Dicionário contábil



Yüklə 1,59 Mb.
səhifə1/32
tarix05.01.2018
ölçüsü1,59 Mb.
#37083
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   32

DICIONÁRIO DE CONTABILIDADE




A
AAA. (1) Sigla de American Accounting Association; (2) Classificação dada por empresas de Rating à Empresas de primeira linha com relação ao risco de crédito.

ÁBACO. Um tipo de calculadora usado em operações aritméticas formado por um quadro com fios contendo esferas moveis (contas) que correspondem a magnitudes de valores.

ABAMEC. Sigla de Associação Brasileira dos Analistas de Mercado de Capitais.

ABATIMENTO. Conta que reduz o preço dos produtos/mercadorias para evitar que estes sejam devolvidos. Pode ser uma conta de natureza devedora quando a empresa concede um abatimento ou uma conta de natureza credora quando a empresa recebe um abatimento.

ABC – Activity Based Costing – Custeio Baseado em Atividade

ABC COSTING. Método de Custeio Baseado em Atividades, o qual considera que as atividades consomem recursos e os produtos consomem atividades. Ver Custeio Baseado em Atividades.

ABM - Activity Based Management – Gestão Baseada em Atividade

ABNORMAL SPOILAGE. (1) Perda anormal; (2) Desperdício.

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL. As informações contábeis deveriam ser feitas “sob medida”, de forma que os usuários reagissem para tomar a decisão correta. Esta abordagem atinge os campos da Psicologia, da Sociologia e da Economia. É dada ênfase à forma pela qual os relatórios contábeis são utilizados mais do que ao desenvolvimento lógico dos demonstrativos.

ABORDAGEM DE CONFINAÇA. Estratégia preliminar de auditoria em que o auditor necessita realizar um estudo mais extensivo do controle interno da entidade para desempenhar testes substantivos menos extensivos.

ABORDAGEM ÉTICA. A Contabilidade deveria apresentar-se como justa e não enviesada para todos os interessados. Deveria repousar nas noções de verdade e fairness (justiça). Ao mesmo tempo em que todos concordam que a Contabilidade deveria ser “verdadeira”, “justa” e “não enviesada”, é muito difícil, definir, objetivamente, o que vem a ser “justo”, “verdadeiro” ou “não enviesado”.

ABORDAGEM MACROECONÔMICA. Esta abordagem é semelhante à da teoria do comportamento, porém fixa-se em objetivos econômicos definidos. Utiliza-se da abordagem da teoria do comportamento e outras para atingir determinados fins macroeconômicos.

ABORDAGEM SISTÊMICA. Esta abordagem parece ser uma base profícua para a Contabilidade, que, de fato, pode ser conceituada como o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômica, financeira, física e social, a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação. Este processo de comunicação implica o reconhecimento dos tipos de informação necessária para cada principal usuário da informação contábil e a avaliação da habilidade dos usuários em interpretar a informação adequadamente.

ABORDAGEM SOCIAL. A contabilidade, nesta abordagem, é julgada por seus efeitos no campo social. É uma abordagem do tipo “bem-estar social” (welfare), uma vez que os procedimentos contábeis e os relatórios emanados da Contabilidade deveriam atender a finalidades sociais mais amplas, inclusive relatar adequadamente ao público, informações sobre a amplitude e a utilização dos poderes das grandes empresas. Abrange a dimensão ecológica e ambiental.

ABORDAGEM SUBSTANTIVA. Estratégia preliminar de auditoria em que o auditor necessita realizar um estudo menos extensivo do controle interno da entidade para desempenhar testes substantivos mais extensivos.

ABORDAGENS DA CONTABILIDADE. A teoria contábil pode ser encarada sob várias abordagens (ênfases). É improvável, todavia, que possamos utilizar apenas uma delas para definir todo o modelo contábil. As principais abordagens são: a abordagem ética; a abordagem comportamental; a abordagem macroeconômica; a abordagem social; e a abordagem sistêmica.

ABRASCA. Sigla de Associação Brasileira de Normas e Técnicas.

ABSORÇÃO DE CUSTOS. Significa apropriar os custos de produção (apenas de produção) aos produtos elaborados pela empresa.

ABSORÇÃO. Ver Incorporação.

ABSORPTION COST - Custeio por Absorção

ABSTENÇÃO DE OPINIÃO. Quando o auditor não tem certeza sobre algum fato. Quando possui limitações que o impedem de dar seu parecer. A este fato denominamos abstenção de opinião.

ABTI. Associação Brasileira de Transportes Internacionais.

AÇÃO ORDINÁRIA (COMMON STOCK). Ação possuída pelos “verdadeiros donos” da empresa, que são os últimos a receber qualquer distribuição de lucros ou ativos. O acionista comum é o “dono residual” dos ativos a empresa, uma vez que em caso de falência ele recebe o que resta. A maioria dos acionistas comuns têm direito de voto.

ACC. Ver Adiantamento sobre Contrato de Câmbio.

ACCELERATED COST RECOVERY SYSTEM – Sistema de recuperação de custo acelerado – Depreciação acelerada

ACCELERATED DEPRECIATION. Depreciação acelerada.

ACCOUNT. Conta, abreviatura em inglês é acct.

ACCOUNTABILITY. Responsabilidade do gestor profissional de prestar contas.

ACCOUNTANCY. Contabilidade. Ciência Contábil (British English).

ACCOUNTANT. Contador.

ACCOUNTING. Contabilidade (American English). Registro das transações e interpretação de seus efeitos em uma entidade econômica.

ACCOUNTING CONTROLS – Controles Contábeis

ACCOUNTING CYCLE – Ciclo Contábil, atividades que representam as principais transações de uma entidade.

ACCOUNTING DATA. Dados Contábeis.

ACCOUNTING EQUATION – Equação contábil

ACCOUNTING ESTIMATES. Estimativas Contábeis.

ACCOUNTING EVENTEvento contábil – ocorrência econômica que produz efeito patrimonial

ACCOUNTING SYSTEM. Veja Sistema Contábil (Equipamentos Contábeis).

ACCOUNTS PAYABLE. Contas a pagar.

ACCOUNTS PAYABLE LEDGERRazão de contas a pagar

ACCOUNTING PERIOD – Período contábil

ACCOUNTS RECEIVABLE. Contas a receber.

ACCOUNTS RECEIVABLE LEDGER Razão de contas a receber

ACCREDITATION. Certificação por conselho, devidamente reconhecido, de instalações, capacidade, objetividade, competência e integridade de uma agência, serviço ou, grupo operacional ou indivíduo para fornecer o serviço específico ou operação necessária.

ACCRUAL BASIS. Regime de competência. Ver Competência.

ACCURACY. Acurácia, a característica de uma mensuração que diz quão perto um valor observado está de um valor verdadeiro.

ACE. Ver Adiantamento sobre Cambiais Entregues.

ACEITE. Ato de aceitar. Quando o sacado de uma letra de câmbio a prazo escreve a palavra “aceite” acima da assinatura e determina uma data para o pagamento.

ACEITE BANCÁRIO. Ato de aceitar. Quando a letra de câmbio a prazo sacada contra um banco é aceita por este.

ACEITE DE TÍTULO COMERCIAL. Ato de aceitar. Quando a letra de câmbio a prazo sacada pelo vendedor das mercadorias contra o consumidor, que se torna aceitante e portanto representa o crédito do comprador.

ACH – Automated clearing houseUm método de transferência eletrônica de fundos (compensação)

ACHIEVED PRECISION. Precisão alcançada, nível de precisão usada para avaliar os resultados de amostras do auditor.

ACID TEST. Ver Quociente e/ou Índice de Liquidez Seco.

ACIONISTA. Proprietário de ação da empresa ou sociedade anônima.

ACIONISTA DISSIDENTE. Aquele que se retira da empresa em função de incorporação, cisão ou fusão, entre outras. O acionista dissidente tem direito de, ao retirar-se da empresa, ser reembolsado do valor de suas ações.

AÇÕES. Títulos de propriedade, representativos das quotas-partes em que se divide o capital social de uma sociedade por ações, representando a menor fração em que é dividido seu capital. Dividem-se em ações ordinárias e ações preferenciais. E, quanto à forma de circulação, podem ser: nominativas, endossáveis e ao portador. As ações podem ser ainda com Valor Nominal e sem Valor Nominal.

AÇÕES ADQUIRIDAS OU COTADAS POR BOLSA DE VALORES. Uma forma de investimento temporário, utilizado pela entidade para investir suas disponibilidades.

AÇÕES DE PRIMEIRA LINHA. Ações ordinárias de uma empresa conhecida nacionalmente e que apresenta um longo histórico de aumento de lucros e pagamento de dividendos, além da excelente reputação de seus administradores, produtos e serviços. O preço das ações de primeira linha é via de regra alto, e os rendimentos relativamente baixos.

AÇÕES EM TESOURARIA. Normalmente não é permitido às empresas adquirir suas próprias ações, a não ser quando: em operações de resgate, reembolso ou amortizações de ações; aquisição para permanência em tesouraria ou cancelamento, desde que até o valor do saldo de lucros ou reservas (exceto legal) e sem diminuição do capital social ou recebimento dessas ações por doação; aquisição para diminuição do capital. (Veja restrições na Lei).

AÇÕES ENDOSSÁVEIS. Uma forma de circulação das ações em que a propriedade das ações endossáveis se presume pela posse do título com base em série regular de endossos, mas o exercício do direito perante a empresa requer a averbação do nome do acionista no livro Registro de Ações Endossáveis e no certificado. Portanto, a transferência mediante endosso não tem eficácia perante a empresa, enquanto não for averbada no livro de registro e no próprio certificado; o endossatário, porém, que demonstrar ser possuidor do título com base em série regular de endossos, tem direito de obter a averbação da transferência ou a emissão de novo certificado em seu nome.

AÇÕES ORDINÁRIAS. Ações comuns, desprovidas de quaisquer restrições, porém não dotadas de nenhum privilégio, salvo o direito a voto.

AÇÕES PREFERENCIAIS. Ações que conferem preferências previamente declaradas nos estatutos, tais como: (a) prioridade na distribuição de dividendos; e/ou (b) prioridade no reembolso do capital, com ou sem prêmio. O número dessas ações, sem direito a voto, ou sujeitas a restrições no exercício desse direito, não pode ultrapassar dois terços do total das ações emitidas.

AÇÕES SEM VALOR NOMINAL. Criadas pela Lei n 6.404/76, cujo preço de emissão é fixado, na constituição, pelos fundadores, e, nos aumentos de capital, pela assembléia geral ou pelo conselho de administração, conforme dispuser o estatuto.

ACTIVITY – BASED COSTING. Ver ABC COSTING e Custeio Baseado em Atividade.

ACTIVITY BASED MANAGEMENT – Gestão Baseada em Atividade

ACTIVITY CENTER – Centro de atividade

ACTIVITY-ON-ARC. Método usado para construir redes de projetos, em que um arco representa uma atividade requerida pelo projeto, e um círculo representa um evento, um ponto no tempo em que todas as atividades que levam a este círculo (nó) são completadas.

ACTIVITY-ON-NODE. Método usado para construir redes de projetos que usa círculos para representar atividades, e arcos para representar relacionamentos precedentes.

ACTS DISCREDITABLE. Ações de um profissional que levam a profissão ao descredito, como por exemplo, reter documentos dos clientes mediante exigência de pagamento; discriminação ilegal de empregados, candidatos a emprego, candidatos a promoção; e negligência no cumprimento das leis.

ACUMULAÇÃO DE CUSTO. Aglutinação dos dados de custo, de maneira organizada, por intermédio do sistema contábil.

ACURÁCIA – A característica de uma mensuração que revela quão próximo do valor verdadeiro se está, ou quão próximo de exata é a medida.

A DESCOBERTO. Ver Passivo a Descoberto.

ADIANTAMENTO A EMPREGADOS (ADIANTAMENTO A FUNCIONÁRIOS). (1) Concessão de empréstimo, praticado pela empresa, realizado a empregados, para que estes devolvam o montante ao receberem os seus salários. Representa um direito da empresa (não uma despesa) e, em geral, pertence ao Ativo Circulante, pois o prazo de devolução é curto; (2) Conta do Ativo Circulante que representa créditos da empresa junto aos seus empregados referentes a adiantamentos concedidos por conta de salários, por conta de despesas, empréstimos e outros.

ADIANTAMENTO A FORNECEDORES. Conta do Ativo Circulante que abriga os adiantamentos efetuados pela empresa a fornecedores, vinculados a compras específicas de materiais que serão incorporados aos estoques quando de seu efetivo recebimento.

ADIANTAMENTO A TERCEIROS. Conta do Ativo Circulante que representa valores entregues a terceiros, mas sem vinculação específica ao fornecimento de bens ou serviços contratuais predeterminados.

ADIANTAMENTO DE CLIENTES. Conta do Passivo Circulante que registra, usualmente, parcelas contratuais recebidas antecipadamente, para entrega futura de bens, (equipamentos ou serviços) tais como: os de empreiteiros de obras, transporte a executar e outros.

ADIANTAMENTO DE SALÁRIOS. Ver Adiantamento a Empregados.

ADIANTAMENTO PARA AUMENTO DE CAPITAL. Recursos recebidos pela empresa de seus acionistas ou quotistas destinados a serem utilizados para aumento de capital.

ADIANTAMENTO PARA DESPESAS. Subconta de Adiantamento a Funcionários. Destina-se a registrar os recursos fornecidos a funcionários para custear suas despesas quando a serviço da empresa.

ADIANTAMENTO PARA INVERSÕES FIXAS. Conta do Ativo Permanente que registra os materiais e bens da empresa destinados à aplicação no imobilizado.

ADIANTAMENTO PARA VIAGENS. Subconta de Adiantamento a Funcionários. Destina-se a registrar os recursos fornecidos a funcionários para custear suas despesas de viagens a serviço.

ADIANTAMENTO SOBRE CAMBIAIS ENTREGUES (ACE). Ocorre quando o exportador contrata o câmbio após o embarque da mercadoria e entrega ao banco os direitos que provam seu crédito contra um comprador estrangeiro. Estará, simultaneamente, contratando e entregando o câmbio contratado. Poderá, também, ser resultante da reclassificação da conta Adiantamento sobre Contrato de Câmbio, quando a empresa entrega ao banco documentos contra o importador no exterior. Os valores relativos ao ACE constituem uma obrigação do exportador, porém uma obrigação solidária, sendo o importador o principal pagador. O ACE corresponde ao Desconto de Duplicatas.

ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO (ACC). Ocorre quando um exportador firma contrato de câmbio antes da entrega dos documentos de embarque; o exportador estará contratando a venda de moeda estrangeira por um preço certo em moeda nacional. Somente o pagamento pelo importador no exterior e a disponibilidade das divisas pelo banqueiro brasileiro liquidam a operação de câmbio. Os valores relativos ao ACC, até a entrega dos documentos ao banco, constituem obrigação real e pessoal do exportador.

ADIÇÕES AO LUCRO LÍQUIDO. De acordo com a legislação fiscal, para determinação do lucro real (tributável) deverão, a título de exemplos, ser adicionados ao lucro líquido do exercício: a) Os custos, despesas, encargos, perdas, provisões, participações e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do lucro líquido que, de acordo com a legislação tributária, não sejam dedutíveis; b) Os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores não incluídos na apuração do lucro líquido que, de acordo com a legislação tributária, devam ser computados na determinação do lucro real.

ADIÇÕES COMPLEMENTARES. Incremento no tamanho físico do bem por meio de expansão, extensão etc. Agregam-se ao valor contábil do bem.

ADDITIONAL PAID-IN CAPITAL - Agio

ADJUSTING ENTRY Lançamento de ajuste

ADJUSTED TRIAL BALANCEBalancete ajustado

ADMINISTRAÇÃO DIRETA OU CENTRALIZADA. Aquela que se encontra integrada na estrutura organizacional, diretamente ao chefe do Poder Executivo.

ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO (WORKING CAPITAL MANAGEMENT). Uma área de Finanças que trata da administração de contas circulantes da empresa, incluindo seus ativos e passivos circulantes.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL – Modelo de Gestão por Resultados adotado pelo governo brasileiro a partir de 1998 por meio da Lei No 9637 de 15/05/1998 que define as organizações sociais e o contrato de gestão, lei No 9.649 de 27/05/1998 que autoriza o Estado a celebrar contratos de gestão e Decreto No 2.829 de 29/10/1998 do Ministério do Planejamento e Orçamento

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA OU DESCENTRALIZADA. Caracterizada como serviço público ou de interesse público, transferida ou deslocada do Estado, para outra entidade por ele criada ou cuja criação é por ele autorizada.

ADMINISTRAÇÃO POR EXCEÇÃO. A prática do executivo de concentrar sua atenção principalmente nos desvios significativos dos resultados esperados. Também poderia ser chamada de administração por variação.

ADMINISTRATIVE CONTROLS – Controles Administrativos

ADMINISTRATIVE EXPENSE. Despesa Administrativa.

ADR (AMERICAN DEPOSITARY RECEIPT). Recibo de Depósito Americano. Título emitido nos EUA, representando ações de empresa estrangeira, com a função de permitir que essas ações sejam negociadas nos EUA.

ADVERSE OPINION Opinião adversa. Veja Parecer Adverso.

ADVERTISING EXPENSE. Despesa de Propaganda.

AD-VALOREM – imposto cobrado sobre o valor dos bens

AFFIDAVIT. Declaração prestada a Instituições Financeiras de que não pesa ônus sobre garantia de empréstimo.

AFFILIATED COMPANY. Empresa Coligada, Controlada ou Subsidiária.

AFRMM. Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante.

AG (AKTIENGESELLSCHAFT). Tipo de sociedade anônima de capital aberto da Alemanha.

AGE. Sigla de Assembléia Geral Extraordinária. Quando necessidade de outra assembléia geral. Ver Assembléia Geral.

AGÊNCIA. Estabelecimento que se encarrega de tratar de negócios por conta da matriz, mediante certa remuneração. Normalmente, presta serviços para a matriz, que se responsabiliza econômica e financeiramente pela agência.

AGENTES ECONÔMICOS. (1) Reconhece-se o papel e a existência do agente econômico, que pode ser: pessoas naturais, grupos diversos (proprietários, gerentes, empregados, clientes, fornecedores etc.). Também pode ser considerado como um conceito primitivo, da onde se derivou o da entidade. (2) São pessoas de natureza física ou jurídica que, através de suas ações, contribuem para o funcionamento do sistema econômico.

ÁGIO. Acréscimo de valor aferido no ato da venda da ação, ou seja, ação vendida por valor maior que o nominal.

AGING ACCOUNTS RECEIVABLE (Aging List) Lista de contas a receber por idade de vencimento

AGO. Sigla de Assembléia Geral Ordinária. Anualmente, nos quatro primeiros meses seguintes ao término do exercício social, há uma reunião dos acionistas, denominada Assembléia Geral Ordinária. Ver Assembléia Geral.

AGREGAÇÃO. Soma aritmética de todos os valores positivos e negativos em um determinado período, originando-se os saldos das contas.

AGRIBUSINESS. (1) Agroindústria; (2) Agronegócio; (3) Terminologia cunhada por Davis Goldberg (1955) aos estudos da cadeia ou Sistema Agroalimentar (SAG).

AGROINDÚSTRIA. Todo segmento industrial de produtos alimentícios, as indústrias que transformam matéria-prima agropecuária em produtos intermediários e, como casos especiais, as indústrias de óleos vegetais não comestíveis, de farinha de peixe e de rações, desde que se utilizem de insumos agropecuários.

AGRUPAMENTO DE CONTAS. União de contas de mesma natureza em um mesmo grupo.

AGV – Automated Guided Vehicle – Sistema de manuseio de material automatizado capaz de entregar parte, peças e ferramentas em vários centros de atividades.

AIC. Sigla de Associação Interamericana de Contabilidade.

AICPA. Sigla de American Institute of Certified Public Accountants.

AIDING AND ABETTING. Teoria sob a qual processos legais são levantados contra auditores por investidores e terceiros, alegando que os auditores têm um papel indireto no arquivamento de informações financeiras equivocadas com a SEC.

AISAccounting Information System – Sistema de Informação Contábil

AJUSTE A VALOR PRESENTE. (1) Determinação do valor presente de um montante futuro. Neste caso, normalmente esse ajuste é feito em função da oportunidade de um retorno desejado. (2) Nas transações em longo prazo com juros embutidos, a prática normal é de proceder na contabilidade a uma redução desses ativos ao seu valor atual ou presente, mediante a técnica do desconto, com base nas taxas de juros normais praticadas no mercado.

AJUSTES DE ANOS ANTERIORES. Procedimento contábil determinado pela Lei das Sociedades por Ações pelo qual serão contabilizados diretamente na conta de Lucros Acumulados, sem transitar pela Demonstração do Resultado do Exercício, os Ajustes de Anos Anteriores decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

AJUSTES (YEAR-END ADJUSTMENTS). São acertos que a empresa realiza na apuração do resultado (normalmente em final de período) para adequar-se ao regime de competência. Exemplos: material de escritório, seguros a vencer, devedores duvidosos, depreciação etc.

ALAVANCAGEM FINANCEIRA. Metodologia que contribui para a tomada de decisões sobre formas alternativas ou diferentes dosagens entre capital de terceiros e capital próprio. Existem duas formas alternativas de olharmos a alavancagem: uma que relaciona o retorno sobre o patrimônio líquido efetivamente obtido com a combinação de recursos próprios e de terceiros, efetivamente utilizada com o retorno que seria obtido se os recursos próprios substituíssem os de terceiros, conhecida como Alavancagem Financeira. A segunda forma encara a alavancagem como a variação percentual nas vendas.

ALAVANCAGEM OPERACIONAL. A extensão que os custos fixos operacionais são utilizados na operação da empresa, representado pelas variações das vendas em relação a variações no lucro operacional.

ALCANCE. Ato pelo qual se indica que o servidor é detentor de adiantamento e ainda não prestou contas ou sua prestação de contas não foi aceita.

Yüklə 1,59 Mb.

Dostları ilə paylaş:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   32




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin