Impactos da Tecnologia da Informação (TI) na gestão das micro e pequenas empresas



Yüklə 6,05 Kb.
tarix27.10.2017
ölçüsü6,05 Kb.

Impactos da Tecnologia da Informação (TI) na gestão das micro e pequenas empresas

Autor: Edwin Aldrin Januário da Silva

Micro e pequenas empresas podem enxugar custos com a utilização da TI

A utilização de sistemas de informação e hardwares adequados às necessidades e finalidades desejadas são as condições básicas para a obtenção do sucesso no uso dos recursos de TI. Mas para que o impacto do uso da TI nas Micro e Pequenas Empresas (MPE) seja positivo, é necessário que a aquisição desses recursos seja planejada e que os proprietários das empresas e os principais usuários, tenham conhecimento das mudanças de processos necessárias, assim como as potencialidades e limitações existentes das tecnologias e das pessoas envolvidas.

A TI nas MPEs pode proporcionar o enxugamento da empresa através da modernização do processo de arquivamento de papéis, fichas, pastas, folhetos, dentre outros documentos; eliminação das atividades burocráticas que podem ser feitas facilmente no computador; aumento da agilidade, segurança, integridade e exatidão das informações levantadas; redução dos custos em todos os setores envolvidos; aperfeiçoamento da administração geral da empresa, do marketing, do planejamento e controle da produção, das demonstrações financeiras, das previsões orçamentárias, das análises de investimentos e de custos.

É importante lembrar que as MPEs no país são heterogêneas quando comparadas em relação a alguns fatores como a produtividade, faturamento, lucratividade, ramo de atividade, tipo de gerenciamento, qualificação da mão de obra, e uso de novas tecnologias, onde é possível encontrar empresas com alto grau de desenvolvimento tecnológico.

A TI, quando implementada corretamente e bem utilizada como ferramenta para a gestão da empresa, propicia algumas vantagens, possibilitando ao gestor dos negócios uma análise mais criteriosa do relacionamento com os consumidores, que pode conduzir a uma estratégia de marketing e de vendas mais eficientes, tendo como consequência a possibilidade do aumento na frequência e no volume das vendas.

Além disso, uma análise mais detalhada dos produtos mais procurados e adquiridos pelos consumidores, aliada a um controle eficiente dos estoques, pode reduzir drasticamente a quantidade de estoque dessas empresas, tendo como consequência uma otimização do montante financeiro disponibilizado como capital de giro.

Para tanto, é essencial a utilização de sistemas integrados de gestão, que tornam possível a administração compartilhada de parte, ou de toda a empresa.

A TI pode ser também direcionada a integrar as diversas áreas, processos e atividades internas, buscando uma atuação sincronizada. Um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) é constituído por um banco de dados, um aplicativo integrado, e uma interface completa para os usuários da empresa, onde o sistema obedece todas as regras de manufatura, distribuição, finanças e vendas.

Além disso, uso da TI pode fornecer ferramentas necessárias para uma união virtual de Pequenas e Médias Empresas, através da Internet, em grupos associativos, com o intuito não só de obtenção de vantagens na aquisição dos seus estoques, mas também na troca de informações, dentre outras ações colaborativas possíveis.

Fonte: SEBRAE – Economia Digital.



(http://www.sebrae.com.br/setor/tecnologia-da-informacao/o-setor/areas-de-atuacao/271-1-impactos-da-ti-na-gestao-das-micro-e-pequenas-empres/BIA_2711)
Kataloq: images
images -> Kataloq sərgi-Yarmarka Azərbaycan xalqının ümummilli lideri Heydər Əliyevin 90 illik yubileyinə həsr olunur
images -> 2. Fakültə:İnformasiya texnologiyaları, aqrarmühəndislik və energetika mühəndisliyi
images -> Azərbaycan Dövlət İqtisad Universiteti «TƏSDİq ediRƏM»
images -> TƏSDİq ediRƏM” azərbaycan tariXİ
images -> Aqrar bazarin formalaşmasi və İNKİŞaf xüsusiYYƏTLƏRİ fənni üzrə İŞÇİ TƏDRİs proqrami
images -> Kafedrasi
images -> AZƏrbaycan respublikasinin təHSİl naziRLİYİ azərbaycan respublikasinin təHSİl probleməRİ İnstiTUTU azərbaycan döVLƏT İQTİsadi universiteti
images -> Qrafikdizay n fənninin proqramı baki – 2013 Azərbaycan Respublikası Təhsil Nazirliyi Azərbaycan Dövlət İqtisad Universiteti “Dİzayn” kafedrası Qrafik dizayn
images -> AZƏrbaycan respublikasi təHSİl naziRLİYİ azərbaycan döVLƏT İQTİsad universiteti «İQTİsadi TƏHLİl və audiT»
images -> AZƏrbaycan respublikasinin təHSİl naziRLİYİ azərbaycan respublikasinin təHSİl probleməRİ İnstiTUTU azərbaycan döVLƏT İQTİsadi universiteti

Yüklə 6,05 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2020
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə