Formas de Pensamento



Yüklə 223,37 Kb.
səhifə1/12
tarix02.11.2017
ölçüsü223,37 Kb.
#27559
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12




FORMAS

DE PENSAMENTO

Annie Besant e

C. W. Leadbeater

Hoje em dia se encontra muito generalizada a idéia do poder e influência do pensamento. Essa influência não atinge somente o pensador, mas também ao meio onde ele vive e atua. É muito antigo o conhecimento desse fato, pois uma velha escritura hindu vinha dizendo há milênios: "o homem se converte naquilo que ele pensa", e todos os grandes instrutores religiosos e filósofos insistiram sobre a necessidade da boa ética na aplicação do pensamento e as responsabilidades que implica.

Por isso, educar e disciplinar o pensamento tem constituído o primeiro passo na via do aperfeiçoamento individual e no aprimoramento da inteligência e do caráter.

O que nem todos sabem, porém, é que os pensamentos são "coisas" no mundo oculto; isto é, além de ser uma força, produzem definidas formas mentais, com cores próprias, segundo a natureza do pensamento, e com uma duração proporcional à intensidade da energia que o engendrou.






Essas formas mentais, conscientemente feitas e bem empregadas, podem produzir resultados surpreendentes enquanto subsistirem, por tempo variável de minutos a séculos.

Graças às superiores faculdades psiquicomentais, de que eram dotados, os autores desta obra puderam estudar minuciosamente essas e outras peculiaridades dos pensamentos. E procuraram expô-las aqui clara e metodicamente, de sorte a transmitir a outros os resultados de suas experiências e mostrar-lhes como disciplinar a sua mente e aproveitar de maneira inteligente os seus próprios recursos internos, que são enormes, variados e muito ignorados.

Acrescentaram também um capítulo muito instrutivo sobre o significado das cores dos pensamentos. Por ali se pode saber que as cores que nos rodeiam podem fortalecer ou enfraquecer nosso ânimo, irritar-nos ou acalmar-nos, entusiasmar-nos ou deprimir-nos, ser-nos saudáveis ou doentias.

Trata-se, pois, de uma obra valiosa e muito útil para todos.



A. BESANT e C. W. LEADBEATER

FORMAS

DE PENSAMENTO


Tradução de

JOAQUIM GERVÁSIO DE FIGUEIREDO

EDITORA PENSAMENTO

SAO PAULO

Título do original:

THOUGHT-FORMS

Edição original de

The Theosophical Publishing House

Adyar, Madras — Índia



Ano

88-89-90-91-92-93-94-95




Direitos reservados

EDITORA PENSAMENTO ITDA.

Rua Dr. Mário Vicente, 374 - 04270 São Paulo, SP - Fone: 63 3141

Impresso em nossas oficinas gráficas.

ÍNDICE


PRÓLOGO 10

INTRODUÇÃO À PRIMEIRA EDIÇÃO DE 1901 12

CAPITULO I: AS DIFICULDADES DE REPRESENTAÇÃO DAS FORMAS DE PENSAMENTO 21

CAPITULO II: DUPLO EFEITO DOS PENSAMENTOS 26

CAPITULO III: COMO SE PRODUZEM AS VIBRAÇÕES 28

CAPITULO IV: AS FORMAS DE PENSAMENTO E OS SEUS EFEITOS 30

CAPITULO V: O SIGNIFICADO DAS CORES 47

CAPITULO VI: AS TRÊS CLASSES DE FORMAS DE PENSAMENTO 51

1 — AS FORMAS QUE PRODUZEM A IMAGEM DO PENSADOR 51

2 — AS FORMAS QUE PRODUZEM A IMAGEM DE ALGUM OBJETO MATERIAL 51

3 — AS FORMAS COM FEIÇÃO INTEIRAMENTE PRÓPRIA, EXPRESSANDO AS SUAS INERENTES QUALIDADES NA MATÉRIA QUE ATRAEM AO SEU REDOR 54

CAPITULO VII: FORMAS DE PENSAMENTO ILUSTRATIVAS 58

1 — AFEIÇÃO 58

2 — DEVOÇÃO 62

3 — INTELECTO 69

4 — CÓLERA 72

5 — SIMPATIA 80

6 — MEDO 80

7 — COBIÇA 81

8 — EMOÇÕES DIVERSAS 83

9 — FORMAS DE PENSAMENTO OBSERVADAS EM PESSOAS MEDITANDO 92

10 — PENSAMENTOS DE AUXÍLIO 101

11 — FORMAS MENTAIS CRIADAS PELA MÚSICA 102


Índice de Figuras

Figura 1: Lâmina sonora de Chladni 36

Figura 2: Formas de som 37

Figura 3: Formas da voz. 38

Figura 4: Aparato de Bigh Bond 39















PRÓLOGO


O texto deste livro é produto de minha colaboração como o Sr. C. W. Leadbeater. Alguns de seus tópicos já haviam sido publicados num artigo da revista Lúcifer (posteriormente Theosophical Review), mas a maior parte é completamente nova.

Os desenhos e a pintura das formas de pensamento observadas pelo Sr. Leadbeater ou por mim, ou em comum, foram elaborados por três de nossos amigos: Sr. John Carley, Sr. Prince e Sta. Macfarlane, aos quais expressamos nosso mais cordial agradecimento.

Pintar com as opacas cores terrenas as formas da luz vivente dos mundos superiores é em verdade uma tarefa muito árdua e ingrata; e esta é uma razão a mais para sermos gratos àqueles que tentaram a sua realização. Para representar com um pouco de exatidão estas imagens, teria sido necessário servir-se do fogo multicor, e não da gama limitada de nossas cores terrenas.

Igualmente estamos gratos ao Sr. M. P. Bligh Bond por haver-nos permitido socorrer-nos de seu ensaio sobre Figuras Produzidas pelas Vibrações, bem como de seus delicados desenhos. Outro amigo, que nos enviou notas e alguns croquis, deseja permanecer anônimo, e respeitando-lhe o desejo, expressamos-lhe nossa gratidão.

Acalentamos a esperança — e mesmo a certeza — de que este pequeno livro sirva como que de uma surpreendente lição moral a todos os seus leitores, fazendo-os compreender o poder do pensamento e a sua natureza, e atuando como um estimulante de tudo que seja nobre. É com esta confiante esperança que o legamos ao mundo.

Annie Besant


Yüklə 223,37 Kb.

Dostları ilə paylaş:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin