Universidade estadual paulista “julio de mesquita filho”



Yüklə 1,63 Mb.
səhifə1/26
tarix03.11.2017
ölçüsü1,63 Mb.
#29734
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   26


UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JULIO DE MESQUITA FILHO”

FACULDADE DE ENGENHARIA - CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA


RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Relatório da Avaliação Institucional apresentado à CPA (Comissão Permanente de Avaliação), referente às atividades de Ensino de Graduação, Pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”, Pesquisa, Extensão e Gestão Universitária do Campus de Ilha Solteira, referente ao período de 1999 à 2004.


Ilha Solteira

Outubro/2005

GRUPO DE AVALIAÇÃO LOCAL (GRAL)

Prof. Dr. Marco Eustáquio de Sá - Presidente

Prof. Dr. Laurence Duarte Colvara - Vice-presidente

Prof. Dr. Sérgio Said Mansur

Prof. Dr. João Carlos Silos Moraes

Prof. Dr. Renato Bertolino Júnior


SUMÁRIO


  1. Introdução 004

  2. Ensino de Graduação 006

    1. Bacharelados 006

      1. Agronomia 006

      2. Engenharia Civil 022

      3. Engenharia Elétrica 039

      4. Engenharia Mecânica 055

    2. Licenciaturas 074

      1. Ciências Biológicas 074

      2. Física 092

      3. Matemática 101

  3. Ensino de Pós-graduaçâo 108

    1. Stricto sensu 108

      1. Pós-graduação em Agronomia - Área de Concentração
        em Sistema de Produção - Mestrado 108

      2. Pós-graduação em Engenharia Civil - Mestrado 136

      3. Pós-graduação em Engenharia Elétrica - Mestrado e Doutorado 149

      4. Pós-graduação em Engenharia Mecânica - Mestrado 188

      5. Pós-graduação em Ciência dos Materiais - Mestrado 198

      6. Pós-graduação em Zootecnia - Mestrado 205

    2. Pós-graduação Lato Sensu 207

      1. .Pós-graduação em Matemática 207

  4. Pesquisa 209

  5. Extensão 228

  6. Gestão Universitária 242

  7. Considerações Finais 272

1. INTRODUÇÃO
Com a criação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, surgia em 1976 a Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira. Foi a única Unidade Universitária criada, de fato, juntamente com a UNESP.

Esta Unidade Universitária teve como objetivo inicial o aproveitamento da infra-estrutura do núcleo urbano de Ilha Solteira, cuja desativação estava prevista para o término das obras do complexo hidrelétrico de Urubupungá.

A Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira iniciou suas atividades acadêmicas em 1977, contando com os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, além do curso de tecnólogo de nível superior nas modalidades de: Bovinocultura e Fitotecnia. Posteriormente estes últimos foram extintos dando lugar ao curso de Agronomia, aproveitando-se a estrutura pré-existente.

A Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira, além de oferecer ensino de qualidade, tem se revelado como um pólo de desenvolvimento regional e um centro de excelência em suas atividades de pesquisas científicas e tecnológicas. Para isso, mantém inúmeros laboratórios de ensino e pesquisa, e uma fazenda experimental. Dispõe ainda de ampla e moderna biblioteca, totalmente informatizada e de um bem equipado centro de informática, responsável pelos laboratórios didático e científico de computação, pelo desenvolvimento de sistemas e pela manutenção da FEIS-Net, rede de computadores em todo o Câmpus, com acesso à Internet. Mantém a disposição de seus alunos: alojamento estudantil, restaurante universitário, quadras esportivas e atendimento médico ambulatorial gratuito. O aluno tem ainda, a possibilidade de custear seus próprios estudos, mediante a obtenção de diversas modalidades de bolsas não-reembolsáveis de trabalho de apoio à pesquisa ou de fomento tecnológico, concedidas pelo CNPq, pela CAPES, pela FAPESP e por outras agências governamentais.

A vida universitária no Câmpus de Ilha Solteira reúne o mais elevado padrão de ensino com um moderado custo de vida.

Além dos oito cursos de graduação: Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica e Eletrotécnica e Engenharia Mecânica, Física, Matemática e Zootecnia. Oferece também cursos de pós-graduação: Mestrado: a) Agronomia: área de concentração - “Sistemas de Produção”, b) Ciência dos Materiais: área de concentração - “Física da Matéria Condensada”; c) Engenharia Civil: área de concentração – “Estruturas e Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais”; d) Engenharia Elétrica: área de concentração - “Automação”, e) Engenharia Mecânica: área de concentração – “Ciências Térmicas; Materiais e Processos de Fabricação; Mecânica dos Sólidos”. Doutorado: a) Engenharia Elétrica: área de concentração - “Automação”.



VESTIBULAR DE INVERNO

Com o objetivo de ampliar o número de vagas nos cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia do Campus de Ilha Solteira, o Campus de Ilha Solteira passou, a partir de 2001, a realizar dois vestibulares. São 30 vagas a mais em cada um dos quatro cursos oferecidos pela Faculdade. Assim, um curso que antes tinha 50 vagas passa a oferecer 80, sendo 40 no primeiro vestibular do ano e 40 no segundo. Fazer duas turmas de quarenta alunos por curso, com aulas iniciando em semestres diferentes, visa também melhorar a qualidade do ensino, uma vez que os laboratórios serão utilizados por um menor número de alunos a cada turma.
O Câmpus de Ilha Solteira possui uma área física de 31,36 hectares no perímetro urbano, e no perímetro rural, a Fazenda de Ensino e Pesquisa instalada numa área de 1.647,53 hectares.

A área total construída é da ordem de 51.199,65 m2 (rural e urbana) onde se podem destacar os mais de sessenta laboratórios de ensino e pesquisa do Câmpus.


2. ENSINO DE GRADUAÇÃO

2.1. BACHARELADOS

2.1.1. AGRONOMIA

CURSO DE AGRONOMIA


Yüklə 1,63 Mb.

Dostları ilə paylaş:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   26




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin