152ª sessão solene



Yüklə 90,75 Kb.
tarix09.01.2019
ölçüsü90,75 Kb.
#93897


152ª SESSÃO SOLENE
18/06/99

- À hora convocada, por iniciativa e sob a presidência do Sr. Toninho Paiva são abertos os trabalhos da 152ª Sessão Solene da 12ª Legislatura da Câmara Municipal de São Paulo, destinada à comemoração do Dia do Belém, nos termos da Lei 10.866, de 1990, do Sr. Abel Ferreira Castilho.


O SR. PRESIDENTE (Toninho Paiva – PFL) – Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

A presente sessão solene destina-se à comemoração do Dia do Belém, instituído pela Lei 10.866, de 1990. Comemoraremos também o Centenário do Bairro do Belém.

Informamos que esta sessão está sendo gravada pela TV São Paulo e será posteriormente veiculada.

Passo a palavra ao Sr. Fábio Lazzari, Presidente da Federação Paulista de Handebol, que para a composição da Mesa.


O SR. FÁBIO LAZZARI – Obrigado, Sr. Presidente.

Lembramos que, excepcionalmente, de acordo com o que estabelece o Regimento Interno da Câmara, acatando requerimento do nobre Vereador Toninho Paiva, esta sessão está sendo realizada fora do recinto do Palácio Anchieta.

Para comporem a Mesa, convido os Srs. Manoel Pitta, Presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Belém; Major Fernando de Souza Brito, Subcomandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo; Coronel Dorival Alves de Lima, Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo; Prof. Marcello Rinaldi, neste ato representando o Prof. João Gualberto Carvalho de Meneses, Secretário Municipal de Educação; Norberto Mensório, Presidente do Conseg-Belém; Walter José Pires Belintani, Administrador Regional da Mooca; Dr. Isidoro Del Vecchio, Presidente da Sociedade dos Amigos da Mooca; Marcos Côrtes, ex-Deputado Estadual; Dr. Luiz Bacalé, Presidente do Panathlon Clube de São Paulo, que congrega esportistas do mundo todo; Dr. Nestor Coelho Pitta, diretor do Pan-Belém; Dr. Dirceu de Paula Brasil, Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Amigos do Tatuapé e Diretor Conselheiro da Associação Comercial de São Paulo – Tatuapé, e Sr. Américo Domingues, Presidente do Sindicato dos Mestres e Contramestres de Tecelagem. (Palmas)

Retorno a palavra ao nobre Vereador Toninho Paiva.


O SR. PRESIDENTE (Toninho Paiva – PFL) – Convido todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Guarda Civil Metropolitana, sob a regência do Maestro José Milton de Oliveira. Nossos agradecimentos, em nome não só da Câmara Municipal de São Paulo mas de toda a comunidade belenense.
- É executado o Hino Nacional Brasileiro.
O SR. PRESIDENTE (Toninho Paiva – PFL) – Mais uma vez os nossos agradecimentos aos componentes da Banda da Guarda Civil Metropolitana.

Convidamos o Prof. Fábio Lazzari para fazer uso da palavra.


O SR. FÁBIO LAZZARI – Recebemos diversas mensagens de congratulações pelo evento dos Srs. Mário Covas, Governador do Estado de Paulo; Celso Pitta, Prefeito do Município de São Paulo; Dirceu de Mello, Presidente do Tribunal de Justiça; Floriano Vaz da Silva, Juiz Presidente do TRT – 2ª Região; Antônio Ignácio Angarita Ferreira da Silva, Secretário de Estado do Governo e Gestão Estratégica; Edson Simões, Conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Albino Cassiolato, Chefe de Gabinete da Secretaria da Casa Civil; Tereza R. Neubauer da Silva, Secretária Estadual de Educação; Fausto Camunha, Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação; Marcos Arbaitman, Secretário de Estado de Esportes e Turismo; Walter Abrahão, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Jorge Roberto Pagura, Secretário Municipal da Saúde; Vereador Jorge Taba, da Câmara Municipal de São Paulo; General de Exército Licinio Nunes de Miranda Filho, Comandante Militar do Sudeste; Regis Fernandes de Oliveira, Vice-Prefeito do Município de São Paulo; José da Silva Guedes, Secretário de Estado da Saúde; André Franco Montoro Filho, Secretário de Estado dos Negócios de Economia e Planejamento; Edvaldo Brito, Secretário Municipal dos Negócios Jurídicos; Vereadores Aldaíza Sposati, Ivo Morganti, Nelson Guimarães Proença, Paulo Frange, Aurélio Nomura, Archibaldo Zancra, Ana Maria Quadros, Dito Salim, da Câmara Municipal de São Paulo; Alda Marco Antonio, Secretária Municipal da Família e Bem-Estar Social; Antonio Carlos Mendes Thame, Secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Saneamento e Obras e Eduardo Bittencourt Carvalho.

Como temos a presença de inúmeras autoridades, ao longo da sessão iremos declinando seus nomes. Por ora, estão presentes os Srs. Miriam Silva, da Associação Paulista de Assistência ao Hipertenso, Alvaro Sanches, da Sociedade Portuguesa Vasco da Gama, Marina Aparecida da Costa Sanches e Maria Candida Araujo, da Escola Estadual Domingos Faustino Sarmiento; Brasilina Silvino, representando o artista plástico Acácio Teixeira Borges, Milton Galo Junior, Deise Maria Diago, Pilar Rios, Vilma Fernandes, da Associação Paulista de Assistência ao Hipertenso; Moacir Tang, Noemia Sanches, Elza Guazevi, Rita Aparecida Morais Sanches, Geraldo Torres, da Igreja Batista do Brás; Elza Garcia Roimberg, Neusa de Araujo Ribeiro, Antonio Silva e Araci Martins Petreli. Citaremos outras pessoas posteriormente.

Como já foi dito, excepcionalmente esta sessão está sendo realizada fora do recinto da Câmara Municipal, e quero informar que pouquíssimas vezes isso ocorre na história do Legislativo. É a quarta vez que o Belém é privilegiado com esta homenagem fora da Edilidade, por iniciativa do nobre Vereador Toninho Paiva, que representa o Belém não só na Câmara Municipal de São Paulo mas em toda a zona Leste. O autor intelectual da festa do Centenário do Bairro do Belém está irmanado a todos que moram ou já moraram no Belém, em coral uníssono neste grande evento.

Em nome de todos os belenenses, convidamos o nobre Vereador Toninho Paiva para a sua saudação ao bairro do Belém nesta grande data.


O SR. PRESIDENTE (Toninho Paiva - PFL) – Prezadas autoridades aqui presentes, já anunciadas pelo Cerimonial, queridos padres Lauro, pároco da Igreja São José, e Adilson, da Igreja São José do Maranhão - costumeiramente freqüento a missa aos domingos, principalmente na Igreja do Maranhão -, senhoras presentes, na figura da Dona Rosa Rinaldi dos Santos, que juntamente com o nosso Belenzinho comemora 100 anos de vida e alegria em plena saúde, senhores dirigentes da Sociedade Amigos de Bairro, Clube dos Lojistas, entidades de serviços, meus senhores, autoridades eclesiásticas, eu tinha escrito um discurso para passar minha mensagem a esta seleta platéia, mas confesso que estou tomado por uma emoção muito grande e prefiro falar com o coração.

Há comemorações de eventos em diversos locais da Cidade, especialmente no mês das festas juninas, mas o Belém tem alguma coisa especial, isso graças a colaboradores como Manoel Pitta e sua diretoria; ele grava na memória daqueles que nasceram aqui a importância do bairro do Belém para a cidade de São Paulo. São 100 anos de dedicação e luta.

Aproveito este momento para homenagear aqueles que não estão mais entre nós, que contribuíram com sua dedicação, seu trabalho e amor ao bairro do Belenzinho. Este bairro teve seu progresso voltado à indústria, acompanhado pelos institutos de ensino, como o Amadeu Amaral, que completa 90 anos. O bairro do Belém possui história também no esporte. Quem não se lembra da Vila Maria Zélia, que tantos craques deu ao Sport Club Corinthians Paulista? Da família Imparato, da Sociedade Esportiva Palmeiras?

O Belém, minhas senhoras e senhores, é um marco nesta cidade, sua grandiosidade é impressionante. Se não fosse a presença dos senhores, aqui, não estaríamos tão alegres e emocionados comemorando esta data festiva. Parabenizo todos os que serão homenageados individualmente e as entidades que serão laureadas pela Câmara Municipal de São Paulo, que, infelizmente, atravessa momentos difíceis, mas não iremos entrar no mérito. São acontecimentos lamentáveis para todos nós que moramos na Cidade. Mas o importante, hoje, é comemorarmos o dia do centenário do Belenzinho.

Não estaremos eternamente presentes, vamos passar, assim como outros, mas neste momento mostraremos aos nossos filhos, aos nossos netos e aos que virão que o Belenzinho marcou sua história na cidade de São Paulo.

Parabéns, Sociedade Amigos do Belém, na figura do Sr. Manoel Pitta. Esta cidade, este Estado, este país, precisam de homens como você. (Palmas) Parabéns, Clube dos Lojistas.

Confesso aos senhores que dificilmente temos visto nos eventos o acompanhamento do Hino Nacional. Hoje, mais uma vez, todos cantaram o Hino Nacional com o coração, o que expressa o patriotismo do bairro do Belém - por isso comemoramos a Semana da Pátria, no início do mês de setembro.

Parabéns, belenenses, parabéns, Dona Rosa Rinaldi dos Santos, parabéns aos que serão homenageados com justiça, e o nosso muito obrigado. Estaremos, se Deus quiser, cada vez mais juntos, unidos, trabalhando em benefício do Belenzinho. (Palmas) Além dos belenenses ilustres que serão homenageados pela Sociedade Amigos do Belém, serão igualmente laureadas importantes entidades: a Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Amadeu Amaral, que está completando 90 anos de atividades; o Educandário São José do Belém, também por 90 anos de atividades; a primeira Igreja Batista de São Paulo, por seu centenário; o Cartório de Registro Civil do Belenzinho, também por seu centenário; e a veneranda Sra. Rosa Rinaldi dos Santos, nascida em 1899, e que, como o Belém, completa 100 anos de idade.

Nesta oportunidade não podemos deixar de parabenizar o trabalho da Sociedade Amigos do Belém, na figura de seu incansável presidente, Sr. Manoel Pitta. Igualmente os nossos parabéns ao Clube dos Lojistas do Belém, que tem como presidente o Dr. Enivan Gentil Baragan. Nosso respeito ao Sindicato de Mestres e Contramestres, na pessoa de seu dinâmico presidente, Américo Domingues, que mais uma vez abriu as portas de sua sede para esta importante solenidade.

Os parabéns deste Vereador e da Câmara Municipal de São Paulo aos belenenses homenageados nesta noite: Acácio Teixeira Borges, Adelina Lorusso, Alcinda Mariano Martins Gaidargi, Amélia Mantovani, Antonio Gigliotti Netto, Claúdio Ignácio Duarte Cintra, Gerson Cassiano, Luiza de Lourdes Ribeiro, Maria José Ferraro Scuotto, Marisa Aparecida Gubel de Medeiros, Olimpia Golin, Roberto Stefanelli, Shirley Rosinha Gomiero da Silva.

Ao comemorarmos o Dia do Bairro do Belém estamos homenageando aqueles que aqui deixaram seu trabalho, seu carinho, sua capacidade, em vários segmentos: esporte, educação, cultura, indústria e comércio. Em 1898, o local chamava-se Brás. Por decreto do Governador Fernando Prestes de Albuquerque, em 26 de junho de 1899 foi criado o distrito Belenzinho, bairro cheio de chácaras, procurado para repouso pela pureza de seu ar. Esclareça-se que o cargo máximo no Estado era, então, o de Presidente, equivalente ao de Governador de hoje.

As primeiras indústrias eram as de vidraria e tecelagem, destacando-se Nadir Figueiredo e Matarazzo. Hoje, as fábricas estão dando lugar a imponentes edifícios.

Como podemos observar, a solenidade de hoje se reveste de grande importância, tendo em vista as entidades e os belenenses que serão homenageados, mas, principalmente, pelo fato de o Belém iniciar a caminhada dos seus 100 anos de existência.

Parabéns a toda a comunidade belenense.

Vamos registrar mais algumas presenças: Regina Helena Bueno de Assis, Lúcia Bachin, Nelson Pereira, Gerson Cassiano, Rosila Maria de Jesus, José Valcer, José Milor, Mauro Monzani, Nicolino Castri, Sandra Cristina de Moraes Santos, Ana Lúcia Casteloni, Terezinha de Jesus Galvão Cassiano, Milton Pereira dos Santos, Olga Furini, Caetano Garcia, Irma Furini, Maria Bachin e Alex Bachin.

Tem a palavra o Presidente da Sociedade Amigos do Belém, Sr. Manoel Pitta.


O SR. MANOEL PITTA – Quero saudar a Mesa, na pessoa do meu querido amigo Vereador Toninho Paiva, legítimo representante da zona Leste, que tanto tem feito pelo nosso bairro. Cumprimento esse moço que nasceu no Belenzinho e hoje é Tenente-Coronel, Comandante Dorival, que comanda todo o policiamento da região do Belém, Tatuapé, Vila Carrão e Mooca - nasceu na Avenida Celso Garcia, Belenzinho; meu querido amigo Norberto Mensório, Presidente do Conseg, comerciante do bairro. Por seu esforço temos a cabine da polícia comunitária, no Largo São José do Belém, em funcionamento 24 horas. Parabéns a você, Norberto; Major Fernando é comandante da nossa área, juntamente como o Tenente-Coronel Lourival, muito simpático, está formando a polícia comunitária na Rua Vilela. Uma salva de palmas, por favor. Também quero saudar o engenheiro Walter Belintani, funcionário da Regional e nascido na região, o novo Administrador Regional da Mooca - sangue novo, pois tem 37 anos. Quero saudar o Dr. Nestor e o restante da Mesa, e assim fazendo saúdo os demais presentes, em especial o Vereador Toninho Paiva pela iniciativa, na Câmara Municipal, da comemoração do Dia do Belém. Uma salva de palmas para o Vereador Toninho Paiva. (Palmas)

Falo como representante da Sociedade Amigos do Belém e de todas as entidades do nosso bairro. O Belém, hoje, está em festa porque não é todo dia que se faz 100 anos. O Belenzinho foi criado no dia 26 de junho de 1.899, sendo até então parte do Brás. Nasci no Belém e andei por ruas ainda não asfaltadas. Naquela época só existiam chácaras no Belém e os médicos da Cidade mandavam os doentes para cá, pois não havia poluição. Era um bairro gostoso para se morar.

Com o tempo, o Belém passou a ser um bairro industrial e comercial, misto com residências. Sediamos indústrias poderosíssimas: Matarazzo, com três mil empregados, Moinho Santista, Lanifício Guilherme Giorgi e tantas outras. Passaram se os anos e agora estamos perdendo as indústrias, que estão mudando-se para a margem das estradas, para locais mais distantes.

O Belém está-se verticalizando. Por quê? Possui bons colégios. Em apenas cinco minutos chega-se no centro da Cidade, via metrô, via Radial Leste, via Marginal. O Belém, então, está crescendo para cima. Onde ficavam as indústrias Matarazzo serão construídas 28 torres de apartamentos. Haverá “shopping”, cinema e área de lazer na Celso Garcia, defronte do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. Onde ficava a Multividros serão construídas oito torres de apartamentos. Como disse, o Belém está crescendo para cima, pois além de se situar próximo ao Centro é um bairro gostoso para se morar.

Tendo em vista a comemoração do centenário do Belém, formamos uma comissão. Meu querido amigo Álvaro sugeriu homenagearmos as escolas, pois representam o futuro. Fomos às escolas, que indicaram, cada uma, um professor para representá-la. Homenageamos o Colégio Agostiniano São José, a EEPSG Amadeu Amaral – que completará 90 anos -, o Instituto N.S. Auxiliadora, a Escola Estadual Domingos Faustino Sarmiento, o Colégio Comercial Visconde de Cairu e o Colégio Saldanha Marinho. Trouxemos para cá, hoje, a nata dos colégios belenenses.

Como fazer para homenagear mais pessoas? Escolhemos as igrejas do Belém. Homenageamos a Igreja Católica, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, da Rua Martim Afonso, e a Igreja Batista, que também completa 100 anos. Outra idéia foi a de homenagear aqueles que comemoram aniversário junto com o Belém. O Educandário São José do Belém está fazendo 90 anos; a nossa querida EEPSG Amadeu Amaral, onde me formei, está completando 90 anos, que se faz representar pela diretora Carmen Silvia Canova; o Cartório do Belenzinho, que fica no andar superior do Restaurante Formiga, também está completando 100 anos.

Vamos homenagear também uma pessoa que tem mais saúde que eu. Tem 100 anos; disse-me nunca ter ficado doente, nunca ter sido operada. Ela faz crochê, lê jornais e briga com os filhos e com todos nós. Refiro-me à Sra. Rosa Rinaldi dos Santos.

É assim que se comemora um aniversário: lembrando as coisas gostosas do nosso bairro. Daí termos preparado esse programa, com homenagem às escolas, igrejas e pessoas ilustres do Belém. Estamos felizes por conseguir reunir, hoje, a elite do bairro. Estou feliz por presidir essa comissão de nossos diretores e por ter trazido ao Sindicato dos Mestres e Contramestres aquilo que o Belém tem de mais gostoso e de mais fino.

No dia 25, no Colégio Agostiniano São José, vamos continuar as nossas homenagens. Foram escolhidas cinco pessoas para ser homenageadas, pessoas que moraram no Belém, saíram do Belém ou vieram para o Belém. Vamos homenagear com o título de Cidadão Belenense o Pe. César Rodrigues; o Dr. Wadia, que nasceu no Belém e é diretor clínico do Hospital Vasco da Gama; o pastor José Vieira da Rocha e o Sr. Artur dos Santos, do Rotary Club São Paulo Leste.

Vejam como o Belém produz gente boa. Outro dia, no Hospital Leonor Mendes de Barros, assistindo a uma inauguração, alguém me disse que o Sr. Secretário de Estado da Saúde nasceu no Belém, Dr. José da Silva Guedes. Conversando, S.Exa. me disse ter nascido na Rua Serra do Jairé, 416; tem um irmão dentista, que mora no Belém. O Sr. Secretário também receberá o título de Belenense Emérito, no dia 25, no Colégio Agostiniano.

Senhoras e senhores, viva o Belém e o seu centenário! (Palmas)
O SR. FABIO LAZZARI – Mais algumas presenças: Antonio Carlos Cimino, do “Jornal da Zona Leste”, que praticamente representa todos os jornais do bairro pois é o Presidente do Sindicato dos Jornais de Bairro de São Paulo; Tito Lívio da Silva Leite, relações públicas do Sesc Belenzinho; pastor José Vieira Rocha; Pedro Lúcio dos Santos; Eulália Teresa Pereira; Cláudio Inácio Duarte; Ana Paula Dias; e Diogo Lopes.

Vamos proceder, agora, à entrega dos diplomas e salvas de prata aos homenageados e às entidades escolhidas. Convidamos o Sr. Walter Augusto Marques para que, antes, faça a leitura de breve currículo das pessoas e entidades homenageadas.


O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES – Vereador Toninho Paiva, Sr. Manoel Pitta, senhoras e senhores, é uma satisfação estar aqui compartilhando desta alegria imensa que é comemorar o centenário do Belém. Pedimos a Deus que ilumine o nobre Vereador Toninho Paiva para que continue realizando seu trabalho maravilhoso como nosso representante na Câmara Municipal. Pedimos a Deus, também, que ilumine o companheiro Manoel Pitta, e que Nossa Senhora o proteja de modo que possamos estar presentes a mais 30 ou 40 comemorações como esta.

Todos os anos alguns belenenses que aqui nasceram ou que para cá vieram são homenageados e muitos outros o serão em comemorações futuras, e é claro que todos deveriam ser homenageados. Sintam-se todos, portanto, homenageados neste momento.

Vamos ao nosso primeiro homenageado, Prof. Cláudio Ignácio Duarte Cintra: “Nasceu em 10/04/52, casado, residente à Rua Muniz Barreiro, Vila Formosa. Possui formação superior em Pedagogia, Supervisão, Administração e Direção, pela Universidade de Guarulhos, e em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Farias Brito. Possui pós-graduação pelo IBT-Instituto de Botânico do Estado de São Paulo. Participou de diversos cursos pela USP, tais como Temas Atuais de Biologia, Aplicação da Energia Nuclear. Pelo Instituto Biológico, Virologia, Fitopatologia e Citopatologia Vegetal, Atualização em Bacteriologia. Pela Associação Comercial de São Paulo, Treinamento e Desenvolvimento, Técnicas de Chefia, Liderança e Organização, Administração de Pequenas e Médias Empresas. Pela Faculdade Farias Brito, Citologia. Pelo Colégio Bandeirantes, Aperfeiçoamento da Informática na Educação e pela Itautec, diversos cursos de Informática. Participou do primeiro Congresso de Educadores Agostinianos na PUC-SP. Possui conhecimento em Espanhol, Francês e Inglês. Está no Colégio Agostiniano desde 1976, ingressando como professor de Biologia. Entre 1994 e 1996 acumula a função de coordenador de laboratório de Física, Química e Biologia. Atualmente coordena a área de Biologia e é professor daquela instituição. Exerceu o cargo de professor nas seguintes escolas: Ginásio e Escola Normal Nossa Senhora do Sagrado Coração, Academia Paulista Anchieta, Colégio Meta e Faculdade Farias Brito.”

Por todas as suas qualificações, receba o Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém.


- É feita a entrega, pelo nobre Vereador Toninho Paiva, do Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém ao Sr. Cláudio Ignácio Duarte Cintra, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES – A nossa próxima homenageada é a Profª Marisa Aparecida Gübel de Medeiros. “Nascida e residente no bairro do Belenzinho, formou-se em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de São Paulo, em 1975. Ministra aulas na rede pública de ensino desde 1975, sendo que, como titular de cargo desde 1979, no Estado e no Município desde 1980 de onde se exonerou em 1985. Sempre participou ativamente de cursos e eventos que enriquecem as atividades pedagógicas, quer promovidas pela Secretaria da Educação (CENP, DENARC, DE) quer promovidos pela iniciativa privada (EDUSEX, Congresso de Educação Sexual, Editora Moderna e outros). Atualmente encontra-se lecionando na Escola Estadual Amadeu Amaral, onde desenvolve trabalhos e projetos não só específicos de sua disciplina mas também na área de saúde, visando a prevenção de doenças.”

Por seus méritos, receba o Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém.


- É feita a entrega, pelo Sr. Manoel Pitta, do Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém à Sra. Marisa Aparecida Güben de Medeiros, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES – A nossa homenagem, agora, é para a Profª Adelina Lorusso. “É professora de Geografia do Instituto Nossa Senhora Auxilidora, além de exercer as funções de coordenadora de série. É moradora e residente no bairro do Belenzinho, filha de Antônio Loruso, falecido, e Guiomar Loruso, tradicionais comerciantes de vinho no bairro. Seu bisavô, na década de 20, trouxe da região de Conversano, na Itália, uma réplica do quadro original de Nossa Senhora da Fonte. Até hoje, no mês de maio, a família Loruso celebra na igreja São José do Belém uma missa em louvor a Nossa Senhora da Fonte, continuando a tradição de seus antepassados.

A formação acadêmica da professora é a seguinte: licenciada em Geografia pela PUC; licenciada em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Teresa Martin, onde também cursou Ciências Sociais; licenciada em Pedagogia com especialização em Orientação Educacional pela FFCL Carlos Pasquale. Vale acrescentar que a professora Adelina teve toda a sua vida escolar, desde a pré-escola até o curso normal, realizada no INSA. Além de ministrar aulas de Geografia, a professora viaja freqüentemente pelo Brasil, Europa, África e América do Norte, para atualização cultural através de filmes e fotografias, aquisição de livros específicos que utiliza em suas aulas.”

Por seus méritos, receba Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém.
- É feita a entrega, pelo Major Fernando de Souza Brito, do Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém à Sra. Adelina Lorusso, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES – Homenageamos a Profª Shirley Rosinha Gomiero da Silva. “É professora há 44 anos. Formada no antigo Instituto Feminino de Educação Padre Anchieta, no ano de 1955. Concluiu o curso primário no Grupo Escolar Amadeu Amaral. Após concluir o curso Normal, fez o curso de aperfeiçoamento também no Padre Anchieta. Em 1973 formou-se em Estudos Sociais, pela Faculdade de Ciências e Letras Prof. Carlos Pasquale, e sempre manteve-se atualizada. Casada com David De Sante da Silva, já falecido, durante 42 anos, possui dois filhos: Denise e Sergio, e duas netas: Michele e Simone.

Iniciou sua carreira em 1956, como professora substituta no 2º Grupo Escolar de Artur Alvim. Em 57 ingressou como professora efetiva na Escola Mista do Bairro dos Batistas, em Ribeirão Branco, no município de Itapeva, onde lecionou ao mesmo tempo para 1ª, 2ª e 3ª séries, na mesma sala, e grávida de sua filha Denise. Lecionou no Grupo Escolar Dom José Gaspar, em Ribeirão Pires, Grupo Escolar Dom Bernardo Rodrigues Nogueira, em Vila Talarico, Grupo Escolar Imperatriz Leopoldina, no Jardim Japão, Grupo Escolar João Vieira de Almeida de Vila Maria, onde exerceu os cargos de professora e diretora substituta até 1965. Em 1966, por indicação, foi removida para a Escola Estadual Domingos Faustino Sarmiento, onde permanece até hoje. Apesar de aposentada desde 1988, continua na mesma escola há 33 anos, exercendo seu mister e onde presidiu várias colações de grau, tendo a felicidade de entregar diplomas a seus filhos e sobrinhos, nos antigos cursos primário e ginasial. Hoje, trabalham ao seu lado ex-alunas e filhos de ex-alunos. Orgulha-se do fato de há mais de 30 anos ter plantado a árvore que até hoje ornamente o pátio de sua escola.

A professora Shirley Rosinha tem diversos agradecimentos a fazer: professora Florença Ferraz Simões, dirigente da 5ª Delegacia de Ensino, professor Bethel Lombardi, supervisor de ensino, professora Maria Cilene Lopes Sanches, diretora do Sarmiento, professora Ulenice de Almeida Ladeia, vice-diretora, e professora Maria Dulcelina, coordenadora pedagógica; a seus pais Victorio Gomiero e Elicema Celestino, pelo exemplo de vida, seu marido, filhos, e finalmente a Deus, por lhe dar saúde e disposição para exercer sua profissão até hoje.”

Por todos esses méritos, receba o Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém.


- É feita a entrega, pelo Sr. Luiz Bacalá, do Diploma de Honra Mérito da Sociedade Amigos de Belém à Sra. Shirley Rosinha Gomiero da Silva, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES – A homenagem que vamos prestar agora é para aquele considerado o “eterno professor”, na lembrança de seus ex-alunos Alvaro e Marly, atuais diretores do Colégio Saldanha Marinho, local em que dedicou 26 anos de sua vida no exercício da docência, Professor Acácio Teixeira Borges.

“Filho de Jerônimo Teixeira Borges e Elvira Aguiar Borges, nascido na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, a 10 de agosto de 1918. Aos 3 anos de idade mudou-se para a cidade de Araraquara, onde passou toda a sua infância e juventude. Cursou o ensino de primeiro grau, ou o antigo Ginasial, no Ginásio Municipal de Bebedouro, concluído em 1938. No ano seguinte, foi aprovado nos exames de seleção para ingresso no Colégio Universitário, anexo à Escola Superior de Agronomia Dr. Luiz de Queiroz. Em 1942, prestou exame vestibular nesta escola, onde se formou engenheiro agrônomo no ano de 1945.

Na cidade de São Paulo desde 1947, residindo no bairro do Belezinho, à Rua Sargento Capistrano, 54, iniciou suas atividades de docência no Colégio Saldanha Marinho a partir de 1950, lecionando nos três períodos, e onde veio a conhecer a aluna Ivone Barbieri, que estudava no período da tarde, vindo a tornar-se sua esposa e mãe de seus três filhos: Maurício, Yara e Amauri. Tem quatro netos. A partir de 1957 foi nomeado Diretor do Curso Ginasial Saldanha Marinho (antigo curso de 1º Grau da 5ª a 8ª séries) até sua extinção. Desligou-se do ensino particular quando se aposentou, no dia 19 de maio de 1976.”

Caríssimo Prof. Acácio Teixeira Borges, receba esta merecida homenagem por seus méritos.


- É feita a entrega, pelo Sr. Álvaro Alfarano, do Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém ao Sr. Acácio Teixeira Borges, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES – É com muita alegria que chamamos a nossa homenageada, Alcinda Mariano Martins Gaidargi. “Casada, brasileira, 42 anos (03/03/1957), nascida em São Paulo – SP. Filiação: Anery Mariano Martins e Altino Ferreira Martins. Escolaridade: 1964 – 1967, Grupo Escolar de São Vicente – Primário, São Vicente – SP; 1968 – 1971, Escola Estadual de 1º Grau Martin Afonso de Souza – Ginásio, São Vicente – SP; 1972 – 1974, Escola Estadual de 2º Grau Martin Afonso de Souza – Colegial Cientifico, São Vicente – SP; 1975 –1979, Faculdade Santa Cecília, Santos – SP; curso superior completo em Ciências e Matemática, Licenciatura Plena.”

Por seus méritos, receba o Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém.


- É feita a entrega, pelo Sr. Walter José Pires Belintani, do Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém à Sra. Alcinda Mariano Martins Gaidargi, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES – Com muita satisfação, anunciamos a presença do pároco do centenário, padre Lauro, e do padre Adilson, da Igreja São José do Maranhão.

Para ser homenageado, chamamos outro grande nome do Belém: Olympio Golin. “Nasceu aos 11 de julho de 1917, em Araras, São Paulo, filho de imigrantes italianos, viveu com a família até os 18 anos, trabalhando em fazendas agrícolas da região de São José do Rio Preto.

A vontade de progredir era tanta que em 1936 decidiu partir para a Capital, quase sem dinheiro, com pouca instrução, que iam além de poucas aulas de matemática e noção de leitura e escrita, e as oportunidades de trabalho já eram raras. Após diversas tentativas com trabalhos humildes, conseguiu ser aprovado na Guarda Civil de São Paulo, ali permanecendo por seis anos, e logo após a Segunda Guerra Mundial, começou a trabalhar como vendedor em uma indústria metalúrgica, e logo as oportunidades foram surgindo, tornando-se chefe de vendas.

Apesar de todas as dificuldades, decidiu iniciar uma pequena indústria metalúrgica, em 1952, com dois de seus irmãos. Ela se chamou Olympio Golin e Irmãos Ltda., e existe até hoje, em Itaquera, com 150 funcionários, sob a razão social de Tecnotubo Indústria de Peças Tubulares. Em 1958, instalou a Metalúrgica Golin S.A., em sociedade com todos os seus irmãos, com exceção de dois. A empresa iniciou suas atividades num pequeno galpão de 300 m2, na Água Rasa. Atualmente a Metalúrgica Golin se encontra instalada em Bonsucesso – Guarulhos, empregando mais de 100 funcionários e ocupando uma área de 10.800 m2. Com a repercussão de suas conquistas, a Folha Metropolitana de Guarulhos o elegeu em 1976, entre outros, o Empresário do ano.”

Por seus méritos, receba o Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém.
- É feita a entrega, pelo Cel. Dorival Alves de Lima, do Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém ao Sr. Olympio Golin, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES – Outro merecedor das homenagens do Belém é o Sr. Antônio Gigliotti Netto. “É farmacêutico há 48 anos, sendo 44 na Fármacia Marly, situada à Rua Marquês de Abrantes, 247, Belém. Na sala onde acolhe as pessoas que o procuram por seu carisma, passam de 80 a 100 pessoas diariamente. Lá atende todos com muita dedicação e carinho. É conhecido como “Toninho da farmácia”. Por suas mãos de farmacêutico competente passaram várias gerações de famílias tradicionais do Belém. Serviu como pai, padre, amigo e conselheiro de muitas delas. Algumas dessas famílias, mesmo mudando para lugares longíquos, ainda o procuram por ter confiança na sua competência profissional e por tê-lo como grande amigo. Os padres do Colégio Agostiniano São José encaminham seus alunos ao Toninho quando ocorre algum acidente, pois a farmácia é vizinha do colégio.

Apesar de muito dedicado à sua profissão, ainda lhe sobra tempo para participar de eventos religiosos. Foi membro ativo e conselheiro da Creche São Mateus, na Paróquia São Mateus Apóstolo. Participou por vários anos de Encontro de Casais com Cristo, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da Praça Sílvio Romero. Fez um retiro Cursilho da Cristandade, na Chácara Flora, através da Paróquia São Carlos Borrromeu. Atualmente participa da Paróquia São José do Maranhão, onde é ministro de batismo e membro da equipe litúrgica.

Por seus merecimentos, receba o Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém.
- É feita a entrega, pelo Sr. Marcello Rinaldi, do Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém ao Sr. Antônio Gigliotti Netto, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES – O nosso próximo homenageado é Gerson Cassiano. “Filho de José Cassiano e Benedita Cassiano, nasceu em 15/05/1936, em Uchôa, perto de São José do Rio Preto. Fixou-se ali com sua família, onde possui um frigorífico, dedicando-se ao comércio de carne. Aos 17 anos veio a São Paulo para cumprir o Serviço Militar, onde ficou definitivamente como militar, com disciplina, obediência e dinamismo. Seu lazer sempre foi o futebol e seu time de coração, o Palmeiras. Casou-se em 1962 com a professora Terezinha e tiveram uma filha, Sandra Regina. No Exército fez o curso de aperfeiçoamento de sargento no Realengo, tendo diversas menções honrosas, e foi promovido a 2º Tenente. Trabalhou no 2º Gecam, Grupamento de Canhões Anti-aéreos, depois denominado 2º GAI, transferido para o 2º DRMI, da 2ª Região, onde encerrou sua carreira.

Após descansar por algum tempo, dedicou-se ao trabalho de orientação, os cuidados com a hipertensão, quando reuniu alguns amigos no Cerep para a prática de caminhadas. Amigo do Dr. Carlos Silva, foi convidado em 1994 para cuidar e orientar as pessoas sobre os perigos da hipertensão. Desde então, o velho jovem soldado reiniciou sua luta, sem farda, sem fuzil e sem medalhas, dedicando-se ao ser humano e dando-lhe orientações para melhor qualidade de vida. Hoje, Gerson Cassiano é presidente da Associação Paulista de Assistência ao Hipertenso, uma grande bandeira de luta, juntamente com empresários, políticos e comerciantes, amealhando ajuda para prosseguir com coragem a sua causa, o Exército, a família, o ser humano, a maior obra de Deus.”

Gerson Cassiano, pelos serviços prestados a toda essa comunidade e sua grande dedicação, receba o Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém. Convidamos para a entrega do diploma ao homenageado o Dr. Carlos Alberto Machado e Dr. Nestor Pitta, que criaram a Associação do Hipertenso.
- É feita a entrega do Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém ao Sr. Gerson Cassiano, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES – O nosso próximo homenageado é Roberto Stefanelli. “Médico nascido em 22/07/1967, filho do coronel médico Danilo Stefanelli e de Dona Diva Stefanelli. Casado com Cecília Stefanelli, reside à Rua Heitor Maurano, no Belenzinho. Iniciou sua vida escolar em 1973, e até o 2º Grau estudou em escolas do bairro, como Dentinho de Leite, Domingos Faustino Sarmento e Colégio Agostiniano São José. Ingressou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1986, e concluiu em 1991, especializando-se em cirurgia plástica e geral. Tem diversas atividades científicas, tais como diretor do Departamento de Medicina do Tráfego, da Associação Paulista de Medicina, gestão 1998-1999; membro da Diretoria de Atendimento Pró-Hospitalar, da Associação Brasileira de Medicina e Acidentes de Tráfego, desde 1997; vice-diretor tesoureiro da Associação dos Médicos do Hospital São José, no Brás; instrutor no curso de Suporte Básico da Vida, ministrado para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, desde 1991.

Sempre teve ótimas colocações nos concursos realizados na Santa Casa, Secretaria Municipal da Saúde e Pronto-Socorro de Santo André. Fez diversos estágios, tais como o de obstetrícia, no Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, de medicina esportiva, no Centro de Estudos e Laboratório de Aptidão Física, de São Caetano do Sul, de medicina de emergência, na Secretaria Municipal da Saúde. Durante sua vida acadêmica exerceu diversas funções junto ao Centro Acadêmico e na revista “CAMA”, de ciências médicas, chegando a ser diretor do departamento científico, na gestão de 1989.

Atualmente é médico do Serviço de Resgate da Secretaria da Saúde, Corpo de Bombeiros, desde 1991. Responsável pelo serviço de cirurgia plástica no Hospital São José, desde 1997, e o do Hospital Modelo, de 1997 a 1999. Coordenador do Serviço de Resgate da Secretaria Estadual de Saúde, desde 1997.”

Meu caro Roberto Stefanelli, por todos os méritos exclusivamente seus, receba a homenagem da Sociedade Amigos do Belém.


- É feita a entrega do Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém ao Dr. Roberto Stefanelli, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES - Dando seqüência, a nossa próxima homenageada é Maria José Ferraro Scuotto. “Natural de São Paulo, residente em Santana, na Rua Voluntários da Pátria, casada, possui um filho. Tem formação acadêmica com licenciatura plena em português e inglês, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale, em 1975, e pós-graduação em lingüística e língua portuguesa “strictu sensu”, de 1980 a 1982. Participou de inúmeros cursos relativos a língua portuguesa e inglesa, recebendo o “Lower Certificate” pela Universidade de Cambridge, em 1990, e também francês pela Aliança Francesa, também em 1990, possuindo ainda conhecimentos em espanhol e italiano. Tem curso de Tradutor Público Juramentado, pela Caldas Law Studies Center. Participou do Seminário Internacional de Administração Estratégica no European Institute for Advanced Studies in Management de Bruxelas, em 1982, e curso integrado de Administração de Empresas no Management Center do Brasil, em 1980. Atualmente é professora de inglês e português para o 2º grau. Trabalhou como “free-lancer” na área de Organização e Métodos das empresas Villa Rica Indústria e Comércio de Espelhos Ltda., e Frieden Computadores, de 83 a 85. Foi gerente do Departamento de Planejamento Empresarial do Serpro, de 78 a 82. Ministrou cursos de português para executivos no Serpro, de 70 a 82. Atualmente é sócia-gerente da Audiens Informática Ltda., em Santana, e tem trabalhos realizados na Igreja Adventista do 7º Dia do Belém.”

Por todas as suas qualificações, receba o Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém.

Chamamos o Dr. Isidoro Del Vecchio, presidente da Sociedade Amigos da Mooca, para fazer a entrega da homenagem. (Palmas)
- É feita a entrega da homenagem à Sra. Maria José Ferraro Scuotto, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES - A próxima homenageada, também com muita alegria, é a jovem Amélia Mantovani, filha de Luciano Mantovani e de Amábile Tanbara Mantovani, nasceu em 1911, no dia 12 de fevereiro, mora há 76 anos no Belém. Pertence a várias pastorais da paróquia, colabora e está sempre presente. Mora na Rua Visconde de Parnaíba, 3.265. Convidamos para fazer a entrega da homenagem o Padre Lauro.
- É feita a entrega da homenagem à Sra. Amélia Mantovani, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES - A próxima homenageada é a Sra. Luiza de Lourdes Ribeiro, filha de João Vidal Ribeiro e de Maria da Silva Ribeiro, nasceu em 21 de junho de 1932. Mora no Belém há 54 anos e reside na Rua Júlio de Castilhos, 555. Também pertence a várias pastorais, é catequista, colabora na secretaria, é atuante e está sempre ao lado da comunidade. Por todo o seu trabalho, receba as homenagens da Câmara Municipal de São Paulo. Convidamos o Sr. Américo Domingues, Presidente do Sindicato dos Mestres e Contramestres de Tecelagem, para fazer a entrega da homenagem.
- É feita a entrega da homenagem à Sra. Luiza de Lourdes Ribeiro, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES - Passemos agora às homenagens especiais. Vamos fazer uma homenagem que realmente é especial, pois comemora 100 anos. Falamos do Cartório de Registro Civil do Belém, que completa 100 anos, e seus oficiais de cartório foram Euclides Leite Silva, José Augusto Fernandes, Alfredo Sales de Oliveira, Teodomiro Sales de Carvalho, Antônio de Oliveira Dicedo, Jarbas Tupinambá de Oliveira, Jarbas Tupinambá de Oliveira Filho, Antônio Augusto Rodrigues Cruz, Ubiratan Gonçalves e Frederico Ramos Schubert.

Temos em mãos cópia xerográfica de um documento histórico do Belém: a primeira certidão de casamento do Cartório, realizado no dia 31 de outubro de 1899, de João Gomes e Maria Angelina dos Anjos. Temos também cópia da primeira certidão de óbito emitida pelo Cartório, datada de 28 de setembro de 1899, do Sr. Amadeu - há só o primeiro nome -, filho de Manoel dos Santos Barreiro e de Maria José.

Também outro documento histórico, que deverá ficar muito bem guardado, é a primeira certidão de nascimento. Oficial de Registro Civil das pessoas naturais do 10º Subdistrito, Belenzinho, São Paulo: "Certidão de Nascimento. Certifico que no livro A-1 de registro de nascimentos, às fls. 1, sob número 1, está registrado o assento de Maria, do sexo feminino, nascida no dia 24 de setembro de 1899, à 0h0min, na Rua Marcos de Arruda sem número, filha de Angelo Alves Fragoso e Angela Pires de Freitas. São avós paternos Fortunato Alves Fragoso e Maria das Dores Freitas. São avós maternos Benedito Pires de Freitas e Maria Amélia Barbosa. O assento referente ao nascimento foi lavrado aos 26 de setembro de 1899, assinado por Frederico Ramos Schubert, responsável pelo expediente atual." Esta é uma cópia xerográfica autenticada, e deve ser guardada com muito carinho.

O Sr. Manoel Pitta, neste ato, representa o Cartório de Registro Civil do Belenzinho, que também receberá o Diploma de Honra ao Mérito.


O SR. FÁBIO LAZZARI - Passemos agora à entrega das salvas de prata, homenagem da Câmara Municipal de São Paulo. O Sr. Walter Augusto Marques irá anunciar.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES - A primeira salva de prata vai para a Escola Estadual Amadeu Amaral. “Foi fundada em 02/02/1909, com início das aulas em 03/03/1909, com o nome de Grupo Escolar, onde algumas das mais importantes figuras do Estado, e por que não dizer do País, estudaram. Ela é e sempre será um cartão postal do Belém, por seu modelo arquitetônico de rara beleza, do início do século, época áurea da construção de grandes monumentos “orgulho do Brasil”. Essa escola comparece com garbor às atividades que são realizadas há muitos anos no Largo São José do Belém, e sempre lhe são conferidos troféus por vitórias conquistadas. Este ano a escola está com muitas atividades festivas devido à comemoração dos seus 90 anos. Vale registrar a tradicional Festa Junina, que resgata valores do nosso folclore e integra a comunidade e escola. Seu nome, hoje, é em homenagem ao poeta, jornalista, ensaísta, folclorista e filólogo, Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado, que foi membro da Academia Brasileira de Letras sucedendo Olavo Bilac, na cadeira nº 15.”

Sua atual diretora é a professora Carmem Silva Canova, a quem convidamos para receber a nossa homenagem, pois a Escola Estadual Amadeu Amaral completa 90 anos de ensino no bairro do Belém.

Convido o nobre Vereador Toninho Paiva e o Sr. Manoel Pitta, presidente da Sociedade Amigos do Belém, para, em conjunto, fazerem a entrega da salva de prata.
- É feita a entrega da salva de prata à Sra. Carmem Silva Canova, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES - Para a entrega da próxima salva de prata, convidamos o pastor José Vieira Rocha. A homenagem vai para a Primeira Igreja Batista em São Paulo. “Em 6 de julho de 1899, há 100 anos, foi organizada a Primeira Igreja Batista em São Paulo, cuja sede inicial esteve localizada à Rua Santa Ifigênia, 90-A, sob a liderança dos pastores americanos J. J. Taylor e J. L. Dowining que, acompanhados de sua família e outros irmãos formaram o grupo de 18 pessoas naquele início. Hoje, essa igreja está localizada em um lindo edifício de 10 andares, na Praça Princesa Isabel, 233, liderada pelo pastor Paulo Cesar Faustino.

Depois de 100 anos de evangelização, os batistas contam no Estado de São Paulo com 140.000 membros, distribuídos em 934 igrejas já organizadas e 340 igrejas em estágio de formação.

Além de intensa tarefa de evangelização, os batistas instalaram cerca de 20 lares, para onde recolhem e educam crianças carentes, independentemente do credo religioso das famílias. Há, também, inúmeros colégios de alto nível, em diversos pontos do Estado, assim como serviços organizados de amparo aos idosos e recuperação de viciados de toda a ordem.

No bairro do Belenzinho, junto à divisa do Brás, à Rua Major Octaviano, 363, está localizada uma das mais antigas igrejas batista da Capital. Trata-se da Primeira Igreja Batista do Brás, fundada em 08-06-1911, liderada há 22 anos pelo Pastor José Vieira Rocha, que é também o Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo, organização que coordena todo o trabalho das Igrejas Batistas no Estado.

A Convenção Batista do Estado de São Paulo, no ano de seu centenário, agradece ao Sr. Manoel Pitta, Presidente da Sociedade Amigos do Belém, que juntamente com a Câmara Municipal de São Paulo decidiram homenagear os batistas do Estado de São Paulo, dentro das festividades do centenário do progressista e humano bairro do Belém.”

Por todos os méritos da Igreja Batista, Pastor José Vieira Rocha, receba a homenagem da Câmara Municipal de São Paulo, traduzida pela salva de prata.


- É feita a entrega da salva de prata ao pastor José Vieira Rocha, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES - Na seqüência, vamos homenagear o Educandário São José do Belém, na pessoa da irmã Ana Lourdes Marques Cruz. “Inaugurado em 1909, formado por um grupo de Irmãs do Imaculado Coração de Maria, surgiu a escolinha primária que recebeu o nome de Externato Nossa Senhora do Rosário, situado na Avenida Celso Garcia, 1534. Em 1911, com a denominação de Asilo São José, passou a atender meninas pobres, em regime de internato. Em 1974, passou a ser Escola de Educação Infantil e Primeiro Grau, sito à Rua Belém, 129, com o nome de Externato São José, e passou a chamar-se Educandário São José do Belém. Devido ao crescente agravamento dos problemas sociais, as irmãs decidiram transformar a escola em obra social. Assim, no dia 17 de maio de 1982, o Educandário abriu suas portas como Obra Social. Hoje, atende 192 crianças e adolescentes, sendo 100 crianças em regime de creche e 92 no Centro de Juventude.

A entidade tem como proposta uma educação em caráter supletivo, com a finalidade de assistir e educar crianças e adolescentes desprovidos de recursos econômicos, cujos pais e/ou responsáveis trabalhem fora. O programa de atendimento procura abranger as necessidades básicas como saúde, educação, alimentação, recreação, início à alfabetização, reforço escolar, aulas de informática, marcenaria, tapeçaria e artesanato em geral. Desenvolve ainda um programa de promoção humana com as famílias dos educandos, procurando integrá-las ao processo educacional da obra.

E é ao longo dessa caminhada que o Educandário São José do Belém comemora seus 90 anos de existência, sob a proteção do Imaculado Coração de Maria e as bênçãos de São José.”

Receba, pelos serviços prestados à comunidade, a salva de prata da Câmara Municipal de São Paulo, e parabéns pelos 90 anos.


- É feita a entrega da salva de prata à Sra. Ana Lourdes Marques Cruz, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES – Agora, um momento muito especial. Que Deus possa nos brindar também, para que possamos chegar até onde chegou essa jovenzinha de apenas 100 anos. Convidamos a Sra. Rosa Rinaldi dos Santos. (Palmas) Quantos de nós, com idade bem inferior, às vezes não temos a mesma disposição de amar o próximo. Cem anos e com essa vivacidade, esta jovenzinha é um grande exemplo de vida e de fé para todos nós e prova de que vale a pena amar o próximo.

“Nasceu na Barra Funda, em 07/08/1899, e com 2 anos veio morar no Belenzinho. Assim como o nosso bairro, irá comemorar 100 anos. Mora hoje alternadamente no bairro do Belenzinho, na casa da filha Nair, na Rua Engenheiro Reinaldo Cajado, e no Itaim Bibi, na casa de sua outra filha, Aldair. Tem mais um filho, Milton. É irmã de Júlio Rinaldi, que foi sócio da Indústria de Teares Ribeiro. Dona Rosa sempre adorou o Belenzinho, onde lembra com saudades do tempo em que todos se conheciam. Sempre andou de ônibus, pois não gosta de trens ou metrô, pois não se pode conversar com o motorista e não dá para fazer amizades; mas não despreza as novidades. Diz que o Belenzinho hoje está muito bonito, com muitos prédios novos, e até já conhece o Sesc Belenzinho, que é muito grande e bonito. Começou a trabalhar com 9 anos numa tecelagem, e lembra dos bailes que aconteciam na Vila Maria Zélia, onde conheceu seu marido.”

Por seu amor ao bairro do Belenzinho, e por sua longevidade, receba o Diploma de Honra ao Mérito da Sociedade Amigos do Belém.
- É feita a entrega da homenagem à Sra. Rosa Rinaldi dos Santos, sob salva de palmas.
O SR. FÁBIO LAZZARI - Convidamos a Sra. Maria Helena Pitta, esposa do Sr. Manoel Pitta, para fazer a entrega de flores à ilustre homenageada, em nome das mulheres do Belém.
- É feita a entrega de flores à Sra. Rosa Rinaldi dos Santos, sob salva de palmas.
O SR. WALTER AUGUSTO MARQUES - Que beleza, Dona Rosa! É comovente este momento, pelo exemplo de luta. Eu pediria que todos se levantassem e aplaudissem esse exemplo de vida para todos nós. (Palmas)
O SR. MANOEL PITTA - Não poderíamos chamar os 18 homenageados para agradecer, e não ficaria bem chamar apenas um. Então, em nome da comissão organizadora, em nome da Sociedade Amigos do Belém, chamarei um moço que nasceu no bairro, é Presidente da Federação de Handebol, já ganhou o Título de Cidadão Belenense e gosta do Belém como nós todos. Convido o Sr. Fábio Lazzari para falar em nome de todos os homenageados e encerrar a sessão de hoje. Logo após, o coral da Igreja Adventista irá fazer a sua apresentação.
O SR. FÁBIO LAZZARI - Vereador Toninho Paiva, Sr. Manoel Pitta, presidente da Sociedade Amigos do Belém, meus amigos, é realmente uma responsabilidade muito grande falar em nome de 18 ilustres homenageados. Mas, fico contente acima de tudo por estar aqui e, além de representar os 18 homenageados, representar também os desportistas de São Paulo e de todo o Brasil nesta grande festa. Fico contente acima de tudo por ter tido, e ainda ter, a honra de estar assessorando, na Câmara Municipal de São Paulo, o ilustre Vereador Toninho Paiva, que muito tem feito em favor da nossa comunidade.

Como jornalista que sou, e como a máxima que usamos no jornalismo é "quando o cachorro morde o homem, não é notícia, mas quando o homem morde o cachorro, passa a ser notícia", vemos a imprensa de São Paulo muitas vezes distorcendo fatos em sua informação. Muitos dos fatos são verdadeiros e temos, evidentemente, de fazer fé naquilo que o jornalista de profissão faz com idealismo. Porém, em muita coisa estampada há distorção, em função da necessidade política momentânea. Então, venho aqui de coração dizer a vocês que este homem realmente tem respeitado com dignidade a Câmara Municipal de São Paulo. (Palmas)

Fico contente também de estar representando todos vocês do bairro do Belém, principalmente a querida Rosa - já falo Rosa, pois daqui a pouco também estarei completando meus 100 anos. Não sei se ela sabe, mas seu filho Milton, que está aí, e eu fomos "office boys" na empresa Nadir Figueiredo, no bairro do Belém.

Como belenense, sempre faço questão de dizer uma coisa com orgulho: aqui nasci, aqui fui batizado, aqui me casei, aqui tive meus filhos e vou continuar no Belém depois de morto, mesmo porque a minha campa já está garantida no Cemitério da Quarta Parada. Quem vem do Belém, vive no Belém e morre no Belém. (Risos)

Volto a dizer que me sinto honrado por estar agradecendo em nome de vocês. Cumprimento o Sr. Manoel Pitta por tudo o que tem feito pelo bairro por meio da Sociedade, capitaneando uma equipe de idealistas; uma sociedade que conta com elementos como este, evidentemente só pode evoluir.

Como última homenagem da noite ao Belém, esta salva de prata da Câmara Municipal de São Paulo será entregue à entidade representativa do bairro, a Sociedade Amigos do Belém. O Vereador Toninho Paiva fará a entrega e encerrará, com suas palavras, esta bela festa. (Palmas)


- É feita a entrega da homenagem, sob salva de palmas.
O SR. TONINHO PAIVA (PFL) - Para encerrar este magnífico evento, queremos inicialmente agradecer a presença das autoridades que compõem a Mesa; agradecer ao grande presidente, grande sindicalista, Sr. Américo Domingues, que gentilmente sempre nos tem cedido sua sede para nossos eventos; agradecer à imprensa, escrita e falada, amigos da TV São Paulo, cinegrafistas e jornalistas. Agradeço à Associação dos Hipertensos, pela qual temos carinho especial, na figura do atual presidente, Gerson. Nós, por intermédio do Carlos Alberto, há quatro anos propusemos criar o Dia do Hipertenso, dia 26 de abril; hoje é uma lei nacional e a prevenção tem salvado muitas vidas neste país. Quero também cumprimentar o presidente do Conseg, Norberto Mensório, parabenizando o primeiro aniversário da cabine de segurança no Largo São José do Belém, uma iniciativa do Conseg em conjunto com a Sociedade Amigos do Belém.

Mais uma vez agradeço a presença de todos vocês, neste momento tão difícil que vivemos. Nesta cidade grande, violenta, onde acontecem crimes bárbaros a todo minuto, e nos amedrontamos ao sair dos nossos lares, o Belém hoje nos proporciona uma noite muito agradável, carinhosa, onde se vê muito amor na fisionomia de cada um.

Tenha certeza, Sr. Manoel Pitta, de que nos proporciona hoje um momento muito agradável, que ficará marcado em nossas vidas, o Centenário do Belém, pois foram momentos emocionantes em que pudemos ver a espontaneidade de cada um ao receber essa pequena homenagem, mas que é importante para nós, homens públicos. Falo como representante orgulhoso desta zona Leste, que é importante fazer homenagens quando ainda temos vida para recebê-las. Aqueles que não foram citados aqui, hoje, sintam-se também homenageados, pois sua presença foi muito importante para o brilhantismo da festa do Belém.

Em nome de todos, não podemos deixar de fazer uma homenagem especial à Sociedade Amigos do Belém. Parabéns, Sr. Manoel Pitta, e aos grandes companheiros dessa Sociedade da qual a cidade de São Paulo e o bairro do Belém se orgulham muito. Que seu exemplo sirva para outras entidades e para os que nos substituirão futuramente, pois nós passaremos mas as nossas obras ficarão. Parabéns ao Belém! Muito obrigado pela presença de vocês.

Está encerrada a sessão. (Palmas)


ELABORADO PELO

DEPARTAMENTO TÉCNICO DE TAQUIGRAFIA DT-10

PUBLICADA NO D.O.M. DE 17/07/99




152ª S.S.



Yüklə 90,75 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin