Edital do curso de especializaçÃo em em educaçÃo ambiental e sustentabilidade no semi-árido pernambucano: curso de especializaçÃo para educadores e extensionistas



Yüklə 54,27 Kb.
tarix08.01.2019
ölçüsü54,27 Kb.
#92489



EDITAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA EDUCADORES E EXTENSIONISTAS

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, na página da UFRPE, por meio do endereço eletrônico http://www.prppg.ufrpe.br, bem como por Aviso de Edital veiculado no Diário Oficial da União, divulga o Edital do Processo Seletivo para Admissão de Aluno Regular do Curso de Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA EDUCADORES E EXTENSIONISTAS , proposto pelo Departamento de Administração da UFRPE (DADM), com apoio financeiro do MCT-INSA/CNPq através de seleção pelo do Edital Nº 35/2010 – LINHA TEMÁTICA 4 - CT-HIDRO/AÇÃO TRANSVERSAL.


1 - PERÍODO, LOCAL E PROCEDIMENTOS DAS INSCRIÇÕES

    1. Encontram-se abertas as inscrições, no período de 22 a 26 de outubro de 2012, para a participação de processo seletivo destinado à ocupação das vagas para aluno regular do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade no Semi-Árido Pernambucano para educadores e extensionistas, com carga horária de 390 horas.

    2. As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na Secretaria do Departamento de

Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco – DADM/UFRPE, localizado Universidade Federal Rural de Pernambuco - Departamento de Administração ( Pátio Interno do Departamento de Letras e Ciências Humanas), ou por via postal (Sedex ou correspondência registrada) em nome do curso de ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO para o endereço: Universidade Federal Rural de Pernambuco - Departamento de Administração/DADM - Rua Dom Manuel de Medeiros s/nº, Bairro Dois Irmãos - Recife (PE) - CEP: 52.171-900.
2 - DOCUMENTOS EXIGIDOS NO ATO DE INSCRIÇÃO


    1. A efetivação da inscrição será declarada através de publicação no site da UFRPE informando nome do candidato e indicação dos documentos recebidos pelo funcionário responsável, o qual emitirá recibo da inscrição com a indicação detalhada de todos os documentos recepcionados e pendências, se houver.

Documentos exigidos




  1. Ficha de inscrição conforme modelo anexo;

  2. Curriculum vitae. O formato Lattes é facultativo;

  3. 02 fotos 3X4;

  4. RG E CPF (fotocópias autenticadas);

  5. Diploma (ou declaração) de graduação ou de curso superior de tecnologia (que confere o grau de tecnólogo), com o respectivo histórico escolar, no qual conste o título da monografia ou outro Trabalho de Conclusão de Curso. Caso no histórico não conste esse título, o candidato deve apresentar documento que o comprove (fotocópias autenticadas);

  6. Proposta de trabalho contendo os seguintes itens: 1. Título; 2. Justificativa; 3.Objetivos: geral e específicos; 4. Resultados esperados; 5. Cronograma; 6. Bibliografia.- Formato: Cinco (05) páginas incluindo capa e bibliografia; fonte Times NewRoman, tamanho 12; espaçamento 1,5; parágrafos justificados; folha A4.

  7. Para os candidatos com vínculo empregatício, apresentar carta institucional liberando o profissional para realização de todas as atividades do Curso.




  1. PROCESSO SELETIVO: PERÍODO, NÚMERO DE VAGAS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

3.1. A seleção dos candidatos será realizada no período de 29 de outubro a 01 de novembro de 2012, sendo os resultados divulgados em 06 de novembro do mesmo ano através do site da UFRPE.


3.2. Os candidatos que se sentirem de alguma forma prejudicados pelo processo de seleção terão o prazo de 48 horas, contadas a partir do momento da divulgação dos resultados, para apresentar recurso por escrito à Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação da UFRPE, Campus Recife.
Síntese dos prazos determinados para o processo seletivo e desenvolvimento do curso

  • Inscrições: 22 a 26 de outubro de 2012

  • Processo de seleção dos inscritos: 29 de outubro a 01 de novembro de 2012

  • Divulgação do resultado: 06 de novembro de 2012

  • Limite apresentação de recurso: 08 de novembro de 2012

  • Matrículas: 07 a 08 de novembro de 2012

  • Aula inaugural e início do curso: 10 de novembro de 2012

  • Término do curso: Dezembro de 2013

3.3. Sobre o número de vagas, a disposição será feita da seguinte forma:

a) A totalidade das 50 vagas ofertadas está direcionada para professores de ensino fundamental e médio da rede pública e profissionais (Gestores e Extensionistas), graduados em economia, administração, ciências contábeis, direito, ciências agrárias, ciências biológicas, Geografia, Turismo, engenharias e áreas afins, integrados à realidade do Semi-Árido através de Organizações Não Governamentais, Instituições Públicas (estaduais e municipais), movimentos sociais e técnicos autônomos, integrados à realidade da convivência com o Semi-Árido;

b) Todos os inscritos que alcançarem pelo menos 5 pontos nos critérios adiante descritos, serão classificados. Como a turma só comporta 50 alunos regulares, os 50 candidatos que obtiverem as maiores pontuações serão considerados como selecionados, para matrícula imediata;

c) A desistência de algum dos 50 candidatos matriculados como alunos regulares, acima referidos, no início do curso, enseja a oportunidade para que esta vaga seja preenchida pelo aluno classificado na sequência.
3.4. Procedimentos da seleção
A seleção levará em conta a análise dos currículos e dos demais documentos entregues por ocasião da inscrição. A Comissão de Seleção será integrada pelo Coordenador Geral, pelo Coordenador Pedagógico e por um representante da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) e terá como presidente o Coordenador Geral do Curso.

4 - CRITÉRIOS GERAIS DA SELEÇÃO
4.1. O processo seletivo seguirá critérios de prioridade, como os apresentados a seguir:


CRITÉRIOS

PONTOS

I – EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COM EDUCAÇÃO E EXTENSÃO PARA O SEMI-ÁRIDO




Um semestre completo

0,5

Cada ano completo

1

Cada participação em projetos na área de educação ambiental

1







II- AFINIDADE DA GRADUAÇÃO (OU CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA)




Professores de ensino fundamental e médio da rede pública e profissionais (Gestores e Extensionistas), graduados em economia, administração, ciências contábeis, direito, ciências agrárias, ciências biológicas, Geografia, Turismo, engenharias e áreas afins

5

Candidatos cujas monografias ou trabalhos de conclusão de curso de graduação tenham abordado questões de educação ambiental no semi-árido

10

4.2. Os candidatos que não alcançarem 5 pontos serão considerados como eliminados.


  1. - DA MATRÍCULA, INÍCIO, LOCAL DAS AULAS E METODOLOGIA:

5.1. Para a efetivação da matrícula será necessário:

a) Caso o aluno seja estrangeiro, só poderá ser matriculado com a apresentação do visto de permanência no Brasil;

b) Caso o diploma apresentado seja estrangeiro o mesmo deverá estar reconhecido por instituição brasileira;
5.2. O curso terá duração de 14 (quatorze) meses, incluindo a produção do trabalho de conclusão no formato de um projeto de intervenção e os seminários de apresentação dos trabalhos, com término previsto para o mês de dezembro de 2013.

As aulas terão início no dia 10 de novembro de 2012


5.3. O curso será ministrado na Unidade Acadêmica da UFRPE em Serra Talhada (UAST) com abrangência para os municípios de Salgueiro, Parnamirim, Cabrobó, Itacuruba, Belém do São Francisco, Petrolina, Afrânio, Ouricuri, Araripina e adjacências.
5.4. O curso será semipresencial, sendo 30 horas/mês presenciais e 10 horas/mês à distância. Serão oferecidas 11 disciplinas, sendo nove módulos de 30 horas e 2 módulos de 60 horas. Soma-se, ainda, um período de dois meses, equivalente a 80 horas, para elaboração do trabalho de conclusão de curso.

O atendimento à distância será direcionado para soluções de dúvidas e atividades complementares da disciplina.


5.5. O término do curso está previsto para Dezembro de 2013.


    1. Informações complementares devem ser solicitadas através do email: especializacaoeducambiental@gmail.com

    2. Os casos omissos serão julgados pela Comissão de Seleção.

Recife, 17 de outubro de 2012





FOTO
FICHA DE INSCRIÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO

PEDIDO DE INSCRIÇÃO

Pelo presente, peço considerar-me candidato(a) ao Curso de Especialização em Comércio Exterior oferecido pelo Departamento de Ciências Sociais da UFRPE.

NOME COMPLETO:_________________________________________________________________

NOME PELO QUAL É MAIS CONHECIDO: __________________________________

FILIAÇÃO: Pai: _________________________________ Mãe: ______________________________

NASCIMENTO: Data:____/___/_______ Cidade:_____________________________________Estado:_______

IDENTIDADE: Nº:____________________ Órgão:____________C.P.F.______________________________

Se é estrangeiro, possui visto de permanência no país? ( )sim ( ) não

ESTADO CIVIL ( )Solteiro(a) ( )Casado(a) ( )Divorciado (a) ( )Outros

Endereço atualizado para correspondência:______________________________________________________

Nº_______Complemento______Bairro_____________Cidade__________________UF___ CEP______________



E-mail (s)_________________________________________________________________________

Fones: celular:_____________________________________;residencial: ___________________________

comercial: ___________________________________________________________

ESCOLARIDADE

Cursos Realizados

Mês/Ano de Conclusão

Instituição

curso


Ensino Médio





Indique também se pública ( ) ou privada ( )




Graduação











Pós-Graduação











Outros:











OBS.: há necessidade de apresentar o diploma ou declaração de conclusão de curso superior com o respectivo histórico escolar. Diploma obtido no exterior deve ser reconhecido por instituição brasileira.

Qual foi o título de sua monografia (ou outro tcc) no curso de graduação? ______________________

____________________________________________________________________________

Já tem um tema para trabalho de conclusão deste curso? ( )sim ( ) não Se sim, qual?_______________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

experiência profissional (especialmente a relacionada com o comércio exterior)

Instituição

função Desempenhada

Período





























Onde trabalha hoje? ___________________________________________________________________

Como obteve conhecimento deste curso? ________________________________________________________

Qual o seu conhecimento de línguas estrangeiras?


Nível de proficiência

Inglês

Francês

Espanhol

Outras

Nível intermediário













Fluência













Recife, ____ de _________________ de _______.

_______________________________________



Assinatura do(a) Candidato(a)
Yüklə 54,27 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin