Um festival no caminho da Oktoberfest



Yüklə 34,8 Kb.
tarix01.03.2018
ölçüsü34,8 Kb.
#43620



CLIPPING FESTIVAL DA CERVEJA

Diário Catarinense – Cacau Menezes – 18.03

Um festival no caminho da Oktoberfest 


18/03/2016- 10h01min

  -  Atualizada em 18/03/2016- 10h01min



um festival no caminho da oktoberfest  patrick rodrigues/agencia rbs

Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Oktoberfest que se cuide. O Festival da Cerveja emBlumenau tem potencial para ser tão grande quanto a festa de outubro. Ou até superá-la em um breve espaço de tempo.

Bar do Celso – 10.03

http://bardocelso.com/festival-brasileiro-da-cerveja-2015-dia-1/


Festival Brasileiro da Cerveja 2016 – parte 1


Postado por: Nadya Romanowski 10 de março de 2016 em Reportagens

O primeiro dia do Festival Brasileiro da Cerveja foi marcado por muita cerveja boa e um público bem acima do esperado. As filas para compra de ingressos estavam relativamente grandes,o movimento nos pavilhões era intenso, mas tranquilo.  Mesmo com o Mapa das Novidades em mãos, foi complicado escolher o que provar com tantas opções interessantes.

Como nosso objetivo é sempre ajudar nosso amigo leitor, fizemos uma breve seleção das cervejas provadas que valem ser degustadas. Lembrando que não queremos ser injustos com nenhum rótulo, mas é impossível provar todas. Os preços também estão salgados, então planejamento é fundamental.

Confira as indicações do primeiro dia do Festival Brasileiro da Cerveja:

– Bodebrown – As filas são sempre grandes nos estandes das cervejarias mais populares. Mesmo assim, a paciência é recompensada. Foi o que aconteceu ao provar a Ice-Perigosa, uma Imperial IPA que passa por processo de congelamento, semelhante ao aplicado em Eisbocks, e chega a 23% ABV. Os lúpulos, no aroma, sabor e amargor, ficaram no gelo, com certeza, e a cerveja final tem fortes e complexas notas de malte. O álcool fica nítido, mas muito bem inserido. Uma cerveja excepcional.

Outra super dica é a Atomga Cherry, uma Russian Imperial Stout com cerejas maturada em barris de carvalho. Notas de chocolate, cacau e cereja dominam, com álcool bem inserido e muito bem equilibrada com as notas de madeira. Fantástica.



festival-02

– Tupiniquim Saison Au Vin (C20), uma Saison envelhecida em barris de vinho do porto, com 6,8% de graduação alcoólica. Absurdamente aromática, as notas amadeiradas e do vinho fazem um perfeito casamento com o estilo Saison. Vale a prova e repetir a dose.

– Sour BarleyWine  da Jokers. (C15) Para quem gosta de cervejas com bastante acidez, pode se aventurar nessa experiência muito bem sucedida da Jokers. São 9% de teor alcoólico que passam despercebidos. Apenas um barril, então é preciso correr.

– Leopoldina Old Strong Ale, essa cerveja passa 8 meses maturando em barricas de carvalho francês, o que a deixou muito equilibrada, com notas evidentes de madeira, sem perder o dulçor do estilo. Vale pedir uma dose para degustação.

–  Ogre Beer Gengibier – Primeira Ginger Beer do Brasil, com apenas 3,4% de álcool, ela é extremamente refrescante. O gosto do gengibre é bastante evidente, mas por ter baixo corpo e ser pouco alcoólica, ele não fica enjoativo.

festival-07

–  Ogre Jacu ao Quadrado – Essa delícia que é a Jacu do Mato, uma Malt Liquor, agora recebe grãos do exótico café Jacu, aquele que o passarinho come os grãos e…

– Tonka – Essa belezinha feita para Fantôme em parceria com a Morada Cia Etília é um ótimo exemplar de como a Saison pode ser versátil. Tem 8% ABV além de Jambu, Cubeba, Iquiriba, Puxuri, Cumaru-tonka e Amburana. Não perca!

– Insana Coffee IPA – Você quer mais café? Então toma. Essa é uma Coffee Beer que, mais do que IPA, traz muito de café. Quem curte café não pode perder.



festival-03

Backer Julieta, uma witbier com frutas vermelhas experimental que levou medalha de ouro na categoria experimental. Segundo o cervejeiro as frutas vermelhas são adicionadas em várias fazes do processo. Cor no copo ficou muito bonita, e o sabor das frutas vermelhas está muito bem inserido no estilo.

– Backer Reserva do Proprietário – Premiada na categoria experimental de melhor cerveja, essa Old Ale não é vendida. No entanto, conseguimos negociar com o próprio proprietário. Uma Old Ale complexa e muito gostosa.

festival-04

– Weird Barrel – Provamos os lançamentos Tack, uma Summer Ale com dry hopping de Citra, e a Klaus, uma Weizenbier com fermento belga (o pessoal da cervejaria está chamando de Abbey Weiss) e dry hopping de Sorachi Ace. A segunda realmente se destaca muito, ficando muito interessante e equilibrada, sem o dulçor frutado de banana ou cravo do estilo original.



festival-01

– Bier Hoff – Eclipse e Druida, a primeira uma Dark American Wheat Beer e a segunda uma Quadruppel, estão muito boas. O estilo da primeira já é inusitado e fica deliciosamente refrescante. Já a segunda está bastante complexa e vale a visita no estande dos curitibanos.

– Landel Cafetina – Essa English Brown Porter está deliciosa. Feita com grãos de café arábica, tem notas intensas de café e rica em maltes, lembrando até mesmo chocolate. Está disponível em latas, assim como sua irmã Session American IPA. Vale a pena provar.

festival-06

– Suméria/Lund Lion Polski – Resgate histórico de um estilo polonês do século 16, a Grodziskie é um tipo de cerveja feito com 100% malte de trigo defumado em carvalho, porém bastante leve, carbonatada e refrescante, com toques defumados medianos e nítidos. É assim a cerveja feita pela Suméria em parceria com a Lund. Um clássico que foi premiado com medalha de ouro esse ano no seu estilo no concurso do Festival Brasileiro da Cerveja. A ideia de fazer essa cerveja no Brasil foi de um grupo de cervejeiros que estão juntos no Projeto Grodiziskie Brasil e desenvolveram a receita, feita originalmente pelo cervejeiro Evandro Zanini em parceria com o pessoal do Formosa Pub, com apoio da Cervejaria Insana, Wensky e BarDoCelso.com.



festival-05

– Way Beer Gose – Estilo tradicional de Ale alemã ácida e salgada, ficou fantástico feito pelas mãos do cervejeiro Alessandro Oliveira. Mais do que o esteriótipo exótico dessa cerveja, o que marca é o equilíbrio e alto drinkability.


Diário Catarinense – 17.03



Bar do Celso – 07.03

http://bardocelso.com/festival-brasileiro-da-cerveja-2016-mapa-das-novidades/



Festival Brasileiro da Cerveja 2016: Mapa das Novidades


Postado por: Nadya Romanowski 7 de março de 2016 em Reportagens

O Festival Brasileiro da Cerveja está em sua 7ª edição e acontece agora nos dias 9,10,11 e 12 de março em Blumenau. É o maior festival do setor cervejeiro e considerado o mais importante do país.  Assim como no ano passado, focamos nossos esforços na construção de um mapa com as novidades das cervejarias que estarão expondo esse ano.

Esse mapa foi elaborado com informações sobre as posições dos stands vindas da organização do Festival. As novidades das cervejarias fizemos através do que recebemos nos emails e  que foram publicados por fontes confiáveis – como o blog do colega Raphael, o All Beers, e o site da Revista da Cerveja. Também adicionamos as cervejas que confirmaram presença, mesmo que não sejam novidades.

Os stands estão dividos em A,B,C e D. Mantivemos essa ordem, pois não foi divulgado se existirá outra numeração no dia.

Sugerimos que coloquem esse post nos favoritos e usem no celular para se localizarem lá dentro do Festival Brasileiro da Cerveja e não deixem nenhuma estreia passar batida. Vocês também podem imprimir, usar no tablet ou para planejar antecipadamente o que vão querer conferir.

Aviso 1: esse material não está pronto de saída. Nem era essa a intenção. Ele será atualizado constantemente até o fim do Festival Brasileiro da Cerveja. Portanto, se não colocamos alguma novidade, avise nos comentários que vamos procurar incluir a informação o quanto antes. Isso também vale para os expositores que quiserem divulgar seus lançamentos. Assim, todos juntos, construiremos um material ainda melhor. E, claro, amigos leitores, voltem sempre para ver as alterações no mapa das novidades.

Aviso 2: as cervejas acabam, gente. E as novidades são sempre as mais procuradas. Não temos como ter controle do que vai acabar ou não. Então, nossa dica, chegue nos primeiros dias do Festival Brasileiro da Cerveja e cedo para não ficar sem.

 

Revista Beer Art – 12.03



http://revistabeerart.com/news/2016/3/12/organizao-do-festival-da-cerveja-lana-comunicado

Organização do Festival da Cerveja lança comunicado


March 12, 2016

Depois do repúdio da Associação das Microcervejarias em razão de espaço privilegiado para um grande grupo cervejeiro (Brasil Kirin), a organização do Festival lançou o seguinte comunicado:

Comunicado à Imprensa

A organização do Festival Brasileiro da Cerveja comunica que, diante das manifestações dos expositores, optou pelas seguintes medidas:



  • o pavilhão Biergarten (setor 4), que seria aberto para oferecer maior conforto, ampliar a circulação (10% a mais de espaço) e a oferta de opções de entretenimento, teve sua programação transferida para os outros dois pavilhões (I e II);

  • a organização do Festival assegura assim seu compromisso com a programação amplamente divulgada antes do evento, seja nos quase 44 mil guias oficiais impressos, no site ( www.festivaldacerveja.com ) e também no aplicativo, que já teve mais de 4 mil downloads;

  • ao fazê-lo reafirma seu respeito ao público (mais de 23 mil pessoas até este sábado) e ao Código de Defesa do Consumidor;

  • igualmente expressa seu compromisso com a satisfação das 123 cervejarias e dezenas de pontos de gastronomia do Festival;

  • por fim, lembramos que, na noite da última sexta-feira (11), em negociações com os expositores, atendemos prontamente à solicitação de abrir o setor 4 (Biergarten), porém sem a comercialização de bebidas alcoólicas. No entanto, fomos surpreendidos por um novo posicionamento, que culminou em manifestação, desnecessária diante dos canais permanentes de diálogo estabelecidos pela organização do Festival;

  • acreditamos que o público crescente e o aumento superlativo do tíquete médio são as garantias de que temos um evento bem-sucedido e de destaque na América Latina.

Blumenau, 12 de março, 2016.

Organização



VIII Festival Brasileiro da Cerveja
Yüklə 34,8 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin