A o que essa fala revela a respeito da personagem principal? a



Yüklə 34,15 Kb.
səhifə1/12
tarix09.05.2022
ölçüsü34,15 Kb.
#115774
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12
Português 2


1 Releia a fala a seguir:

— Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro, não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém. Deixa ele bater até cansar – amanhã eu pago.



a) O que essa fala revela a respeito da personagem principal?

a) Revela uma contradição. Ele diz que não gosta de enganar os outros, mas se comporta de outra forma, tentando se esconder do cobrador.

b) Qual é a importância dessa fala na construção do conto?

b) Essa fala desencadeia todas as ações que constroem a trama, o enredo.

2 Em um texto narrativo literário, como o conto “O homem nu”, o autor organiza as ações em determinada sequência, narrando para o leitor o que ocorreu em determinado tempo, em determinado lugar, com determinadas personagens. Esses acontecimentos mantêm uma relação de causa e consequência, isto é, um fato provoca outro e assim sucessivamente. As personagens principais, que desempenham o papel de protagonistas, enfrentam os obstáculos ou complicações criados pelas personagens antagonistas, seus opositores. No conto “O homem nu”, a personagem principal – o protagonista – enfrenta vários problemas ou complicações.


Yüklə 34,15 Kb.

Dostları ilə paylaş:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin