão fazer apresentação oral das atividades desenvolvidas no intercâmbio com a França, dentro do Programa Brafitec, em data a ser definida pela Coordenação do Programa em conjunto com a Coordenadoria de Assuntos Internacionais, sob pena de incidência das cominações legais.
-
Casos omissos serão deliberados pela Comissão de Seleção.
Goiânia, 06 de maio de 2009.
Profª Drª Ofir Bergemann de Aguiar Prof. MSc. Osvaldo Luiz Valinote
Coordenadora/CAI/UFG Diretor/EEC/UFG
Dostları ilə paylaş: |