Pronunciamento do Deputado



Yüklə 8,34 Kb.
tarix27.10.2017
ölçüsü8,34 Kb.
#16822

Pronunciamento do Deputado

Carlos Dunga PTB/PB, no

Pequeno Expediente do dia

13/03/2003.
Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,


Com o advento da criação do Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa), uma feliz iniciativa do Governo Lula, anunciado ontem pelo ministro Roberto Amaral, da Ciência e Tecnologia, com previsão para sair ainda este ano, embora sem previsão de data, nos toma de um imenso ânimo por vislumbrar um horizonte promissor para a região Nordeste.

Conforme declarações do ministro à imprensa, o Insa vai desenvolver prioritariamente pesquisas nas áreas de desenvolvimento de alimentos, melhoria do solo e convívio com a seca, tendo como interesse maior produzir ciência e tecnologia de forma ordenada. A idéia é que o Instituto trabalhe como uma rede que inclua todas as universidades e institutos. No entanto, a escolha da cidade que abrigará o projeto vai depender de critérios que serão estabelecidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, como boa localização geográfica, contrapartida dos governos estadual e municipal, além de boas condições de logística e desenvolvimento.

E é exatamente neste ponto, meus caros pares, que vimos apresentar a cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba, para sediar o Instituto do Semi-Árido.

Campina Grande, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, atende sobremaneira a todas as exigências previamente estabelecidas pelo MCT. A cidade está localizada em um entroncamento geográfico extremamente favorável, polarizando grandes cidades de vários estados do Nordeste.


Quanto à contrapartida dos governos estadual e municipal podemos assegurar total parceria nessa empreitada, pois o atual governador Cassio Cunha Lima está principiando um governo que

pretende dar início a um momento de grandes transformações na Paraíba, com vistas à retomada do desenvolvimento do estado.

Também a prefeita Cozete Barbosa (PT), da cidade de Campina Grande, comunga dos mesmos ideais de luta do nosso jovem governador, e acolherá com todo vigor.

Do ponto de vista logítico, Campina Grande é hoje um pólo de educação e de tecnologia de ponta; centro exportador e de referência em tecnologia, possui o segundo maior parque tecnológico do país.

É a segunda maior cidade do estado e uma das mais desenvolvidas do Nordeste. Possui duas universidades, sendo uma federal e outra estadual, além de centros acadêmicos privados que oferecem cursos de turismo, hotelaria e comércio exterior. O comércio da cidade continua pujante, sendo um centro abastecedor para a região, além de ter uma infra-estrutura bancária invejável. Tem ainda instalados três distritos industriais e detém um índice considerável de pequenas, médias e grandes indústrias, tendo também dezenas de pequenas indústrias no ramo de calçados, sendo pois, um pólo calçadista.

Campina Grande é a sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, além de contar com Junta Comercial, Associação Comercial e Clube de Diretores Lojistas.

Pelas considerações expostas, Senhor Presidente, gostaríamos de contar com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia para apreciar nossa sugestão.



Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.
Yüklə 8,34 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin