Fds 2000 Nominee: isna (usa)



Yüklə 28,06 Kb.
tarix18.08.2018
ölçüsü28,06 Kb.
#72254


Prêmio Felipa 2010

A Comissão Internacional de Direitos Humanos de Gays e Lésbicas (IGLHRC) convida as comunidades internacionais LGBTI, que lutam pelos direitos humanos e direitos sexuais, a enviarem submissões para concorrerem ao Premio Felipa 2010.




Finalidade do Prêmio e Diretrizes Gerais

O Premio Felipa honra uma organização ou indivíduo cujo trabalho tenha contribuído significativamente para ampliar e garantir o pleno exercício dos direitos humanos de todas as pessoas e comunidades sujeitas a discriminações ou abusos baseados na orientação ou expressão sexual, identidade ou expressão de gênero e/ou portadores de HIV/AIDS, em qualquer lugar no mundo. O Prêmio é uma homenagem à Felipa de Souza, uma mulher que foi condenada e torturada no Brasil pela Inquisição Portuguesa em 1591, por ter tido relação sexual com outra mulher.


Com o Prêmio Felipa, a IGLHRC busca reconhecer publicamente a coragem e o ativismo dos grupos organizados e de indivíduos que trabalham, muitas vezes em condições adversas, na luta pelos direitos humanos para todas as pessoas e contra a discriminação por orientação ou expressão sexual, identidade ou expressão de gênero e/ou portadores de HIV/AIDS. Aguardamos submissões de organizações e indivíduos de todas as regiões do mundo, cobrindo um espectro de comunidades tão amplo quanto possível, especialmente comunidades com acesso limitado a recursos e suporte para a implementação de seus trabalhos. Serão bem-vindas nominações submetidas tanto por organizações e indivíduos jovens, quanto por aquelas que se estabeleceram há mais tempo.

Precedentes Prêmios Felipa de Souza a: Helem (2009) Andrés Ignácio Rivera Duarte, Chile e Iranian Queer Organization (IRQO) (2008), Blue Diamond Society, Nepal (2007), Rauda Morcos, ASWAT, Palestinian Activist from Haifa, Israel (2006), Gay and Lesbians of Zimbabwe (GALZ), Zimbabwe (2005), The Gender/Sexuality Rights Association of Taiwan (G/STRAT), Taiwan (2004), Lohana Berkins, Argentina (2003), Elizabeth Calvet, Brazil (Premio Póstumo Honorário), Marta Lucia Alvarez Giraldo, Marta Lucia Tamayo Rincon, and Alba Nelly Montoya, Colombia; Cui Zi En, China; Maher Sabry, Egypt (2002), Companions on a Journey and Women’s Support Group, Sri Lanka; Jamaica Forum for Lesbians, All-Sexuals and Gays, Jamaica; Luis Gauthier, Chile (Premio Póstumo Honorário) (2001), Dejan Nebrigic, Serbia (Honorary Posthumous Award); Ditshwanelo- The Botswana Center for Human Rights, Botswana; Intersex Society of North America (ISNA), USA; William Hernandez, El Salvador (2000), Aung Myo Min, Burma; Prudence Mabele, South Africa; Kiri Kiri and Chingu Sai, Korea; Simon Nkoli , South Africa (Premio Póstumo Honorário) (1999), Circulo Cultural Gay (CCG), Mexico; Dr. Tal Jarus-Hakak, Israel; Dede Oetomo, Indonisia; Nancy Cardenas, Mexico (Premio Póstumo Honorário), Carlos Jauregui, Argentina (Premio Póstumo Honorário) (1998), Demet Demir, Turkey; Genc Xhelaj, Albania; The Sister Namibia Collective, Namibia; Wilfredo Valencia Palacios, El Salvador (Honorable Mention) (1997) The Tasmanian Gay and Lesbian Human Rights Group (TGLRG), Australia; Anjaree, Thailand; Luiz Mott, Brazil (1995), Juan Pablo Ordonez, Colombia; ABIGALE, South Africa; Lepa Mladjenovic, Serbia (1994)

O Prêmio Felipa é um dos três prêmios apresentados todos os anos no Celebração da Coragem, evento promovido pela IGLHRC, sediado conjuntamente nas cidades de São Francisco e Nova Iorque. Celebração da Coragem é uma oportunidade importante para a IGLHRC conscientizar seus membros, doadores, e patrocinadores sobre o trabalho que vem desenvolvendo em prol dos direitos humanos internacionais de LGBTI. A sustentação gerada pelos doadores e patrocinadores para IGLHRC, a partir deste evento, é importantíssima, pois permite que realizemos nosso trabalho e continuemos apoiando financeiramente nossos sócios e aliados em todo o mundo.


Os agraciados com o Prêmio Felipa receberão uma quantia em dinheiro para ajudar seus trabalhos a irem mais adiante. A IGLHRC cobrirá também todas as despesas de viajem e acomodação para o receptor individual do prêmio, ou um representante designado de uma organização, para viajar aos Estados Unidos e ser homenageado em nossos cerimoniais anuais de primavera nas cidades de Nova Iorque e São Francisco.
Critérios de Submissão
Para avaliar os candidatos, os seguintes critérios serão considerados:

  1. Liderança comprovada e um registro de realizações exemplares no campo dos direitos humanos e de assuntos relacionados à orientação ou expressão sexual, identidade ou expressão de gênero e/ou portadores de HIV/AIDS.

  2. Trabalho prático em campo, e em circunstâncias difíceis.

  3. Capacidade demonstrada em estabelecer ligações e construir coalizões duradouras com atores que desenvolvem outras formas de lutas, tais como direitos humanos, igualdade de gênero e justiça sócio-econômica.

  4. Atividades predominantes em países em desenvolvimento e/ou com comunidades marginalizadas.

  5. O potencial de impacto do prêmio em dar suporte e fortalecer o trabalho dos candidatos no futuro.

A Diretoria da IGLHRC tomará uma decisão final a partir das recomendações feitas pelo Conselho Consultivo Internacional e pela equipe de funcionários da IGLHRC. A Diretoria anuncia sua decisão geralmente até o fim de 2009.


Processo de Submissão

Por favor, responda todas as perguntas no formulário a seguir. Você pode usar uma folha separada se necessário. Sua submissão ao Prêmio Felipa deverá ser enviada por correio, fax ou e-mail, ao endereço abaixo até o dia 1 de outubro de 2009, para concorrer à premiação de 2010.  Se você não receber uma confirmação até o fim de outubro 2009, isto pode significar que sua submissão não nos alcançou a tempo; nós a arquivaremos e a consideraremos no ciclo anual seguinte.


As submissões podem ser feitas por qualquer um, inclusive os próprios candidatos. IGLHRC não aceita mais submissões para premiações póstumas. Incentivamos que as submissões que não foram selecionadas no passado sejam reapresentadas. Se você apresentou sua submissão no ano passado, não precisará submeter novamente todas as informações, apenas uma carta com as atualizações relevantes.
As submissões devem ser escritas em inglês, francês, espanhol ou Português. Faremos todo o esforço possível para que no futuro o número de idiomas seja maior.

Fim do prazo para submissões: 1 de Outubro de 2009



Envie sua submissão para:
Por Correio:

Nominations 2009 de Felipa

IGLHRC

80 Maiden Lane, Suite 1505



New York, NY 10038, EUA


Por Fax:

+1-212-430-6060



Por e-mail:

felipa@iglhrc.org


Prêmio Felipa 2010

Formulário de Submissão:

(Você pode usar uma folha separada se necessário)


1. Seu nome (quem nomeia), endereço, telefone, fax e e-mail de contato:

2. O nome (nomeado) , endereço, telefone, fax e e-mail de contato do candidato:

3. Se o nomeado é uma organização, informe sua missão ou, se isto não for possível, uma breve descrição da história e do trabalho da organização, bem como das comunidades com as quais está envolvida.

4. Por favor, responda às perguntas que se seguem.

Por favor, busque ser relativamente sintético, respondendo às questões usando no máximo 300 palavras por pergunta.

(Você pode usar uma folha separada se não houver espaço suficiente).
a) Como o nomeado defendeu ou promoveu os direitos humanos, direitos sexuais, e/ou direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais, transgêneros e/ou intersexo?

b) Quais são algumas das realizações notáveis do nomeado localmente, nacionalmente e/ou internacionalmente? Por favor, cite alguns exemplos específicos, incluindo o trabalho cotidiano do candidato.


c) Que obstáculos o nomeado experimentou ao promover direitos humanos, direitos sexuais, e/ou direitos de LGBTI localmente, nacionalmente e/ou internacionalmente? Como o candidato os superou? Por favor, forneça alguns exemplos concretos.

d) Que alianças e coalizões duradouras o nomeado tem estabelecido com outros, no esforço de promover os direitos humanos, direitos sexuais, e a igualdade de gênero, racial, e/ou justiça sócio-econômica? Como foram feitas estas alianças e coalizões?

e) Como o Premio Felipa da IGLHRC poderia apoiar e fortalecer o trabalho do nomeado no futuro?
5. Por favor, inclua duas cartas de recomendação/apoio de indivíduos ou organizações parceiras.
As Submissões (indivíduo ou organização) também podem opcionalmente incluir materiais adicionais de apoio, tais como folhetos, boletins de notícias, fotografias, vídeos, ou outras descrições do trabalho do candidato. (2 máximo)

Fim do prazo para submissões: 1 de Outubro de 2009



Envie sua submissão para:
Por Correio:

Nominations 2010 de Felipa

IGLHRC

80 Maiden Lane, Suite 1505



New York, NY 10038, EUA


Por Fax:

+1-212-430-6060



Por e-mail:

felipa@iglhrc.org



International Gay and Lesbian Human Rights Commission (IGLHRC)

350 5th Ave., 34th Floor • NY, NY 10118 • USA



ph: +1.212.216.1814 • fx: +1.212.216.1876 • iglhrc@iglhrc.org • http://www.iglhrc.org


Yüklə 28,06 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin