Disciplina processo do Trabalho nome do professor márcia Gemaque



Yüklə 133,37 Kb.
tarix07.08.2018
ölçüsü133,37 Kb.
#67883


DISCIPLINA Processo do Trabalho

NOME DO PROFESSOR Márcia Gemaque



Aula 01 e 02

Competência Material art. 114 da CF; Súmula Vinculante 22, 23 e Súmula 392 e 454 do TST com nova redação de 12/12/13; Súmula STJ 363: compete a Justiça do Trabalho todas as ações que decorram da relação de emprego com aplicação do Direito do Trabalho, exceto a ação penal. Assim compete possessória, consignatória, monitória, dano moral e material, estético. Também é na JT a execução fiscal da contribuição social não recolhida pelo empregador fixadas na decisão judicial. É JT a ação em face do empregador para requerer 8% do FGTS, porém, a ação em face da União/CEF (Caixa Econômica Federal), Banco Central, é na JF, bem como é na Justiça Federal, pugnam por reajustes por benefícios previdenciários o mesmo tipo de benefício concedido em face da União/Previdência Social, porém, a Execução, inclusive da alíquota destinada a acidente de trabalho, é JT,nova (Súmula 454).

Compete a JT todas as ações que decorram da relação coletiva de trabalho, ou seja, possessória de greve, consignatória de contribuição sindical; ação de representação sindical; impugnação de dirigente sindical; de eleição sindical,... , exceto ação penal.

No que se refere ao trabalho prestado na administração pública não compete com o estatutário/concursado pelo regime jurídico único, mas compete: a) concursado pela CLT/Celetista/empregado público; b) o não concursado pela (Súmula 363) tem direito apenas aos dias trabalhados e aos 8% FGTS; c) o terceirizado poderá responsabilizar a administração pública que não fiscalizou a terceirizada, real empregadora do terceirizado, dada a culpa “in vigilando”.

Competem a JT ainda, os conflitos que decorram das relações de trabalho, que não é emprego, as quais não se aplica o direito do trabalho. Assim, compete a JT a ação movida por representante comercial; autônomo; avulso; estagiário; cooperado..., as quais não se aplica o direito do trabalho.

Assim, compete à JT todas as ações que decorram da relação de emprego, exceto a ação penal; todas ações que decorram da relação coletiva de trabalho, exceto a ação penal; ações que decorram do trabalho prestado na administração pública por concursados pela CLT/Celetistas/Empregados Públicos e por não concursados; ações que decorram de outras relações de trabalho estas sem aplicação do direito do trabalho.
ATENÇÃO: A incompetência material é. Pode ser declarada de ofício com o art. 267 do CPC, a qualquer tempo, mesmo que já tenha havido decisão na JT, bem como, pode ser arguida pelo réu em preliminar contestatória.
Competência Territorial art. 651 da CLT e Súmula 214, c do TST tem como regra a vara do Trabalho do local da prestação de serviços, tanto a ação proposta pelo empregado quanto a ação proposta pelo empregador.

A regra prevista no Caput é do local da prestação dos serviços, ou seja, não interessa o domicílio do Réu ou a sede da empresa e é impossível o foro de eleição.

O empregado que é contratado em um local para trabalhar em outro, (art. 651, CPC) pode escolher entre o local da prestação dos serviços e o local da contratação.

Aquele que trabalha no Brasil e passa a trabalhar no exterior deve propor ação no Brasil, exceto Tratado Internacional dispondo em contrato.


Ao empregado viajante vigora o domicílio do autor, exceto se dentre os vários locais possuir vínculo de subordinação com determinado local quando deverá propor neste local.

ATENÇÃO: A incompetência territorial não pode ser declarada de ofício. Por ser relativa, é arguida por exceção.

Não sendo arguida ou não sendo acolhida, haverá prorrogação de competência, ou seja, o incompetente torna-se competente. Acolhida gera remessa dos autos ao juízo competente (art. 307 a 311 CPC).

Da decisão que não acolhe a exceção, não caberá Recurso Ordinário de imediato. Daquela que acolhe e remete os autos para outra Vara do mesmo TRT também não cabe Recurso Ordinário de imediato. Para aquela que acolhe e remete para outro TRT caberá RO de imediato, em razão do princípio da Irrecorribilidade.


Competência em razão da pessoa art. 799 a 801 da CLT não há foro privilegiado.

Na JT não existe Foro privilegiado, eventual incompetência será do juiz que comparado a parte é parente até o 3º grau civil; amigo intimo; inimigo capital; sócio ou possui interesse econômico.




Também é relativa e assim como a territorial é arguida por exceção por 24h improrrogáveis, para que o excepto se manifeste e a Vara tem 48h para instrução e decisão da exceção.


Diferente da territorial pode ser declarada de ofício e caso seja acolhida não haverá remessa de autos, pois apenas o juiz é substituído.
Prorrogação de Competência art. 112 a 114 do CPC, as incompetências relativas em razão do lugar e da pessoa do juiz são prorrogáveis, ou seja, o que era incompetente torna-se competente, porém as incompetências absolutas em razão da matéria e funcional são improrrogáveis.
Competência Originária: a Justiça do Trabalho é composta por Varas do 1ª Grau, 24 TRTs no 2ª Grau (1 por Estado, exceto SP que tem 2 e os 6 Estados da Região Norte que estão em duplas) e 1 TST na Instancia Superior. Porém por competência originária dos Tribunais há ações com decisão de 1º Grau proferida pelos Tribunais, tais como, Ação Rescisória; Dissídio Coletivo; HC; MS contra ato de autoridade judiciária.
Diferença entre Cognição e Execução: no processo de execução o rito é único e aplica-se subsidiariamente a Lei de execuções Fiscais art. 889 da CLT, mas no processo cognata/cognição/de conhecimento há o rito sumário; sumaríssimo; especial e ordinário, com aplicação subsidiária do CPC art. 769 da CLT.

A cognição exige provocação do autor (principio da inércia), mas a execução pode ser iniciada de ofício ou a requerimento de qualquer das partes. Na cognição as testemunhas não são arroladas e podem ser até três por parte exceto no rito sumaríssimo que são duas e no inquérito de são seis. Entretanto, na execução são admitidas até três testemunhas arroladas art. 845, 884 §2º e 886 da CLT.


Rito Sumário/de Alçada/de Causa com Valor reduzido: Lei 5.584/70 é destinado às ações com pedido líquido limitado a 2 salários mínimos nacionais.

Para ação até 2 salários mínimos onde a vara atua como única instância trabalhista, ou seja, desta decisão única da vara não caberá recurso na JT. Porém, se essa única decisão afronta a CF com repercussão geral, recurso extraordinário em 15 dias no prazo do CPC.

Além de não caber recurso não cabe MS nem rescisória.
Rito Sumaríssimo do art. 852-A a 852-I, 895 §1º, 896 §9º da CLT e Súmula 442 e 458 do TST. Não cabe em face da administração pública. É destinado a ações com limite de 40 salários mínimos.

Para ações até 40 salários mínimos, possui 2 requisitos cumulativos: endereço completo da ré pois não admite citação por edital e pedido certo e determinado até o limite.


A falta desses requisitos gera arquivamento com custas de 2% do valor atribuído à causa, salvo justiça gratuita.

Obs.: não cabe em face da administração pública direta, autarquia e fundacional.

Deve ser apreciada em 15 dias e julgada em 30 dias, podendo constar de pauta especial com privilégio.

A perícia de insalubridade ou periculosidade é impugnada em 05 dias.

O juiz deve respeitar os 30 dias.

Audiência é sempre una e por motivo justificado confirmado também respeita os 30 dias.

A testemunha comprovadamente ausente gera redesignação da audiência, respeitados os prazos. Todas as decisões deste rito não contém apelatória.
Rito especial de Inquérito Judicial para apuração de falta grave, art. 853 a 855, Súmula 379 do TST é a ação proposta pelo empregador no prazo decadencial de 30dias contados da suspensão do empregado estável para que o juiz apure a justacausa, a fim de declarar extinto o contrato de trabalho.

É rito com o fim específico de apurar justa causa e extinguir o vínculo assegurados os direitos adquiridos de saldo de salário e de férias vencidas.

OBS. Também são processadas por Rito Especial as ações de MS. Rescisória, Cautelar, Possessória, Cumprimento, Dissídio Coletivo…
Rito Ordinário/Comum/Padrão, art. 840 da CLT admite iniciais escritas ou verbais. Quando verbal a inicial deve ser reduzida a termo pelo diretor da Vara designada edeve ser depois ratificada pelo autor em duas vias (art. 840, §2º da CLT).
Citação cognitiva em regra é por via postal (art. 841, §1º) e em qualquer caso entre a ciência do réu e a audiência designada deve transcorrer o mínimo de 05dias (art. 841 da CLT) sob pena de nulidade processual (para o poder público há no mínimo de 20 dias).
Concentração dos atos da cognição em audiência UNA: 1ª Tentativa de Acordo; Defesa; Instrução; Razões Finais; 2ª tentativa de acordo; sentença.
Diferença entre Matéria de Fato e Matéria de Direito e o ônus da Prova art. 818 da CLT e 333 do CPC, Revelia e Confissão, art. 843 da CLT, art. 319 do CPC e Súmula 122 do TST.

Ausência da parte na audiência de instrução, Súmula 74 do TST

AUTOR= confissão ficta, ou seja, verdade presumida dos fatos apresentados na contestação com decisão improcedência dos fatos

RÉU = confissão ficta, ou seja, verdade presumida dos fatos apresentados na ação da decisão procedência dos fatos.

AMBOS = há julgamento, observado o ônus da prova.
Provas:


  1. Documentos, art. 830, CLT: cópia autenticada por cartório ou advogado. Impugnação será aberto incidente processual até que o juiz declare ou não a nulidade do documento e o desentranhamento.

  2. Depoimento pessoal, art. 843, CLT e Súmula 377 do TST :O silêncio e a contradição geram confissão.

Empregado doente poderá se fazer representar pelo sindicato ou colega de profissão.

Empregador por preposto/ empregado exceto empregador doméstico, pequeno e micro empresário, cujo preposto pode não ser empregado.



  1. Testemunhas, art. 845, CLT: até 03 testemunhas por parte.

  2. Perícia, art. 195§2º da CLT e Súmulas 453 e 457 do TST: obrigatória somente nas ações de insalubridade e periculosidade.

  3. Inspeção Judicial, art. 440 a 443 do CPC c/c art. 769 da CLT o juiz no local


Ausência de parte em audiência:

AUTOR= arquivamento com custa de 2% da causa pelo autor, após o 1º arquivamento, exceto declaração de pobreza para propor nova ação, arquivada esta, deverá esperar 06 meses para propor nova ação, esta sendo a 3º. Ocorrerá perempção na 4º tentativa e na 3º que não esperar por 06 meses, esta perempção também gera pagamento de custas.


RÉU= revelia (art. 844, CLT), exceto doença (Súmula 122), o efeito da revelia é reputar verdadeiro o fato alegado na inicial, por consequência a providência deste e custas de 2% da condenação.

Cerceio de Defesa (art. 5º, LV, CF)


Ocorre quando a única prova é encerrada, ou seja, indeferir testemunha não é cercar mais indeferir a testemunha que provaria aquele fato específico.

Também é cerceio a falta de perícia em insalubridade e periculosidade.


Nulidade (art. 794 a 798, CLT)

Deve gerar prejuízo o ato causado e devem ser arguidas na primeira oportunidade.

Existem nulidades impreclusivas, como ausência de perícia obrigatória ou ausência do mínimo 5 dias entre a citação e a audiência ou citação por edital em sumaríssimo.

Porém, existem nulidades preclusivas pois dependem da parte protestar porque não há um artigo específico em que obrigue o juiz. Exemplo: não ouvir a única testemunha (art. 795, CLT).

A nulidade existente pode ser suprimida se existir outra prova ou se for possível refazer o ato quando suprida não será providenciada, declarada.

Deverá ser arguida em recurso ordinário, portanto será declarada por Turma do TRT em 2º grau com a determinação de retorno dos autos a vara de origem para que sejam feitos os atos inclinados de nulidade. Na declaração de nulidade o Tribunal aponta o ato causador e os atos posteriores prejudicados.



OAB FGV EXAME X – Processo do Trabalho - Questão 77

Uma reclamação trabalhista é ajuizada em São Paulo (TRT da 2a Região) e, na audiência designada, a reclamada apresenta resposta escrita sob a forma de contestação e exceção de incompetência relativa em razão do lugar, pois o autor sempre trabalhara em Minas Gerais, que na sua ótica deve ser o local onde tramitará o feito. Após conferida vista ao exceto, na forma do Art. 800, da CLT, e confirmada a prestação dos serviços na outra localidade, o juiz acolhe a exceção e determina a remessa dos autos à capital mineira (MG - TRT da 3a Região). Dessa decisão, de acordo com o entendimento do TST, e independentemente do seu mérito,

A) cabe de imediato recurso de agravo de instrumento para o TRT de São Paulo, por tratar-se de decisão interlocutória.

B) nada há a fazer, pois das decisões interlocutórias, na Justiça do Trabalho, não é possível recurso imediato.

C) compete à parte deixar consignado o seu protesto e renovar o inconformismo no recurso ordinário que for interposto após a sentença que será proferida em Minas Gerais.

D) cabe de imediato a interposição de recurso ordinário para o TRT de São Paulo.



OAB FGV EXAME X – Processo do Trabalho - Questão 78

José ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa Libertação Ltda., valendo-se do procedimento sumaríssimo. Contudo, José não liquidou os pedidos. De acordo com a CLT, o juiz deve

A) conceder prazo de 10 dias para que José sane o vício.

B) enviar os autos ao calculista da Vara, que liquidará o pedido.

C) arquivar a reclamação trabalhista e condenar o autor em custas.

D) prosseguir na reclamação e enfrentar o assunto caso provocado pela ré.



OAB FGV EXAME X – Processo do Trabalho - Questão 80

Em reclamação trabalhista movida contra um município, este não comparece à audiência inaugural. Diante dessa hipótese, assinale a afirmativa correta

A) Não se cogita de revelia porque o direito é indisponível.

B) Aplica-se a revelia contra o ente público.

C) Não há revelia, mas se aplica a confissão.

D) O juiz deve designar audiência de instrução, haja vista tratar-se de ente público.



OAB FGV EXAME XI – Processo do Trabalho - Questão 76

Um determinado trabalhador ajuizou uma reclamação trabalhista e, na data designada, faltou injustificadamente à audiência. Seu advogado requereu o desentranhamento dos documentos, no que foi atendido. Dois meses depois, apresentou a mesma reclamação, mas posteriormente resolve desistir dela em mesa de audiência, o que foi homologado pelo magistrado, sendo extinto o processo sem resolução do mérito. Caso queira ajuizar uma nova ação, o trabalhador

A) terá de aguardar o prazo de seis meses, pois contra ele será aplicada a pena de perempção.

B) poderá ajuizar a nova ação de imediato, contanto que pague o valor de uma multa que será arbitrada pelo juiz.

C) não precisará aguardar nenhum prazo para ajuizar nova ação.

D) deverá aguardar seis meses para ajuizar ação contra aquele empregador, mas não para outros que porventura venha a ter.



OAB FGV EXAME XI – Processo do Trabalho - Questão 77

Após trabalhar como empregado durante 6 meses, Paulo ajuizou reclamação trabalhista em face de sua ex-empregadora, a empresa Alfa Beta Ltda., pretendendo horas extras, nulidade do pedido de demissão por coação, além de adicional de insalubridade. Na primeira audiência o feito foi contestado, negando a ré o trabalho extraordinário, a coação e a atividade insalubre. Foram juntados controles de ponto e carta de próprio punho de Paulo pedindo demissão, documentos estes que foram impugnados pelo autor. Não foi produzida a prova técnica (perícia). Para a audiência de prosseguimento, as partes estavam intimadas pessoalmente para depoimentos pessoais, sob pena de confissão, mas não compareceram, estando presentes apenas os advogados. Declarando as partes que não têm outras provas a produzir, o Juiz encerrou a fase de instrução, seguindo o processo concluso para sentença. Com base nestas considerações, analise a distribuição do ônus da prova e assinale a afirmativa correta.

A) A ausência das partes gera a confissão ficta recíproca, devendo ser aplicada a regra de que para os fatos constitutivos cabe o ônus da prova ao autor, e para os extintivos, modificativos e impeditivos, o ônus será do réu. Assim, todos os pedidos deverão ser julgados improcedentes.

B) Não há confissão em razão da presença dos advogados. Mas não havendo outras provas, os pedidos deverão ser julgados improcedentes.

C) Em razão da confissão, presumem-se verdadeiros os fatos alegados. Tal aliado ao princípio da proteção ao hipossuficiente leva à presunção de que Paulo foi coagido a pedir demissão, trabalhava extraordinariamente e faz jus ao adicional de insalubridade. Logo, os pedidos procedem.

D) Em razão da confissão, os pedidos de horas extras e nulidade do pedido de demissão procedem. Porém, improcede o de adicional de insalubridade, pois necessária a prova pericial para configurar o grau de insalubridade. Logo, este pleito improcede.



OAB FGV EXAME XI – Processo do Trabalho - Questão 78

Ícaro, piloto de avião, foi empregado da empresa Voe Alto Linhas Aéreas S/A de 12 de maio de 2010 a 20 de abril de 2012. Ao ser dispensado, deixou de receber parte de seus haveres trabalhistas da extinção, razão pela qual ajuizou reclamação trabalhista. A audiência foi designada para 10/10/2013. Porém, nessa data Ícaro estaria fora do país, já que necessitado de emprego e com a escassez do mercado nacional, empregou-se como piloto na China, onde reside, e não faz voos para o Brasil. Você é o advogado de Ícaro que, naturalmente, tem pressa em receber seus direitos sonegados. Assinale a alternativa que indica a medida legal a ser adotada para o mais rápido desenrolar do processo.

A) Deverá ser requerido o adiamento da audiência sem data posterior e, tão logo Ícaro informe quando poderá estar no Brasil, será requerido ao juiz a designação da realização da audiência.

B) Como advogado de Ícaro você deverá ter procuração com poderes especiais para representá-lo e assisti-lo em audiência suprindo assim a ausência.

C) Tendo em vista tratar-se de motivo relevante, e estar devidamente comprovado, Ícaro poderá fazer-se representar por outro empregado de mesma profissão ou por seu sindicato de classe.

D) Tendo em vista tratar-se de motivo poderoso, e estar devidamente comprovado, Ícaro poderá fazer-se representar por membro de sua família ou outro empregado da mesma empresa empregadora.



OAB FGV EXAME XI – Processo do Trabalho - Questão 79

Tendo em vista a proximidade de realização de grande evento na área de esportes, a cidade de Tribobó do Oeste decidiu reformar seu estádio de futebol. Para tanto, após licitação, contratou a empresa Alfa Ltda. para executar a reforma no prazo de um ano. Faltando dois meses para a conclusão da obra e a realização do mega evento, os operários entraram em greve paralisando os trabalhos integralmente. Diante destes fatos, assinale a afirmativa que se coaduna com a legitimidade ativa para instauração do dissídio coletivo.

A) Tanto a empresa Alfa Ltda. como o Sindicato da categoria dos empregados poderá instaurar a instância, sendo o ato privativo das partes litigantes.

B) Apenas o Sindicato dos Empregados poderá requerer a instauração do dissídio coletivo, já que se trata do sujeito ativo no caso de greve, sendo a empresa Alfa ré no processo.

C) Por haver interesse público a legitimidade ativa é exclusiva da empresa e do sindicato, bem como do Ministério Público do Trabalho, em caráter excepcional.

D) O dissídio poderá ser instaurado pelas partes por representação escrita ao Presidente do Tribunal; bem como por iniciativa do próprio Presidente e, ainda, por requerimento do Ministério Público do Trabalho.



OAB FGV EXAME XII – Processo do Trabalho - Questão 77

Em 10/04/2013 a empresa Alfa Beta Ltda. recebeu cópia da petição inicial de ação em face dela ajuizada, com notificação citatória para audiência no dia 14/04/2013. Nesta data, compareceu apenas o preposto da ré, munido da respectiva carta e carteira de trabalho, sem portar defesa, requerendo oralmente o adiamento da audiência. A partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

A) O juiz deverá manter a audiência e aplicar a revelia por ausência de defesa.

B) O juiz deverá adiar a audiência pela exiguidade de tempo entre a citação e a realização da audiência.

C) O juiz deverá manter a audiência, podendo o preposto apresentar defesa oral no prazo legal de 20 minutos, já que vigora o jus postulandi.

D) Face aos princípios da celeridade e economia processual, o juiz deverá manter a audiência, mas em razão da presença da ré, evidente o ânimo de defesa, não aplicará a revelia.



OAB FGV EXAME XII – Processo do Trabalho - Questão 78

Paulo ajuizou reclamação trabalhista pelo rito sumaríssimo em face da sua empregadora Carregada Ltda.. Arrolou suas testemunhas na petição inicial e pediu a notificação das mesmas, solicitação que foi indeferida. Na audiência, o advogado de Paulo requereu o adiamento pela ausência das testemunhas, dizendo que protestava pelo indeferimento da notificação e por isso não convidou espontaneamente as testemunhas. O requerimento foi indeferido pelo juiz, que prosseguiu com a audiência. Sobre a decisão do juiz, a partir da hipótese apresentada, assinale a opção correta.

A) A decisão foi equivocada, devendo ser deferido o adiamento, pois o prosseguimento do feito poderia gerar a nulidade por cerceamento de defesa.

B) A decisão foi correta, já que o procedimento sumaríssimo não contempla a oitiva de testemunhas.

C) A decisão foi correta, pois o procedimento sumaríssimo não admite a intimação de testemunhas.

D) A decisão foi correta, pois no procedimento sumaríssimo as testemunhas deverão comparecer à audiência independentemente de intimação. Em caso de ausência e mediante comprovação de convite, as testemunhas serão intimadas.



OAB FGV EXAME XII – Processo do Trabalho - Questão 80

Carlos Alberto foi caixa numa instituição bancária e ajuizou reclamação trabalhista, postulando o pagamento de horas extras, já que em uma das agências, na qual trabalhou por dois anos, cumpria jornada superior à legal. Em contestação, foram apresentados os controles, que não continham sobrejornada, e por essa razão foram expressamente impugnados pelo acionante. Na instrução, o banco não produziu prova, mas Carlos Alberto conduziu uma testemunha que com ele trabalhou sete meses na agência em questão e ratificou a jornada mais extensa declarada na petição inicial. Diante desta situação e de acordo com o entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta.

A) Uma vez que a testemunha trabalhou com o autor somente sete meses, este é o limite de tempo que limitará eventual condenação.

B) Se o juiz se convencer, pela prova testemunhal, que a sobrejornada ocorreu nos dois anos, poderá deferir as horas extras em todo o período.

C) Uma vez que a testemunha trabalhou com o autor em período inferior à metade do tempo questionado, não poderá ser fator de convencimento acerca da jornada.

D) Considerando que os controles foram juntados, uma única testemunha não poderia servir de prova da jornada cumprida.



OAB FGV EXAME XIII – Processo do Trabalho - Questão 77

Paulo ajuizou reclamação trabalhista em face de sua ex-empregadora, empresa Ouropuro Ltda.. No dia da audiência, a ré apresentou exceção de incompetência em razão do lugar, aduzindo fatos que eram desconhecidos até então pelo advogado de Paulo. De modo a possibilitar a melhor defesa de Paulo e para evitar o possível acolhimento da exceção, de acordo com a legislação trabalhista, assinale a opção que indica o procedimento correto a ser adotado.

A) Deverá ser requerido prazo de 10 dias para manifestação com o consequente adiamento da audiência.

B) Deverá o Juiz conceder prazo a Paulo por 24 horas para manifestação, prolatando a sentença da exceção de incompetência na primeira audiência.

C) O Juiz deverá adiar a audiência para a decisão, não sendo cabível a concessão de prazo à parte contrária, para manifestação.

D) O Juiz apreciará imediatamente a arguição de exceção de incompetência, não havendo previsão de concessão de prazo a Paulo, já que as audiências são unas.



OAB FGV EXAME XIII – Processo do Trabalho - Questão 80

Pedro, estivador, logo trabalhador avulso, está insatisfeito com os repasses que lhe são feitos pelos trabalhos no Porto de Tubarão. Pretende ajuizar ação em face do operador portuário e do órgão Gestor de Mão de Obra - OGMO. Como advogado de Pedro, indique a Justiça competente para o processamento e julgamento da demanda a ser proposta.

A) Justiça Comum Federal, dado que o avulso não tem vínculo de emprego com os réus e a matéria portuária é de âmbito nacional.

B) Justiça do Trabalho.

C) Justiça Comum Estadual, pela ausência de relação empregatícia, sendo o avulso uma espécie de trabalhador autônomo.

D) Poderá optar pela Justiça Comum Estadual ou Justiça do Trabalho, caso pretenda o reconhecimento de vínculo de emprego.



OAB FGV EXAME XIV – Processo do Trabalho - Questão 76

Determinada audiência, designada para as 10h, só teve início às 12h, ocasião em que o preposto e o advogado da empresa tinham se ausentado. A pauta de audiências fora pontualmente iniciada pelo juiz; porém, a complexidade de processos e depoimentos gerou atrasos substanciais. A partir da situação sugerida, assinale a opção correta.

A) Não haverá a revelia, pois o atraso do juiz está limitado a 15 minutos, podendo as parte se retirar.

B) Diante do atraso, o juiz deverá adiar a audiência, já que a parte ré está ausente, mas se fez presente no horário inicial.

C) O juiz deverá aguardar a parte ausente por 15 minutos, pelo princípio da reciprocidade.

D) A audiência deverá ser realizada normalmente, cabendo a aplicação da revelia e confissão à parte ré.



OAB FGV EXAME XIV – Processo do Trabalho - Questão 80

Sandro Vieira ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa Trianon Bebidas e Energéticos Ltda. pleiteando o pagamento de horas extras, pois alegou trabalhar de 2feira a sábado, das 9h às 19h, com intervalo de uma hora para refeição. Em defesa, a ré negou a jornada descrita na petição inicial, mas não juntou os controles de ponto. Em audiência, ao ser interrogado, o preposto informou que a ré possuía 18 empregados no estabelecimento. Diante da situação retratada, e considerando o entendimento consolidado do TST, assinale a opção correta.

A) Aplica-se a pena de confissão pela ausência de juntada dos controles, sendo então considerada verdadeira a jornada da petição inicial, na qual o juiz irá se basear na condenação de horas extras.

B) Haverá inversão do ônus da prova, que passar a ser da empresa, prevalecendo a jornada da inicial se dele não se desincumbir com sucesso.

C) Diante do impasse, e considerando que, com menos de 20 empregados, a empresa não É obrigada a manter controle escrito dos horários de entrada e saída dos empregados, o juiz decidirá a quem competirá o ônus da prova.

D) A falta de controle quando a empresa possui mais de 10 empregados é situação juridicamente imperdoável, o que autoriza o indeferimento da oitiva das testemunhas da empresa porventura presentes à audiência.



OAB FGV EXAME XV – Processo do Trabalho - Questão 79

Simone, ré em uma demanda trabalhista ajuizada por sua ex empregada doméstica, em audiência una requereu ao juiz o adiamento para juntada de documento suplementar, que não conseguiu obter, pois se referia ao depoimento prestado pela ora autora em outro processo como testemunha, no qual confessava nunca haver laborado em horário extraordinário. O documento não foi obtido por Simone, pois, logo a audiência daquele processo, os autos seguiram para conclusão, sem que fosse permitido a ela o acesso ao depoimento. O juiz da causa ora em audiência indeferiu o adiamento requerido por Simone, e, ao sentenciar, condenou a ao pagamento de horas extras. No prazo de recurso ordinário, Simone finalmente teve acesso ao documento que comprovava a inexistência do labor extraordinário.

Diante da situação apresentada, assinale a afirmativa correta.

A) Simone poderá juntar o documento no recurso ordinário.

B) Não cabe juntada do documento em recurso ordinário.

C) Precluiu a possibilidade de produção da prova documental por Simone.

D) Simone só poderia juntar o documento em embargos de declaração.

OAB FGV EXAME XV – Processo do Trabalho - Questão 80

Jorge, que presta serviços a uma companhia aérea na China, é autor de um processo em face da Viação Brasil S/A, sua ex empregadora. Na data da audiência, Jorge estará, comprovadamente, trabalhando na China.

Considerando que Jorge tem interesse no desfecho rápido de seu processo, deverá

A) requerer o adiamento para data próxima.

B) dar procuração com poderes específicos ao seu advogado para que este o represente. C) fazer-se representar por outro empregado da mesma profissão ou pelo seu sindicato.

D) deixar arquivar a demanda e ajuizar uma nova.



OAB FGV EXAME XVI – Processo do Trabalho - Questão 76

Antônio é assistente administrativo na sociedade empresária Setler Conservação Ltda., que presta serviços terceirizados à União. Ele está com o seu contrato em vigor, mas não recebeu o ticket refeição dos últimos doze meses, o que alcança o valor de R$ 2.400,00 (R$ 200,00 em cada mês). Em razão dessa irregularidade, estimulada pela ausência de fiscalização por parte da União, Antônio pretende cobrar o ticket por meio de reclamação trabalhista contra a empregadora e o tomador dos serviços, objetivando garantir deste a responsabilidade subsidiária, na forma da Súmula 331 do TST.

Diante da hipótese, assinale a afirmativa correta.

A)  A ação deverá seguir o procedimento ordinário, vez que há litisconsórcio passivo, sendo, em razão disso, obrigatório o rito comum.

B)  A ação deverá seguir o procedimento sumaríssimo, uma vez que o valor do pedido é inferior a 40 salários mínimos.

C)  A ação tramitará pelo rito ordinário porque um dos réus é ente público.

D)  O autor poderá optar pelo procedimento que lhe seja mais vantajoso.

OAB FGV EXAME XVI – Processo do Trabalho - Questão 79

Jairo requereu adicional de periculosidade em ação trabalhista movida em face de seu empregador. A gratuidade de justiça foi deferida e o perito realizou o laudo para receber ao final da demanda, tudo nos termos e nas limitações de valores fixados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Contudo, não foi constatada atividade em situação que ensejasse o pagamento do adicional pretendido.

Diante disso, assinale a afirmativa correta.

A)  A União fica responsável pelo pagamento dos honorários periciais.

B)  Como Jairo é beneficiário da gratuidade de justiça, está isento do pagamento de custas; logo, não poderá custear os honorários do perito, que ficam dispensados.

C)  A parte ré fica responsável pelo custeio da perícia, face à inversão do ônus da prova pela hipossuficiência do empregado.

D)  Jairo deverá custear os honorários parceladamente ou compensá-los com o que vier a receber no restante da demanda.

OAB FGV EXAME XVII – Processo do Trabalho - Questão 76

José é empregado da sociedade empresária Bicicletas Ltda. Necessitando de dinheiro, ele vendeu seu automóvel para seu patrão, sócio da socidade empresária. Para sua surpresa, foi dispensado imotivadamente 4 meses depois. Para garantir o pagamento de horas extras trabalhadas e não pagas, Jonas ajuizou ação trabalhista contra a sociedade empresária Bicicletas Ltda. A defesa da ré aduziu que não devia nenhuma hora extra a Jonas, pois o automóvel vendido ao sócio da ré apresentou defeito no motor, o que gerou prejuízo enorme para ele, razão pela qual tudo deveria ser compensado.

Diante disso, assinale a afirmativa correta.

A)  Descabe a condenação em horas extras, dado o prejuízo causado, tendo em vista a vedação ao enriquecimento sem causa.

B)  Descabe a arguição de compensação de qualquer natureza na Justiça do Trabalho, pois contrária ao princípio de proteção ao hipossuficiente.

C)  Descabe a compensação, porque a dívida imputada a José não é trabalhista, devidas assim as horas extras na integralidade.

D)  Cabe ac ompensação,desde que arguída em ação própria.

OAB FGV EXAME XVII – Processo do Trabalho - Questão 77

Brenda aufere um salário mínimo e meio e ajuizou reclamação trabalhista contra o empregador, postulando diversas verbas que entende fazer jus. Na petição inicial, não houve requerimento de gratuidade de justiça nem declaração de miserabilidade jurídica. O pedido foi julgado improcedente, mas, na sentença, o juiz concedeu, de ofício, a gratuidade de justiça.

Diante da situação e do comando legal, assinale a afirmativa correta.

A)  Houve julgamento extra petita no tocante à gratuidade, atraindo a nulidade do julgado, já que isso não foi requerido na petição inicial.

B)  A Lei é omissa a respeito, daí porque o juiz, invocando o princípio da proteção, poderia conceder espontaneamente a gratuidade de justiça.

C)  A sociedade empresária poderia recorrer para ver reformada a sentença, no tocante à concessão espontânea da gratuidade de justiça, tratando-se de julgamento ultra petita.

D)  O juiz agiu dentro do padrão legal, pois é possível a concessão da gratuidade de justiça de ofício, desde que presentes os requisitos legais, como era o caso.

OAB FGV EXAME XVII – Processo do Trabalho - Questão 78

A papelaria Monte Fino Ltda. foi condenada numa reclamação trabalhista movida pelo ex-empregado Sérgio Silva. Uma das parcelas reivindicadas e deferidas foi o 13o salário, que a sociedade empresária insistia haver pago, mas não tinha o recibo em mãos porque houve um assalto na sociedade empresária, quando os bandidos levaram o cofre, as matérias- primas e todos os arquivos com a contabilidade e os documentos da sociedade empresária. Recuperados os arquivos pela polícia, agora, no momento do recurso, a Monte Fino Ltda. pretende juntar o recibo provando o pagamento, inclusive porque a sentença nada mencionou acerca da possível dedução de valores pagos sob o mesmo título.

De acordo com o caso apresentado e o entendimento jurisprudencial consolidado, assinale a afirmativa correta.

A)  É possível a juntada do documento no caso concreto, porque provado o justo impedimento para sua oportuna apresentação.

B)  O momento de apresentação da prova documental já se esgotou, não sendo possível fazê-lo em sede de recurso.

C)  Pelo princípio da primazia da realidade, qualquer

documento pode ser apresentado com sucesso em qualquer grau de jurisdição, inclusive na fase de execução, independentemente de justificativa.

D)  Há preclusão, e o juiz não pode aceitar a produção da prova em razão do princípio da proteção, pois isso diminuiria a condenação.



OAB FGV EXAME XVII – Processo do Trabalho - Questão 79

A sociedade empresária Beta S.A. teve a falência decretada durante a tramitação de uma reclamação trabalhista, fato devidamente informado ao juízo. Depois de julgado procedente em parte o pedido de diferenças de horas extras e de parcelas recisórias, nenhuma das partes recorreu da sentença, que transitou em julgado dessa forma. Teve, então, início a execução, com a apresentação dos cálculos pelo autor e posterior homologação pelo juiz.

Diante da situação, assinale a afirmativa correta.

A)  Há equívoco, pois, a partir da decretação da falência, a ação trabalhista passa a ser da competência do juízo falimentar, que deve proferir a sentença.

B)  O pagamento do valor homologado deverá ser feito no juízo da falência, que é universal.

C)  A execução será feita diretamente na Justiça do Trabalho, porque o título executivo foi criado pelo Juiz do Trabalho.

D)  Essa é a única hipótese de competência concorrente, ou seja, poderá ser executado tanto na Justiça do Trabalho quanto na Justiça comum.

OAB FGV EXAME XVIII – Processo do Trabalho - Questão 76 prova branca

A empresa XPTO Ltda., necessitando dispensar empregado estável, ajuizou inquérito para apuração de falta grave em face de seu empregado. No dia da audiência, a empresa apresentou seis testemunhas, protestando pela oitiva de todas. O empregado apresentou três testemunhas, afirmando ser este o limite na Justiça do Trabalho.

Assinale a alternativa que mostra qual advogado agiu da forma determinada na CLT.

A)  O advogado da empresa agiu corretamente, pois trata-se de inquérito para apuração de falta grave.

B)  O juiz determinou que a empresa dispensasse três das seis testemunhas, pois é necessário o equilíbrio com a outra parte. Logo, ambos os advogados agiram corretamente, levando o número de testemunhas que entendiam cabível.

C)  O advogado do empregado está correto, pois o limite de testemunhas para o processo de rito ordinário é de três para cada parte.

D)  Os dois advogados se equivocaram, pois o limite legal é de três por processo no rito ordinário, sendo as testemunhas do juízo.

OAB FGV EXAME XVIII – Processo do Trabalho - Questão 78 prova branca

Marcos ajuizou reclamação trabalhista em face de sua ex- empregadora, a sociedade empresária Cardinal Roupas Ltda., afirmando ter sofrido acidente do trabalho (doença profissional). Em razão disso, requereu indenização por danos material e moral. Foi determinada a realização de perícia, que concluiu pela ausência de nexo causal entre o problema sofrido e as condições ambientais. Na audiência de instrução, foram ouvidas cinco testemunhas e colhidos os depoimentos pessoais. Com base na prova oral, o juiz se convenceu de que havia o nexo causal e os demais requisitos para a responsabilidade civil, pelo que deferiu o pedido.

Diante da situação retratada, e em relação aos honorários periciais, assinale a afirmativa correta.

A) O trabalhador sucumbiu no objeto da perícia feita pelo expert, de modo que pagará os honorários.

B)  Uma vez que a perícia não identificou o nexo causal, mas o juiz, sim, os honorários serão rateados entre as partes.

C)  A empresa pagará os honorários, pois foi sucumbente na pretensão objeto da perícia.

D)  Não havendo disposição a respeito, ficará a critério do juiz, com liberdade, determinar quem pagará os honorários.

OAB FGV EXAME XVIII – Processo do Trabalho - Questão 79 prova branca

Em sede de reclamação trabalhista sob o rito sumaríssimo, as testemunhas do autor não compareceram à audiência, apesar de convidadas verbalmente por ele. Na audiência, nada foi comprovado acerca da alegação do convite às testemunhas.

Diante disso, assinale a afirmativa correta.

A)  A audiência deverá prosseguir, pois não cabe a intimação das testemunhas, uma vez que não foi comprovado o convite a elas.

B)  As testemunhas deverão ser intimadas porque a busca da verdade real é um princípio que deve sempre prevalecer.

C)  As testemunhas deverão ser conduzidas coercitivamente, porque não se admite que descumpram seu dever de cidadania.

D)  O feito deverá ser adiado para novo comparecimento espontâneo das testemunhas.

OAB FGV EXAME XVIII – Processo do Trabalho - Questão 80 prova branca

Na qualidade de advogado de Mauro, você ajuizou reclamação trabalhista no local da prestação de serviços do empregado. Entretanto, o advogado da empresa ré, na audiência, apresentou exceção de incompetência em razão do lugar.

Diante disso, à luz da CLT,

A)  o autor-exceto terá 24 horas improrrogáveis para se manifestar.

B)  o juiz julgará independentemente da manifestação da parte contrária, pois não há previsão para tanto em razão do princípio da celeridade.

C)  o autor-exceto terá prazo de 48 horas para manifestação.

D)  o autor-exceto poderá se manifestar até a sessão de julgamento da exceção de incompetência.

Gabaritos Oficiais

Exame X = 76D 77D 78C 79A 80B

Exame XI = 76C 77A 78C 79D 80C

Exame XII = 76C 77B 78D 79D 80B

Exame XIII = 76B 77B 78C 79A 80B

Exame XIV = 76D 77A 78B 79A 80B

Exame XV = 76B 77B 78anulada 79A 80C

Exame XVI = 76C 77B 78C 79A 80C

Exame XVII = 76anulada 77D 78A 79B 80A



Exame XVIII = 76A 77A 78C 79A 80A

Página de


Yüklə 133,37 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin