A waves portugal (waves – Sociedade Euromediterrânea de Vigilância de fauna Selvagem) é uma associação sem fins lucrativos, cuja vocação é valorizar a formação científica e técnica dos seus membros e de outras associações profissionais relacionadas com



Yüklə 7,49 Kb.
tarix18.04.2018
ölçüsü7,49 Kb.
#48685

A WAVES Portugal (WAVES – Sociedade Euromediterrânea de Vigilância de Fauna Selvagem) é uma associação sem fins lucrativos, cuja vocação é valorizar a formação científica e técnica dos seus membros e de outras associações profissionais relacionadas com a gestão e conservação da fauna selvagem, nas suas mais diversas vertentes.

Esta Sociedade organizou, em colaboração com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova o seu "II Seminário sobre Tuberculose em Ungulados Selvagens”. A realização desta segunda edição e, em particular em Idanha-a-Nova, prendeu-se com a vontade de reforçar e de actualizar os conhecimentos que enquadram este problema real e que representa uma preocupação actual do sector cinegético desta região e de todos aqueles que directa ou indirectamente com ele se relacionam.

O tema relativo à Tuberculose em espécies cinegéticas de caça maior foi abordado de uma forma multidisciplinar realçando as suas potenciais implicações na saúde púbica e animal, bem como a necessidade de delinear estratégias para o seu controlo. Neste sentido, foram convidados diversos especialistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio na área da Tuberculose humana e veterinária.

O painel de oradores, e as respectivas comunicações incluíram:

- Enquadramento Nacional da Tuberculose em Caça - Drª Ana Botelho – Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (INRB, IP-LNIV)

- Tuberculose Humana – Panorama actual - Drª Anabela Silva. INSA

- Gestão e estratégias para eliminação de subprodutos de caça. Eng. Pedro Tamagnini. ETSA (Empresa Transformadora de Subprodutos Animais, SA.)

– Estratégias de controlo da Tuberculose em ungulados selvagens. Dr. Ana Balseiro Morales. Servicio Regional de Investigación y Desarrollo Agroalimentario del Principado de Asturias (SERIDA), Espanha

– Controlo oficial da Tuberculose em caça. Plano de acção nas regiões de risco em Portugal. - Dr. António Manuel Lopes Pina Fonseca. Direcção de Serviços de Saúde e Protecção Animal. Direcção Geral Veterinária
Estiveram ainda presentes, na sessão de Abertura, o. Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Álvaro José Cachucho Rocha, o. Subdirector Geral de Veterinária, Dr. Miguel Cardo e o Presidente da WAVES Portugal Eng. Domingos Amaro. A sessão de encerramento, contou com a presença do Presidente da Autoridade Florestal Nacional, Eng. Amândio Torres, o Vereador da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Eng. Armindo Jacinto e a Profª. Madalena Vieira-Pinto da WAVES Portugal.

O Seminário reuniu cerca de 80 participantes, nos quais se incluíram dirigentes associativos (ANPC, Fencaça, CMN, FAC, FCPBI), caçadores, autoridades nacionais que tutelam estas matérias, técnicos do sector (gestores cinegéticos e médicos veterinários), que contribuíram para um debate aberto e construtivo dos vários temas apresentados, com a apresentação de questões e comentários pertinentes que em muito contribuíram para o enriquecimento e enquadramento actual e nacional dos vários temas apresentados.



A WAVES Portugal reconhece que a realização deste seminário alcançou os objectivos delineados pela Organização, congratulando-se por ter contribuído, mais uma vez, para a valorização da formação científica e técnica dos intervenientes no sector cinegético, os quais, certamente, poderão contribuir de uma forma mais sustentada e sinérgica para a resolução do problema da Tuberculose em ungulados selvagens.
Yüklə 7,49 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin