Objetivo: Promover o intercâmbio de experiências, legislação e metodologias de proteção territorial, promoção de direitos e estratégias de atenção diferenciada à saúde dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato. Metodologia



Yüklə 143,52 Kb.
səhifə1/2
tarix27.10.2017
ölçüsü143,52 Kb.
#16985
  1   2


Oficina Nacional sobre Metodologias de Atenção à Saúde, Proteção e Promoção de Direitos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato

Relatório

Antenor Vaz – Facilitador Nacional

Douglas Rodrigues – Consultor Nacional de Saúde



Contexto:
A realização da oficina nacional foi recomendada pelo programa Marco Estratégico para a elaboração de uma agenda regional de proteção aos Povos Indígenas Isolados e de Contato Inicial, da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA. Inicialmente estavam programadas duas oficinas, sendo a primeira para a discussão específica da atenção à saúde (a ser organizada pelo Consultor Nacional de Saúde contratado pela OTCA), e a segunda discussão de metodologias de proteção e promoção de direitos (a ser organizada pelo Facilitador Nacional contratado pela OTCA).
A partir da constatação de que a atenção à saúde não pode ser desvinculada da proteção territorial e social e da promoção dos direitos indígenas os organizadores propuseram à coordenação técnica da OTCA a realização de uma única oficina, com o intuito de proporcionar a abordagem integral das necessidades dos grupos indígenas isolados e de recente contato. Com a anuência da coordenação técnica da OTCA, a oficina foi realizada em Brasília, no período de 18 a 21 de novembro de 2013, na sala multiuso da sede central da FUNAI (SBS Quadra 02 Lote 14 Edifício Cleto Meireles) em Brasília.
Objetivo:
Promover o intercâmbio de experiências, legislação e metodologias de proteção territorial, promoção de direitos e estratégias de atenção diferenciada à saúde dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato.

Metodologia:
Foi realizada uma única Oficina de Trabalho de 32 horas (8 períodos de 4 horas, durante 4 dias) com a participação de diferentes setores do governo, instituições indigenistas da sociedade civil e representantes indígenas, conforme programação anexada.
A Oficina foi organizada no formato de mesas temáticas, rodas de conversa e exposições dialogadas, sempre seguidas de perguntas e debates com a palavra aberta a todos os participantes.
O último período de 4 horas, no dia 21/11 à tarde foi reservado para a realização de uma plenária final para a sistematização de propostas de trabalho junto aos povos indígenas isolados e de recente contato e articulação interinstitucional.

Coordenação:
Antenor Vaz e Douglas Rodrigues (OTCA)
Apoio:
Felipe Parente, Felipe Lucena, Fernando de la Roca, Vera Lopes dos Santos e

Raiane Tafille


Público-alvo:
Representantes e trabalhadores da SESAI e FUNAI, de Ministérios que mantém interface com a política indigenista (em especial a política de proteção para grupos indígenas isolados e de recente contato), ONGs indigenistas e representantes indígenas.
Desenvolvimento da Oficina:
As atividades foram intensas e tiveram a participação diária de 30 pessoas em média. As mesas e rodas de debates seguiram um caminho que teve início, nos dois primeiros dias, com a apresentação do panorama atual dos grupos indígenas isolados e de recente contato, nos recortes da política indigenista para estes povos (metodologia de trabalho indigenista, situação fundiária, principais ameaças e problemas) e sanitário (perfil epidemiológico e acesso a serviços de saúde por parte dos grupos de recente contato). Em seguida discutiu-se os marcos jurídicos que norteiam a atenção à saúde indígena e a proteção dos povos isolados e de recente contato. Infelizmente não tivemos a participação (ou a justificativa de ausência) de atores importantes como a Secretaria Nacional de Articulação Social/PR, Procuradoria Federal Especializada na FUNAI, Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil/PR, Ministério Público Federal, Advocacia-Geral da União e da Secretaria de Direitos Humanos/PR, Conselho Nacional de Justiça, cujo convite ficou a cargo do representante da Secretaria Nacional de Articulação Social/PR
Nas apresentações e debates dos dois primeiros dias concluiu-se pela falta de articulação adequada entre os diferentes setores do governo que tem interface com a política indigenista e especialmente entre os dois órgãos diretamente envolvidos com essa política – a FUNAI/MJ e a SESAI/MS, ressaltando que entre estes dois últimos a interlocução tem melhorado a partir dos últimos meses, especialmente entre a CGIIRC/FUNAI e o DASI/SESAI
O Facilitador Nacional contratado pelo programa OTCA/BID apresentou um diagnóstico institucional da política brasileira de proteção e promoção de direitos dos povos indígenas isolados e de recente contato apontando fragilidades, especialmente aquelas relacionadas ao conflito entre a proteção dos direitos indígenas e o modelo de desenvolvimento no país e na região transfronteiriça. No Brasil, foram destacados inúmeros projetos e obras vinculadas ao Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, que ameaçam os povos indígenas amazônicos como um todo e, em especial, os grupos indígenas isolados e de recente contato .
Nas mesas que abordaram o sistema de proteção dos grupos isolados e de recente contato, o perfil epidemiológico (dos grupos de recente contato), seu acesso à serviços de saúde, e as ações da FUNAI e da SESAI, ficou marcada a necessidade de maior aproximação entre as duas instituições para o desenvolvimento de ações integradas e conjuntas. As FPE e a CGIIRC demonstraram descontentamento com a forma como pacientes de grupos de recente contato são alojados na CASAI e com as dificuldades para conseguir os tratamentos necessários no menor tempo possível afirmando que sua permanência nos centros urbanos deveria ser a menor possível porém isso não ocorre pois ficam “aguardando nas filas do SUS”. Ficou evidente a existência de muitos ruídos na relação das FPE e CGIIRC com os DSEI e com a SESAI.
A SESAI indicou a existência, em 2013, em suas bases de dados, de 26.744 indígenas considerados de recente contato. Foram registrados 159 óbitos de indígenas recém contatados de janeiro a outubro de 2013, a maioria entre os Yanomami. Quanto à morbidade, os dados apresentados pela SESAI mostram as Infecções Respiratórias Agudas, Doenças Diarreicas e Malária como as principais causas de adoecimento, muitas vezes manifestando-se na forma de surtos epidêmicos.
Ficou evidenciado que as informações a respeito dos grupos isolados não são compartilhadas com as demais instâncias de governo que tem interface com a proteção dos direitos dos isolados. Também não há compartilhamento adequado de informações entre a SESAI e CGIIRC/FUNAI. Destacou-se que a responsabilidade pelos grupos indígenas isolados e de recente contato é uma atribuição exclusiva da FUNAI e isso acaba fazendo com que outras instituições, em especial a SESAI, não desenvolvam políticas e ações específicas para atenção à saúde desses grupos, configurando um quadro nacional diverso. Foram apontadas que algumas experiências bem sucedidas, como o caso dso Zo’é dependem quase que exclusivamente do entendimento e diálogo entre as FPE e os DSEI no nível local, o que ocorre de maneira informal, dependendo da relação entre as pessoas em cada região. Neste sentido conclui-se ser indispensável que a FUNAI/CGIIRC e a SESAI compartilhem informações entre si e com as demais instâncias de governo que, de forma direta ou indireta formulam e executam políticas que afetam os grupos indígenas isolados e de recente contato.
Novamente a participação de outros órgãos de governo convidados deixou a desejar. Apenas os Ministérios da Defesa, do Meio Ambiente, da Educação e das Relações Exteriores atenderam ao convite. As grandes ausências foram as do Ministério das Minas e Energia, do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Desenvolvimento Social.
Os dois dias subsequentes discutiram possibilidades de parcerias com organizações indigenistas que desenvolvem ações junto a grupos de recente contato e mesmo atividades de mapeamento de grupos isolados como o ISA, CIMI, OPAN e CTI, entre outros. O indígena Beto Marubo, do Vale do Javari, falando acerca do compartilhamento de território com grupos indígenas isolados e de recente contato ressaltou a importância da participação dos indígenas contatados nas atividades de proteção aos isolados e de contato recente.
A participação do LALI/UnB trouxe importantes contribuições e possibilidade de trabalho conjunto no mapeamento linguístico e cultural dos grupos isolados e de recente contato no Brasil e a possibilidade de elencar especialistas nos diferentes grupos, que poderão assessorar a FUNAI a SESAI na execução das políticas de proteção, promoção de direitos e atenção à saúde para os grupos isolados e de recente contato, bem como contribuir para a implementação dos planos de contingência nos casos de contato com grupos isolados.
O representante da ABA elencou as ameaças que pairam sobre os grupos indígenas isolados e de recente contato, em especial as obras do PAC e projetos do IIRSA, programa conjunto dos governos dos 12 países da América do Sul que visa promover a integração sul-americana através da integração física dos países membros, com a modernização da infraestrutura de transporte, energia e telecomunicações mediante ações conjuntas, muitas das quais impactam diretamente territórios indígenas, incluindo os isolados e de recente contato, além de incidir sobre diversas áreas de proteção ambiental. Destacou ainda a falta de consulta prévia adequada aos povos afetados, de acordo com a resolução 169 da OIT, da qual o Brasil é signatário.
As apresentações dos responsáveis pelo setor de geoprocessamento da FUNAI e da SESAI evidenciaram que não há trabalho colaborativo entre os dois órgãos, cada um fazendo o que entende ser melhor dentro de sua visão institucional. Nos debates que seguiram as apresentações conclui-se que para uma colaboração efetiva é necessário compartilhamento de bases de dados bem como a definição de sistemas operacionais compatíveis e estabelecimento de protocolos e pactos quanto ao uso e disponibilização das informações.
A apresentação do InSA além de reforçar os impactos dos grandes projetos sobre as terras indígenas, e consequentemente sobre os grupos isolados e de recente contato, mostrou a experiência da RAISG – rede amazônica de informação socioambiental georeferenciada – como um exemplo de trabalho cooperativo entre diferentes países fronteiriços (Brasil Colômbia, Equador, Venezuela Guiana, Perú, Suriname, e Guiana Francesa). Foi ressaltada a importância de formulação de protocolos de cooperação, de modo a balizar nomenclaturas, sigilo de informações, etc.
A plenária final teve como metodologia a divisão dos participantes nos seguintes grupos temáticos:


  1. CAPACITAÇÃO / INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS

  2. ARTICULAÇÃO INTERINSTITUCIONAL

  3. CONTROLE SOCIAL E MONITORAMENTO

  4. FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

  5. COOPERAÇÃO (GOVERNO, SOCIEDADE CIVIL, UNIVERSIDADES, etc)

As resoluções e encaminhamentos por grupo seguem abaixo:




GRUPO 1: Capacitação / Intercâmbio de Experiências



  1. Realizar uma Oficina em cada localidade, com DSEI, FPE e CR com o objetivo de nivelar as informação sobre II e RC e estabelecer agenda conjunta. Deverá contar com a participação da FUNAI e SESAI nacional e a presença dos parceiros estratégicos – governamentais e não governamentais. Poderá tratar de: definir as prioridades para atuação conjunta, caracterizar o território, compartilhar o Plano de contingência, definir critérios/ perfil das pessoas das equipes para atuação conjunta, Identificar as pessoas* das equipes locais nos DSEI e FPE, contexto local II RC, incluir os temas específicos de acordo com a realidade local; sensibilizar o maior número possível de pessoas de cada DSEI sobre a política de Proteção II e RC;

  2. Priorizar na agenda oficinas com povos indígenas que co-habitam as áreas onde há referências RC e II;

  3. Organizar a capacitação continuada para essas pessoas*. Políticas de Proteção II e RC e Políticas de Saúde; metodologias de trabalho de campo, aspectos antropológicos, indigenismo e linguísticos - Estratégia: concentração e dispersão/entrada conjunta em área;

  4. Realizar Intercâmbio de experiências in loco, sobre metodologias de trabalho com II e RC, entre as frentes e DSEI, com a participação de parceiros;

  5. Incluir na agenda a participação de técnicos e índios de outros países da região que vivenciam desafios semelhantes para troca de experiência em metodologias de trabalho;

  6. Definir desenho básico da Oficina de nivelamento – equipe SESAI e FUNAI.



GRUPO 2: Articulação Interinstitucional



  1. Proposta de que as interfaces da FUNAI e o MMA (IBAMA, ICMBio, outros) na gestão de territórios de índios isolados e de recente contato seja abordada de formas especifica no âmbito da PNGAT, nas situações de sobreposição de TT’S e UC’S;

  2. Que a PNGAT deve priorizar os PGTA’S naquelas onde há uso compartilhado de povos indígenas isolados e já contatados;

  3. Que a FUNAI deve passar por fortalecimento Institucional para exercer suas atribuições em trabalho e atividades de índios isolados sem depender de apoio logístico de outras instituições;

  4. Que a FUNAI irá encaminhar a todos os órgãos e instituições públicas ou da sociedade civil, relacionados com o tema de índios isolados e de recente contato, um “Informe” sobre quem são e onde estão os povos indígenas isolados e outras informações importantes, os contatos com a CGIIRC e as unidades descentralizadas FUNAI e recomendações especificas de como repassar informações sobre a presença de índios isolados e ações de prevenção e precaução;

  5. SESAI, FUNAI e colaboradores locais e regionais devem realizar um mapeamento da prevalência de doenças na região do entorno dos povos isolados de recentes contatos com vistas ao planejamento e execução de ações de prevenção e controle de doenças;

  6. Realização de planejamento conjuntos entre as intuições que atuam diretamente nas regiões onde há presença de índios isolados e de recentes contatos.


GRUPO 3: Controle Social e Monitoramento



  1. É necessário informar (disponibilizar à sociedade) a região (não necessariamente a localização exata) das referencias (incluindo as confirmadas) e informações dos grupos indígenas Isolados e de Recente contato no Brasil;

  2. Realizar mapeamento de atores na região (com referencias e informações acerca de grupos indígenas isolados e de recente contato) para criação de comitês / comissão que permita a participação social no planejamento e ação do Plano de Contingência;

  3. Fazer diagnóstico da pressão/ameaças dos planos de governo sobre essas regiões (citada no item 2) e pedira paralisação das obras / estudos até que a FUNAI defina o território indígena;

  4. Como assegurar a possibilidade de que os grupos indígenas de recente contato tenham interlocução com outros atores que não exclusivamente o Estado;


GRUPO 4: Fortalecimento Institucional


  1. Fortalecimento da FUNAI e SESAI por meio de dotação orçamentária específica para sua atuação e implementação da política específica de proteção e promoção de direitos dos povos indígenas isolados e de recente contato;

  2. Garantir a estrutura mínima necessária ao atendimento à saúde indígena de acordo com o objetivado pelo GTI, ou seja dar condições de resolubilidade local (chegando ao atendimento dos casos de media e alta complexidade e evitando ao máximo a retirada dos pacientes da Terra Indígena). Mas também ter articulação com a rede ambulatorial e hospitalar regional para que os indígenas sejam atendidos especialmente, como prioridade (inclusive resolver a questão da documentação de identificação, que a rede exige, sem seguir a lei);

  3. Fortalecer a articulação em nível nacional entre as instituições de maneira a possibilitar a atuação conjunta nas unidades regionais. Isso significa que as instituições devem compartilhar suas estruturas físicas (edificações, transporte, comunicação, etc);

  4. Realizar concurso para contratação de servidores que atuem nas unidades locais avançadas (da FUNAI e SESAI) com jornada de trabalho diferenciada e previsão de curso de formação no processo seletivo e apresentação de experiências em indigenismo por meio de provas de titulo

  5. Manter a possibilidade de contratação de mão de obra terceirizada e/ou indígena para prover serviços locais e específicos como mateiros, serviços gerais, piloto de barcos, etc... Estas contratações não devem ser operadas por empresas de cunho religioso (que desenvolvem o proselitismo).

  6. Regulamentação do poder de policia de segurança pública dos servidores das FPE`s na perspectiva de serem protagonistas na proteção etnoambiental dos grupos indígenas isolados e de recente contato (que já é atribuição exclusiva da FUNAI/CGIIRC/FPE`s).



GRUPO 5: Cooperação / Governo, Sociedade Civil, Universidades, Instituições



  1. Levantamento do atores locais (governo, ONGs, Universidades, Especialistas e indígenas) que trabalham políticas de proteção de PIIRC, a ser realizado pelas FPE`s e DSEI`s e promovido pelo GTI;

  2. Com base nas Diretrizes da Alto Comissariado das nações Unidas para os Direitos Humanos – ACNHDH, sobre PIIRC, fomentar a identificação e o compartilhamento de informações referentes a PIIRC que habitam áreas de fronteira;

  3. O GTI priorizará locais onde serão realizadas oficinas de trabalho sobre o tema, envolvendo órgãos governamentais, ONG`s, universidades, especialistas e representantes indígenas.

  4. Inclusão da discussão sobre PIIRC nas agendas das comissões bilaterais e / ou nos foros internacionais.

Ao longo das apresentações alguns expositores convidados apresentaram recomendações, transcritas abaixo:


Apresentação da Diretora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena DASI/SESAI/MS – Dra. Mariana Maleronka Ferron



  1. Levantamento das estruturas/insumos/equipes de atendimento a povos de Recente Contato.

  2. Definição de planejamento de ações de saúde para cada local, com avaliação de impacto econômico e definição de painel de indicadores para monitoramento e avaliação.

  3. Elaboração de Planos de Contingência para diferentes cenários, também com com avaliação de impacto econômico e definição de painel de indicadores para monitoramento e avaliação.


Apresentação do Facilitador Nacional / OTCA – Antenor Vaz
Desafios


    1. A médio e longo prazos, faz-se necessário estruturar e capacitar os quadros da FUNAI/CGIIRC dotando-os com os meios necessário para implementar o Sistema de Proteção ao Índio Isolados e de Recente Contato - SPIIRC.




    1. Por outro lado, as instituições aqui representadas, governamentais ou não, podem, a luz de suas competências regimentais:

    2. Formularem um pacto em defesa da autodeterminação dos povos indígenas, reconhecendo:

      1. O direito de permanecerem isolados se assim os grupos indígenas pretendem

      2. O isolamento deve ser entendido como não consentimento para execução de qualquer tipo de obra que afetam direta ou indiretamente seus territórios

    3. pautar e considerar a política de proteção e promoção de direitos para II e RC em seus planejamentos;

    4. contribuir para a promoção de interlocução e intervenção junto ao Legislativo, Judiciário, Executivo e sociedade nacional em geral de modo a conhecerem e considerarem a Política Pública para Índios Isolados e de Recente Contato.

    5. Contribuir para a elaboração de um plano de comunicação que possibilite informar a sociedade brasileira acerca da existência de grupos indígenas isolados, sua vulnerabilidade e o respeito que o Estado deve ter para com a autodeterminação desses povos.




    1. A proteção dos II e RC não deve ser tarefa apenas de um grupo reduzido (seja do estado ou da sociedade civil organizada). É oportuno que se aumente o lastro de “adeptos operantes” (expertos, ONGs indígenas e indigenistas e sociedade em geral) por meios de fóruns e comitês, etc. com o propósito de apoiar, articular, monitorar a Política de Proteção ao Índio Isolados e de Recente Contato.




    1. Numa ótica emergencial é plausível a concepção de um “plano de contingência” que contemple os aspectos da saúde (o que já está em curso) e os aspectos socio-antropológicos. A implementação do “plano de contingência” só ocorrerá adequadamente se a FUNAI e a SESAI trabalharem juntas.



Coordenadora de política de proteção e promoção aos povos indígenas de recente contato – COPIRC/FUNAI – Clarisse Jabur
Passos e estratégias para a construção da política para povos de recente contato


  1. Fomento, implementação e avaliação dos Programas para Povos Indígenas de Recente Contato (Awá-Guajá, Korubo e Zo’é);

  2. Capacitação das equipes das FPE e das equipes dos DSEI com II e RC

  3. Busca de assessorias especializadas (linguística, antropológica e indigenista);

  4. Levantamento de informações quantitativas e qualitativas nas Frentes de Proteção Etnoambientais, nas Coordenações Regionais da Funai sobre questões comuns;

  5. Monitoramento de políticas sociais universais junto a povos indígenas de recente contato;

  6. Elaboração e implementação de marcos legais que reconheçam as singularidades do contexto, das necessidades e das formas de organização social desses povos;

  7. Implementação de ações de promoção e desenvolvimento social diferenciadas e ações de proteção territorial, com respeito à autonomia desses povos indígenas;

  8. Atividades de mediação e esclarecimentos;

  9. Realização do Seminário Ampliado sobre Política para Povos Indígenas de Recente Contato.


Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados – COPLI/FUNAI – Leonardo Lenin.
Cenários e Desafios


  1. Processos de regulamentação fundiária;

  2. Projeto de desenvolvimento nacional e regional;

  3. Necessidade de ampliação de recursos humanos e orçamentários;

  4. Crescimento demográfico das populações indígenas isoladas;

  5. Reocupação territorial dos povos indígenas isolados;

  6. Trabalho com entorno / Parceria com população indígena/ regionais;


Departamento de Atenção à Saúde Indígena – DASI/SESAI/MS – Mariana Amorim
Desafios:


  1. Estabelecer uma oferta de serviços de saúde de acordo com as demandas e características sanitárias e culturais dos povos de recente contato, bem como da população que habita os cordões de proteção sanitária;

  2. Gerar informação relevante que permita melhorar os critérios, estratégias e procedimentos à proteção da saúde dos povos de recente contato;

  3. Oferecer apoio antropológico/educação permanente para equipe profissional que atua com povos indígenas de recente contato;

  4. Aproximação e compartilhamento de territórios, reocupação e pressão territorial;

  5. Garantia das condições necessárias a reprodução física e cultural;

  6. Impactos decorrentes de empreendimentos;

  7. Políticas transfronteiriças e fragilidade das estruturas de atenção à saúde dessas localidades;

  8. Áreas de difícil acesso, em regiões onde há problemas de saúde que afetam a população indígena que está em contato com a sociedade nacional de forma frequente, ou seja, em áreas co-habitadas por povos isolados e/ou de recente contato e outros povos indígenas que já estão sob impacto de diferentes endemias;

  9. Promover a saúde dos povos de contato mais frequente que habitam essas terras indígenas, contribui para proteção a saúde dos povos isolados e de recente contato.

  10. Processo de sedentarização dos índios de recente contato, favorecendo a incidência de algumas doenças que podem acometer um número maior de indivíduos;Necessidades de saúde a partir da concepção de cada povo; Importância do diálogo com a população, lideranças indígenas, cuidadores tradicionais.


Yüklə 143,52 Kb.

Dostları ilə paylaş:
  1   2




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin