Resumo disciplina informática conceito de Internet



Yüklə 22,92 Kb.
səhifə1/6
tarix01.01.2022
ölçüsü22,92 Kb.
#107466
  1   2   3   4   5   6
RESUMO DISCIPLINA INFORMÁTICA


RESUMO DISCIPLINA INFORMÁTICA

Conceito de Internet:

A internet é uma rede que tem como objetivo interligar computadores para fornecer ao usuário o acesso a diversas informações. Por isso é chamada de rede mundial de computadores. Seu funcionamento é baseado na Pilha de Protocolos TCP/IP¹.



¹Pilha de Protocolos TCP/IP: Significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle e transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet). É um conjunto de protocolos e é dividido em quatro camadas: aplicação, transporte, rede e interface. A Aplicação é a camada utilizada pelos programas para enviar e receber informações de outros programas através da rede. Nela você encontra protocolos como SMTP (para e-mail), FTP (transferência de arquivos) e o famoso HTTP (para navegar na internet). Uma vez que todos os dados são processados eles são enviados para o transporte. O transporte é responsável por receber os dados enviados, verificar a integridade deles e dividi-los em pacotes. Feito isso as informações são enviadas para a rede. Na rede os dados são recebidos e anexados ao endereço virtual (IP) do computador remetente e do destinatário. A tarefa da Interface é receber e enviar pacotes pela rede. Os protocolos utilizados nessa camada dependem do tipo de rede que está sendo utilizado. Atualmente, o mais comum é o Ethernet, disponível em diferentes velocidades.

Serviço HTTP: Hiper Text Transfer Protocl (Protocolo de Transferência de Hipertexto) é o serviço que oferece às usuárias a opção de navegação em páginas da Internet clicando em links. Conhecido também com os nomes: WEB, WWW,W3.

WWW: World Wide Web (teia de tamanho do mundo), fornece informações em forma de hipertexto. Para ver essas informações pode-se usar um software chamado navegador para descarregar informações que são chamadas de documentos ou páginas.

HTML: Hyper Text Markup Language (linguagem de Marcação de Hiper Texto). Trata-se de uma linguagem utilizada para produzir páginas na Internet. Esses códigos podem ser interpretados pelos browsers para exibir as páginas da World wide Web.

Browsers: é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos HTML hospedados em um servidor Web. O browser interpreta o código HTML e constrói a página no computador do usuário. Os Browsers são clientes dos servidores HTTP. Os Browsers mais conhecidos são: Mozila, Chrome, Internet Explorer...

HTTPS: Hyper Text Transfer Protocol Secure (Protocolo de transferência de Hipertexto seguro), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou TSL, essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão cifrada (criptografada) e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS (SSL) é a porta 443.

SSL: Secure Scket Layer é um protocolo de segurança desenvolvido pela Netscape Communications que tem por finalidade compensar a falta de proteção no ambiente Web, faz três coisas: Autentica que o servidor ao qual você se conectou é o que deveria ser. Cria um canal de comunicação seguro através da criptografia de todas as comunicações entre usuário e servidor e conduz a contagem de palavras criptografadas para assegurar a integridade dos dados entre servidor e o usuário.


Yüklə 22,92 Kb.

Dostları ilə paylaş:
  1   2   3   4   5   6




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin