Em nome de Allah, o misericordioso, o misericordiador



Yüklə 61,58 Kb.
tarix29.07.2018
ölçüsü61,58 Kb.

Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador
Os Louvores são para Allah, O Louvamos, Imploramos sua ajuda, E pedimos a Sua orientação. Nos Refugiamos em Allah do mal de nossas almas e dos pecados das nossas ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar, e quem Ele desencaminhar não encontrará ninguém que o possa guiar.

Du’a (Súplica)


Nossa aula de hoje é sobre o Du’a. É uma das mais belas formas de adoração . A minha intenção é que nós saiamos daqui amando fazer Du’a e sabendo fazer Du’a. E com a certeza de que se implorarmos a Allah Ele com toda a certeza atenderá.


Quem de nós aqui não tem problemas? Existe alguém cuja a vida não tenha nenhum problema? Existe alguém que não queira algo? Existe alguém aqui que não precise de algo? Existe alguém que não tenha um sonho que quer que ele se realize? Existe alguém que não precise de Allah? Existe alguém que não tema os seus pecados e que não tenha medo de entrar no inferno e que precise que Allah tenha misericórdia dele? Todos nós precisamos Dele, todos nós queremos que Ele esteja satisfeito conosco, todos nós queremos que Ele nos guie, Todos nós queremos que Ele nos perdoe. Como conseguiremos as coisas que queremos? Não conseguiremos a não ser levantando as mãos para o céu, e implorando a Allah de todo nosso coração. Irmãos todos nós precisamos do Du’a, todos nos precisamos de Allah SWT.
Como iremos resolver nossos problemas? pedindo aos seres humanos, pedindo para que as pessoas nos ajudem? Pra quem devemos pedir? pra quem devemos voltar? Basta você levantar as mãos para o Senhor dos Humanos e pedir Oh Allah resolva esse e aquele problema. Será que é lógico um pobre ir até outro pobre pedir algo? Será que é lógico um mendigo ir até outro mendigo e pedir para que lhe de algo? Allah SWT diz:
Oh humanos vcs são os pobres perante Allah e Allah é o Rico, O Louvável ”
Olhem a Aya:
Dize: Ó Allah, Soberano do poder! Tu concedes a soberania a quem Te apraz e a retiras de quem desejas; exaltas quem queres e humilhas a Teu belprazer. Em Tuas mãos está todo o Bem, porque só Tu és Onipotente” (al Imran 3:26)
Allah está nos dizendo, todos nós somos pobres, todos nós. Todos nós precisamos de Allah. Todos nós somos pobres, o mais rico dentre nós é pobre, o pobre dentre nós é pobre, o rei dentre nós é pobre, o milionário dentre nós é pobre, todos somos os pobres perante Allah SWT. E Allah é o Rico, rico em todos os sentidos, em toda sua plenitude, rico em sua infinidade. E nós os pobres, devemos voltar e pedir para quem ? Para o Rico, Allah !
Escutem o hadith qudsi, escute o hadith e imagine como se Allah SWT estivesse te chamando nesse momento.
Oh servos Meus, cada um de vós se encontraria desencaminhado, exceto aquele que tenha sido bem dirigido. Assim, implorai por Minha diretriz, e Eu vos dirigirei. Oh servos Meus cada um de vos se encontraria faminto, exceto a quem Eu houver alimentado. Assim, implorai para que Eu vos alimente, e vos alimentarei. Oh servos Meus, cada um de vos se encontrará despido, exceto a quem eu houver vestido. Assim, implorai para que eu vos vista, e vos vestirei. Oh servos Meus, cometeis faltas, noites e dias seguidos, e Eu vos perdôo todos os pecados. Assim, implorai perdão, e vos perdoarei. Oh servos meus jamais lograreis prejudicar-Me, nem tampouco beneficiar-Me. E ainda que o primeiro e o ultimo, de vós, humanos e gênios, tivessem o coração mais devoto, isso em nada aumentaria Meu reino. Oh Servos meus ainda que o primeiro e o ultimo de vos, humanos e gênios, se reunissem num mesmo lugar, e Me pedissem, e Eu concedesse a cada um seu anseio, isso não diminuiria o que Eu tenho, assim como o mar não aumentaria ao se lhe introduzíssemos uma gota de água. Oh servos Meus, são as vossas obras que computo, e logo vos compensarei por elas. Aquele que achar boa a recompensa, que louve a Allah. Porém aquele que achar o contrário, que não culpe a ninguém, mas a si mesmo.” (Muslim)
Farão du’a ou não? Tem certeza depois disso que Allah atenderá teu du’a ou não?
Imagine, qualquer um a quem vc pedisse certamente começará a te odiar, e a te reprovar por estar pedindo a ele , exceto Allah SWT que quanto mais você pedir a Ele mais Ele te amará. Allah não se cansará de atender teu Du’a até que tu te canses de pedir a Ele ...La ilaha ila Allah!
Imagine, se toda a humanidade estiver implorando para Allah e Allah SWT concedesse a todos os seus desejos, em nada diminuirá a Riqueza e a Soberania de Allah. Quer ver como isso é verdade?
Quanto Allah SWT concedeu de bênçãos a este mundo desde a sua criação? Já pensaram nisso? Quantas gotas de chuva já caíram para os humanos? Quantas plantações, quantos animais, quanto alimento, etc, etc, e etc...O quanto Allah concedeu a ti? Aos teus pais? a toda a humanidade... um dos nomes de Allah é Al Karim, KARIM é o Generoso, e generoso é aquele que dá sem pedir nada em troca. Imaginem!
Escutem as palavras de Allah:
Quando Meus servos te perguntarem por Mim, por certo, estou próximo, atendo a suplica do suplicante quando Me suplica.” (2:186)
Ele disse o du’a do suplicante ...não disse o du’a do temente, não disse o du’a do crente, não disse o dua daquele que reza dia e noite, Ele disse o du’a do suplicante...simplesmente daquele que Lhe pedir algo, então supliquem a Ele. Pedimos aos humanos e esquecemos o Senhor dos humanos?
quando Me suplica” isso quer dizer o que? Ou seja, se você Me pedir algo será aceito, a condição é que você peça. Ou seja, é você quem escolhe se quer ou não que Ele lhe conceda ou não o teu desejo.
Viram quando Ele diz: “estou próximo” ? Quantas ayas nós vemos no Quran dizendo: “Dize: Oh muhamad”. Mas nessa aya não tem dize pq? Pq Allah SWT se comunica diretamente com seus servos. Ou seja, você não precisa dizer Oh Muhamad peça para Allah, a porta entre você e Allah está aberta, é comunicação direta, na hora em que você quiser.
Vejamos outra aya , escutem Allah dizendo:
E o vosso Senhor disse: Suplicai-Me, Eu vos atenderei! (Ghafer: 60)

Ainda não acreditaram que Allah irá atender teu Du’a? Será que Allah diria isso se Ele não fosse aceitar teu Du’a? Astaghfarallah.

Irmãos porque não implorar para Allah? Se a gente tiver algum problema e quisermos nos livrar dele peçam a Allah! Se vocês não conseguem deixar um haram implorem a Allah para te ajudar a deixar, wallahi Ele irá te ajudar.! Se você gosta de algo que é haram implore a Allah para tirar isso do seu coração e Allah ajudará de tal forma que parecerá que jamais você gostou disso antes! Se você não consegue cumprir com uma ordem de Allah implore a Allah e Ele te ajudará a cumprir...wallahi irmãos basta pedir a Allah com sinceridade. Allah SWT está nos ordenando a implorar a Ele para Ele nos dar o que nós queremos..subhan Allah irmãos Allah atende o Du’a e concede o que nós pedimos.

Invocai vosso Senhor humilde e secretamente, porque Ele não ama os agressores.” (7:55)


Eis o relato da misericórdia de teu Senhor para com o Seu servo, Zacarias. Ao invocar, intimamente, seu Senhor” (19:2 e 3)
Escutem o hadith do Profeta SAAS:
o Du’a é a adoração” Quer saber o que é a adoração? o Du’a é a adoração... Tem pessoas que estranham esse hadith, pensando mas tem a oração, o jejum, o zakat , o hajj... pq o Du’a é a adoração?
Mas o que significa Ibada (adoração)? vem de que palavra ? Abd , que significa servo...o que significa servo? pobre, fraco, necessitado, não é isso? E que faz você se sentir um servo de Allah? o DU’A, ou seja, implorar a Allah, pedir a Allah. Por isso o Du’a é a Ibada, adoração. Pode ser que você não se sinta assim no salat, no jejum, no zakat, mas é praticamente impossível você não se sentir um servo de Allah no momento em que pede a Allah, em que implora a Allah, levantando as suas mãos, mostrando a sua fraqueza perante Ele, a sua pobreza perante Ele, a sua necessidade perante Ele. Por isso o Du’a é a adoração. E é por isso que Allah diz ...
E o vosso Senhor disse: Suplicai-Me, Eu vos atenderei! Por certo os que se ensoberbecerem diante de Minha adoração, entrarão, no inferno, humilhados.” (Ghafer:60)
Viu como Allah ao invés de colocar a palavra du’a colocou a palavra adoração, isso pq ? pq o Du’a é a adoração.

E considerou como aquele que não implora a Allah ? Mustaqbir, ou seja, soberbo. Ou seja, aquele que não faz du’a é considerado por Allah soberbo, ou seja, não precisa de Allah? Não necessita de Allah? Não tem problemas? Não tem pecados para que Allah perdoe? Não quer se salvar do fogo? Não quer o paraíso? Aquele que não levanta as mãos para Allah e lhe implora é soberbo.


Irmãos, não pode passar 1 dia sequer sem que levantemos nossas mãos para Allah e implorarmos a Ele...nem um dia . Por Allah irmãos, aquele que passa 1 dia, 3 dias, uma semana sem levantar as mãos para Allah e lhe implorar é considerado aos olhos Dele soberbo.
E a gente deve ter a verdadeira noção do que é Du’a. Du’a não é só quando precisamos de algo, o Du’a é sempre porque essa é a sua adoração para Allah, se vocês querem provar o sabor da adoração a Allah, o sabor de ser um servo de Allah façam Du’a, façam muita Du’a e provarão esse sabor. Irmãos se vocês querem sentir o poder de Allah perante Ti façam o Du’a. Façam Du’a para sentir próximos de Allah. Ou seja, façam du’a porque precisamos de Allah e porque queremos nos aproximar de Dele. Mostrem para Allah a vossa fraqueza e pobreza, peçam a ajuda de Allah para Ele nos guiar, para nos ajudar a deixar os pecados, para nos ajudar a dar menos valor a esse mundo, para Ele nos proteger do fogo e nos conceder o Paraíso. Levante as mãos e implore a Allah...Oh Allah me ajude, Oh Allah me proteja, Oh Allah me provê sustento, Oh Allah al Jannah! Nós não aprenderemos o que é adoração se não soubermos o que é o Du’a . Ouçam o hadith do Profeta SAAS:
Não há nada mais louvável aos olhos de Allah do que o Du’a
Ou seja, a melhor ponte entre você e Allah é o Du’a., é você levantar as mãos para Allah e dizer: “Oh Allah preciso disso”, “Oh Allah preciso daquilo”. Mesmo que seja algo para essa vida? Sim até mesmo se for algo para essa vida! Mesmo que eu peça Oh Allah um trabalho, Oh Allah comida, oh Allah dinheiro? Mesmo que você peça por isso, porque está fazendo a sua adoração para Allah e esse ato é um ato louvável.
O Profeta SAAS disse: “Aquele que não implora a Allah , tem a Ira de Allah.” Ou seja, aquele que não pedir a Allah, Allah se enfurece com ele. Irmãos é só pedir a Allah e ele nos concederá o pedido, temos que ter certeza disso, não podemos duvidar do que Allah SWT está nos dizendo.
Escutem o hadith do Profeta SAAS, um dos hadith mais belos:

“Allah, o Vivente, O Generoso, se envergonha quando um servo levanta suas mãos lhe implorando algo, que baixe suas mãos vazias.”


Será que ainda continuaremos duvidando que se implorarmos algo a Allah Ele nos atenderá?
Faremos du’a todos os dias depois disso ou não? Levantaremos nossas mãos para Allah todos os dias ou não?
Olhem como Allah concede os Du’a no Quran, Allah nos demonstrou diversos exemplos dentro do Quran:
Olhem para o Profeta Noé, quando todos ficaram contra ele, e ele já se encontrava fraco, e os crentes eram poucos, olhem o du’a dele:
Então ele invocou ao seu Senhor dizendo: “Estou vencido, socorre-me”
Resposta de Allah:
Entao, abrimos as portas do céu com água torrencial, e fizemos a terra emanando em fontes. Então, depararam-se as águas, conforme ordem determinada. E carregamo-lo sobre a arca de tábuas e pregos.” (54:11-13)
Olhem o Du’a do Profeta Zakariya, sendo ele já idoso, sua mulher idosa e estéril , ele não tinha filhos, e ele fez o Du’a :
Senhor meu, dádiva-me, de Tua parte, com descendência primorosa, por certo Tu és o Ouvidor da súplica”
Resposta de Allah:
Allah alvissara-te o nascimento de Yahia, confirmador de um Verbo de Allah, e será senhor e casto, e profeta entre os íntegros” 3:38
Olhem o Du’a de Ibrahim (AS) por Makkah q era um local onde só havia deserto.
Senhor meu, faze desta uma cidade de segurança e dá frutos, por sustento, a seus habitantes, àqueles, dentre eles, que crêem em Allah e no Derradeiro Dia. ”2:126

Olhem para Makkah hoje. Sua segurança e paz, bem como frutos e tamareiras.


Olhem o Du’a de todos os crentes em todos os tempos e locais...
Ó Senhor nosso, ouvimos um pregoeiro que nos convoca à fé dizendo: Crede em vosso Senhor! E cremos. Ó Senhor nosso, perdoa as nossas faltas, redime-nos das nossas más ações e leva-nos a alma para junto dos virtuosos.

Ó Senhor nosso, concede-nos o que prometeste, por intermédio dos Teus mensageiros, e não aviltes no Dia da Ressurreição. Tu jamais quebras a promessa.”
“Seu Senhor os atendeu dizendo: “Jamais desmerecerei a obra de qualquer um de vós, seja homem ou mulher, pois procedeis uns dos outros”

(3:193 e 195)


Ainda não acreditaram que Allah atende os du’as?
Olhem a historia do nosso amado Profeta SAAS, uma história simples.
A mãe de Abu Huraira, um grande companheiro do Profeta SAAS, era incrédula, mas com uma incredulidade fortíssima, falava mal do Profeta e rejeitava o Islam. Abu Huraira um dia foi até o Profeta SAAS e disse: “Oh Mensageiro de Allah, a minha mãe renega o Islam, eu falo com ela sobre o Islam e ela não me escuta, e o Abu Huraira chorando disse:“Oh Mensageiro de Allah implore a Allah para que guie minha mãe” e o Mensageiro de Allah disse: “Oh Allah guie a mãe de Abu Huraira”. Só essas palavras. Abu Huraira conta: “Fiquei certo do Du’a do Mensageiro de Allah e voltei para a casa de minha mãe e entrei. Quando entrei ela me disse: “ Oh Abu Huraira ! E eu disse: Sim. Ouça: “Axhadu na la ilaha ila Allah wa axhadu ana Muhamad Rassululah”. E ele conta: “Fiquei tão feliz que chorei, e voltei para o Mensageiro de Allah chorando de felicidade e disse Oh Mensageiro de Allah trago-lhe as boas novas, Allah atendeu o teu Du’a. O Profeta louvou a Allah. Então Abu Huraira disse: “Oh Mensageiro de Allah, implore a Allah para que eu e minha mãe sejamos amados pelos crentes e que os crentes sejam amados por nós.” Então o profeta disse: “Oh Allah faça com que Abu Huraira e sua mãe sejam amados pelos crentes e que os crentes sejam amados por eles”. E Abu Huraira disse: “Não houve nenhum crente que tenha nos conhecido ou ouvido falar de nós que não tenha nos amado” Subhna Allah, pelo Du’a do Profeta SAAS atendido por Allah. Olhem a incredulidade da mãe do Abu Huraira e olhem a convicção de Abu Huraira de que o Du’a seria atendido.
Irmãos, quem de nós quer que Allah guie alguém que amamos? Todos nós temos pessoas as quais amamos e queremos que Allah as guie, portanto, vejam esse exemplo, implorem a Allah com firmeza e certeza e insha Allah Ele guiará.
Um sábio uma vez disse: “Não diga jamais que Allah não vai atender o teu du’a porque é um pecador, porque Allah atendeu o Du’a da pior criatura Iblis, lúcifer, (que a maldição de Allah esteja sobre ele) Quando ele implorou: “Tolera-me até o dia em que os seres forem ressuscitados” e Allah respondeu: “Considera-te entre os tolerados”, se para Iblis foi atendido seu pedido, nós servos de Allah Ele não atenderá nosso du’a?
Pense em quantos du’a que Allah te atendeu. Tenham em mente que nem sempre o Du’a é aceito prontamente, as vezes ocorre mais tarde, mas aí quando Allah SWT atende teu du’a vem o shaytan e te diz: “Esqueça que você pediu isso a Allah” , mas pq ele faz isso? Para que você deixe o du’a e para que você não sinta que Allah atendeu teu Du’a. Porque se você se der conta de como Allah atende nossos du’a você vai se apegar mais e mais nele. E amará mais a Allah, por isso o shaytan faz você esquecer. Faz você pensar: “Ah sim, fui eu que consegui”, “Ah sim ainda bem que deu certo” e nem passa pela tua cabeça a doçura do du’a atendido por Allah. Tem pessoas que imploram a Allah determinada coisa, e quando conseguem dizem: “Pois é não sei como isso aconteceu” mas foi você quem pediu, você não pediu a Allah? Allah atende os du’a, já fizemos muitos du’a, e devemos sempre estar atentos para lembrar e dizer: “Alhamdulilah, Subhna Allah Allah atendeu meu du’a” para que a gente sinta a doçura e a felicidade do du’a atendido por Allah e não sejamos iludidos pelo shaytan. Milhões de Du’as já fizemos e milhões delas foram atendidas, portanto devemos ficar atentos para que toda vez que Allah atender um du’a você diga: “Sim, Allah atendeu meu Du’a”, pra você poder amar cada vez mais Allah, e amar cada vez mais implorar a Ele.

Agora vamos ver os momentos em que o Du’a tem maior probabilidade de ser atendido, ele pode ser atendido em qualquer momento, mas nesses momentos a chance é maior ainda...




  1. Ultimo terço da noite. O Profeta SAAS disse: “A hora em que Allah está mais próximo de Seu servo é no ultimo terço da noite”, acordem durante a noite irmãos, rezem 2 rakaas e sintam a maravilha do sabor de estar mais próximos de Allah SWT.

E disse o Profeta SAAS: “Há uma hora durante a noite que se um muslim pedir por qualquer coisa ele será atendido”


Veio um homem até o Profeta SAAS e disse: “ Qual du’a tem maior probabilidade de ser atendido?” Ele respondeu: “O feito no ultimo terço da noite”
Allah SWT desce até o céu da terra, como está descrito num hadith, no ultimo terço da noite, e diz: “Quem está me implorando para que Eu lhe atenda? quem está me pedindo algo para que Eu lhe dê? Quem está me pedindo perdão para que Eu lhe perdoe?” Irmãos, façam du’a nesse horário, nós precisamos de Allah e Ele está nos dizendo que Ele atende nossos du’a nessa hora.


  1. Uma hora do dia de Sexta-feira. O Profeta SAAS disse: “O melhor dia no qual o sol nasceu foi na sexta feira, nesse dia Adão foi criado, nesse dia ele desceu para a terra, nesse dia ele morreu, e nesse dia será al Quiamah (Ressurreição), e nele tem uma hora no qual se um servo muçulmano pede algo a Allah por um bem da vida mundana ou para a outra vida, o du’a não será rejeitado” . Que hora é essa? Há quem diga que é depois do fajr até a hora da saída do sol, e há quem diga que é antes da oração de sexta feira, e há quem diga que é durante a khutbah (sermão) de sexta-feira até o Imam terminar, há quem diga que é do asr até o maghreb e há quem diga que é a ultima hora antes do Maghreb, as posições mais fortes devido os hadith é que essa hora seja durante a oração de sexta feira e a última hora antes do maghreb. Então, façam du’a, pois nessa hora o du’a não será rejeitado.




  1. Durante a prostração. O momento em que o servo está mais próximo de Allah é durante a prostração portanto aumentem o du’a nesse momento.




  1. Entre o adhan e o iqama. O Profeta SAAS disse: “Entre o adhan e o Iqama o du’a não é rejeitado”




  1. Durante a chuva tb, durante a jihad fi sabilillah (pela causa de Allah), no Dia de Arafah, em frente a Kaabah, durante o tawaf (voltas em torno da kaabah), nas mesquitas, após o encerramento da leitura do Quran. Viram quantos momentos?

Bom, tem pessoas especificas os quais são atendidos os seus du’as, por ex um imam justo, um líder justo. O Profeta SAAS disse: “O Du’a de um imam justo não é rejeitado”


Outro, o jejuador, o du’a do jejuador antes de quebrar seu jejum tb não é rejeitado, procurem esses momentos irmãos e façam du’a neles.
Disse o profeta SAAS: “Há 3 tipos de pessoas que não tem seus du’as rejeitados: o du’a do injustiçado, (esse du’a não há entre ele e Allah barreiras), o du’a do viajante e o du’a de um pai ou mãe por seu filho.”
Outro tipo, o Du’a de um muslim por seu irmão ausente. O Profeta SAAS disse: “O Du’a de um muslim para seu irmão ausente é atendida por Allah, ao lado de sua cabeça fica um anjo que sempre que o muslim fizer um du’a pelo seu irmão por algo bom, o anjo diz para ele: “Amin, e para ti o mesmo”.
É como se dissesse, quando você quiser algo qual é o melhor pedir pra você mesmo ou pelo seu irmão? Imagine, se você fizer um du’a por seu irmão um anjo diz: ‘Amin e pra ti o mesmo” . Por isso irmãos façam du’a pelas nossas irmãs e irmãos muçulmanos, pelos nossos pais, por nós, por todos nossos irmãos em todos os lugares do mundo.
Outro, o du’a de um filho pelos seus pais muçulmanos, depois da morte desses. Outro, o du’a contra os inimigos do islam é atendida, façam du’a irmãos contra os inimigos do islam e dos muçulmanos na chechenia, Iraque, palestina, em tds os lugares.
Outro, após o arrependimento de um pecado, ou após o cumprimento de uma obrigação para com Allah. Ou seja, assim que você se arrepender perante Allah você tem um du’a que é atendido. Após fazer uma boa ação vocÊ tem um du’a que é atendido.
Outro, é um du’a quando você teme a alguém, quando você teme a alguém tem um du’a especifico, o Profeta SAAS nos ensina:
Allahuma ekfinífi bi ma shit wa kaifa shit inaka ‘ala kuli shay in qadir” é atendido irmãos, aprendam ele.
Viram quantas opções de momentos e situações temos onde o du’a é atendido? É como se dissesse que você tem diversas opções de momentos em um único dia. Por isso irmãos façam du’a, tudo isso e não faremos du’a?
O du’a tem 3 tipos de atendimento:


  1. é atendido como vc pediu

  2. é atrasado até o dia do juízo

  3. ou te protege de algo ruim que iria te acontecer.

O Profeta SAAS: “Não há nenhum de vós que faça um du’a sem que ele seja atendido por Allah, ou Allah apressa o resultado nessa vida, ou terá a resposta na outra vida ou apaga alguns dos seus pecados como resultado pelo que ele pediu.”


Bom, mas alguém pode dizer: “Não, mas eu quero que seja aceito nessa vida” então eu pergunto: Quem disse que tal du’a é bom para ti, ou seja te trará o bem? Quando você faz um du’a que é ruim para ti, mesmo você achando que é bom, por ex. Oh Allah permita que eu case com fulano (a), pode ser que se isso ocorrer seja um mal para ti e não um bem, então não será atendido nessa vida, e é lhe dado algo melhor no dia do juízo ou então apaga alguns dos teus pecados.
Viram a misericórdia de Allah? Até que Allah chame tal servo no dia do juízo e diga: “Os du’as que você fez foram atendidos, lembra daquele du’a” Sim Oh Allah! “Eu lhe atendi na vida terrena?” Sim Oh Allah. “Lembra do du’a tal?” Sim oh Allah! “Eu não atendi na vida terrena” Sim Oh Allah, não foi atendido! Então Allah dirá: “Eu preservei isso para você no paraíso” até que chegará um ponto em que servo iria preferir que nenhum du’a seu fosse aceito nessa vida.
Mas tomem cuidado, Jamais digam: “Ah eu fiz uma vez aquele du’a e não vai dar certo, não vai ser atendido” Façam du’a com a certeza que insha Allah será atendido, e se não for atendido nessa vida então tenha em mente que era pq um mal iria te acontecer e você não sabia, mas o Conhecedor do Manifesto e do Oculto sabe.
Agora vejamos as condições do du’a: O du’a é atendido de certeza se seguir 4 condições:


  1. A certeza de que será atendido. Jamais façam um du’a sem acreditar que será atendido, acredite firmemente de que será atendido. O Profeta SAAS disse: “Façam du’a com a certeza de serem atendidos”. E disse: “Quando um de vós fizer um du’a não digam: “Oh Allah se quiseres” mas façam du’a implorando firmemente” Sem a certeza de ser atendido, Allah não atenderá sua suplica.




  1. A concentração perante Allah enquanto tiver fazendo du’a. O Profeta SAAS disse: “e saibam que Allah não atende o du’a de um coração desatento perante Ele”. Façam du’a com todo seu corpo e alma voltado para Allah, cada vez que você se concentrar melhor mais chance de ser aceito o du’a. Por isso um sábio uma vez disse: “Eu sei quando meu du’a é atendido.” Perguntaram a ele: “Como?” Ele disse: “é quando meu coração se concentra e fica atento, minha pele se arrepia, e meus olhos derramam lágrimas, então sei que meu du’a será atendido”. Se concentrem no du’a irmãos, concentrem o coração no du’a, chorem. O Imam Ahmad Ibn Hambal disse: “ vocês sabem como deve um muslim fazer um du’a?” perguntaram a ele: “Como oh Imam?” Ele disse: “Imaginem um homem no meio do oceano se agarrando a um pedaço de madeira, que está se afogando, e que começou a implorar a Allah Oh Allah me salve, Oh Allah me salve, é dessa forma que um muslim deve fazer du’a.”

Imaginem , façam o du’a se imaginando nessa situação. E faça du’a em todas as ocasiões, pode ser por coisas simples, mesmo que precises de um pouco de açúcar, pra qualquer coisa, mas implora sempre com concentração . Pense na sua fraqueza e na força de Allah, pense na tua pobreza e na riqueza de Allah, faça du’a mostrando a tua posição rebaixada perante Allah o Exaltado. Os Ulamah dizem que se você sentir que seu coração está atento no du’a então será atendido. Então se seu coração estiver atento, teu corpo todo concentrado, concentrado em cada coisa q está implorando, insha Allah então será atendido. Acreditem nisso firmemente irmãos.



  1. Não se apressar quanto a resposta. Não se apressem, não digam: “Ah eu implorei e implorei e não foi atendido” não desistam do du’a. Olhem esse hadith: “Allah SWT diz para o anjo Gabriel: “Oh Gabriel, meu servo me implorou?” Sim Oh Allah, “Foi sincero no que me pediu?” Sim Oh Allah. “Oh Gabriel atrase no atendimento ao que ele me pediu, pois eu gosto de ouvir a sua voz”. Imaginem Allah gostar de ouvir a sua voz. Não se apressem irmãos, não importa quanto tempo deverás esperar mas não desista do du’a, não se apresse.




  1. Comer do lícito. Se seus bens provierem de algo que é haram, se seu dinheiro provem do haram, seu du’a não é aceito. O Profeta SAAS disse: “Allah é bom e só aceita o bom”. Allah SWT diz no quran: “Dize-lhes: Quem pode proibir as galas de Allah e o desfrutar os bons alimentos que Ele preparou para Seus servos? Dize-lhes ainda: Estas coisas pertencem aos que crêem, durante a vida neste mundo; porém, serão exclusivas dos crentes, no Dia da Ressurreição.”

O Profeta SAAS exemplificou com o caso de um homem, que faz du’a com total concentração, mas seu alimento provem do haram, sua bebida provem do haram, suas vestes provem do haram, esse homem não terá seu du’a aceito. Então, coma do licito, se sustente do licito e seu du’a será atendido.


Como fazer o Du’a?


  1. Levantar as mãos ao fazer o du’a, não serve irmãos fazer du’a com as mãos nos bolsos. Deve levantar as mãos para os céus no du’a.




  1. Se direcionar para a qibla (Kaaba) ao fazer o du’a.




  1. Fazer o wudu antes de fazer o du’a. Ou seja, a purificação.




  1. 1-Começar louvando a Allah e mandando a paz e as bênçãos ao Mensageiro de Allah. Ou seja, o du’a fica preso entre os céus e a Terra enquanto não enviarem a paz e as bênçãos ao Mensageiro de Allah SAAS.

2-Depois disso vem o arrependimento perante Allah dos seus pecados e implorar o perdão de Allah.


3-Depois comece a implorar através de Seus atributos, os nomes de Allah: diga Oh Vivente, Oh Subsistente, Oh Maior dos Misericordioso, Oh Perdoador, Oh Generoso, Oh Rei da Soberania, façam du’a invocando os nomes de Allah.
4-Reconheça as bênçãos de Allah sobre ti, Reconheça a tua fraqueza e o Poder Dele, a tua pobreza e a Riqueza de Allah, reconheça o quanto você precisa Dele.
5-Repetir os du’a. O Profeta SAAS quando fazia du’a repetia 3 x. Ou seja, Oh Allah me perdoe (3x), pois Allah ama aqueles que repetem e são constantes no du’a.


  1. Não pedir por coisas impossíveis, como por ex: Oh Allah me conceda entre os 10 que tiveram as boas-novas do paraíso, ou então, oh Allah que eu não morra, não serve.

Tb não pedir coisas tipo, Oh Allah me conceda o castelo branco feito de perolas que está no lado direito no Paraíso. Implore pelo paraíso, Oh Allah me conceda o paraiso. Ou então Oh Allah me conceda um marido religioso ou esposa religiosa e não Oh Allah que tenha olhos azuis, 1 metro e 80, etc.
7-Depois disso fazer os du’a que pretender, e uma vez encerrado fazer uma sadaqa, ou seja, uma caridade. Porque? Porque se nos teus bens tem algo que provêm do haram a caridade purifique.
Se vocês se esforçarem em seguir esses pontos o nosso du’a não será rejeitado nunca.
Vejam esse hadith: Veio um homem até o Profeta SAAS e disse: “OH Mensageiro de Allah eu não sei fazer du’a da forma que vc e o Muaz fazem. O Profeta SAAS disse: “Entao o que vc pede>” Ele disse: “Oh Allah me conceda o paraiso e me proteja do inferno”. O Profeta SAAS disse: “é em volta disso que nós ficamos enrolando eu e Muaz”.
Irmãs, façam du’a da forma que vocês souberem, conversem com Allah, diga Oh Allah me perdoa aquele pecado, Oh Allah tem misericórdia de mim, Oh Allah preciso da Tua ajuda. Não há quem não saiba fazer isso.
Por fim, Escutem Allah SWT nesse hadith Qudsi:
Oh Filho de Adão, sempre que Me implorares e Me suplicares, Eu te perdoarei o que houveres feito sem que nada Me importe! Oh Filho de Adão, ainda que suas faltas alcançarem os horizontes do céu, e Me pedires perdão te Perdoarei! Oh Filho de Adão, ainda se vieres a Mim, depois de haveres cometido tantas faltas que dessem para encher a terra e te encontrares comigo sem nada nem ninguém associares a Mim, iria te conceder um perdão que cobriria toda a Terra.”


Ya Allah para Ti são todos os louvores e todo o agradecimento. Louvado sejas por ter nos guiado ao Islam e ter nos guiado para a fé, Ya Allah para Ti são os louvores em todas as circunstancias. Ya Allah abençoe e exalte nosso amado profeta Muhamad, sua família, seus companheiros e seus seguidores.
Ya Allah lhe imploramos que nos conceda a retidão dos corretos, as ações dos verdadeiros crentes, a sinceridade dos arrependidos, a Constancia dos perseverantes, a precaução dos que Te temem, a saudade dos que Te amam, a devoção dos devotos piedosos e a sabedoria dos sábios.
Ya Allah perdoa-nos, tem misericórdia de nós e aceita nosso arrependimento, em verdade Tu es quem aceita o arrependimento , O Perdoador.
Ya Allah, nós somos os pobres e Tu és o Rico, nós somos os fracos e Tu és o Poderoso
Ya Allah, na sua misericórdia nos socorremos, socorra e guie a Ummah do teu amado Profeta SAAS, una os corações dos muçulmanos e guie-os para a verdade e a retidão, para o Quran e a Sunna. Ya Allah conceda a vitória ao islam, ao seu livro, a sunna do teu Profeta e aos teus servos crentes. Ya Allah proteja nossos irmãos no Iraque, na Palestina, na Chechenia e em todos os lugares e conceda-lhes a vitória sobre os inimigos. Ya Allah nossos irmãos necessitam da Sua Misericórdia, envie seu socorro e sua misericórdia sobre eles.
Ya Allah não permita que saiamos deste local antes de teres perdoado nossos erros e pecados, aceitado nosso esforço, enviado sobre nós a sua misericórdia, que estejas satisfeito conosco e atendido nosso Du’a, com a Tua Misericórdia Oh Maior dos Misericordiosos!
E que a paz, as bênçãos de Allah estejam sobre o Profeta Muhamad e com todos seus seguidores até o dia do juízo, e Louvado seja Allah Senhor do universo. Amin!
Yüklə 61,58 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2020
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə