O
I
L
U
M
I
N
I
S
M
O
O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo
- O pensamento ocidental antes tão marcado pelo misticismo religioso, conheceu a partir do século XVIII uma nova possibilidade de construção sustentada no racionalismo. O mundo físico e seus fenômenos deixavam de ser justificados pela religião e passavam a ser explicados pela razão. O Iluminismo foi acima de tudo uma revolução cultural porque propôs uma nova forma de entender natureza e a sociedade e significou uma transformação profunda na forma de pensar, pois rompeu com a maneira como as pessoas pensavam antes.
O Iluminismo, ou Ilustração, foi um movimento de ideias que se desenvolveu na Europa nos séculos XVII e XVIII e que continua influenciando o mundo atual. Mas no que os iluministas acreditavam? Qual era para eles o valor supremo?
A razão era, para os iluministas, o valor supremo. Só por meio da razão e da sua aplicação, isto é, do ato de pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento. Para os iluministas, a maioria das pessoas estava mergulhada na ignorância, no fanatismo religioso; só a razão as esclareceria.
Para os iluministas, devia-se duvidar de tudo o que era aceito porque tinha sido sempre assim (tradição), ou porque tinha sido dito por alguém com poder ou prestígio (autoridade). Eles opunham-se, portanto, ao conhecimento baseado na “autoridade”, na “tradição”, e propunham a busca de um novo conhecimento baseado na razão
Dostları ilə paylaş: |