Motivos gerais da Primeira Guerra Mundial



Yüklə 14,63 Kb.
tarix09.06.2022
ölçüsü14,63 Kb.
#116767
Primeira Guerra Mundial - Motivos gerais e decorrer


A Guerra e a Consciência Europeia
Motivos gerais da Primeira Guerra Mundial
Em 1914 se deu inicio ao que é considerado um dos maiores marcos na história da humanidade, a Grande Guerra, ou também mais conhecida como Primeira Guerra Mundial. Essa guerra foi ocasionada por mudanças drásticas na mentalidade de vários países europeus após a Segunda Revolução Industrial, principalmente com ideais expansionistas e nacionalistas que resultou em uma crescente competição entre os países e fazendo com que muitos deles entrassem em rivalidade. Em decorrência dessa desconfiança e medo da perca de territórios por países vizinhos com política expansionista, ocorreu a chamada Corrida Armamentista, uma busca dos países por fortalecer seus armamentos e exércitos, aumentando a produção de produtos bélicos. Além da rivalidade que estava sendo formada, existia já um desgosto de alguns países pela Alemanha, como;
Revanchismo Francês, pois a França havia perdido a guerra Franco-Prussiana e teve que entregar a região da Alsácia-Lorena aos alemães, causando grande descontentamento para os franceses;
Tentativa da Alemanha de construir uma ponte ligando Berlim e Bagdá, causando descontentamento para os russos;
Descontentamento dos ingleses sobre o rápido crescimento do mercado e concorrência industrial da Alemanha, pois ameaçava o monopólio da Inglaterra.
Decorrer da Primeira Guerra Mundial
Pouco mais de um mês após o estopim da guerra com o assassinato de Francisco Ferdinando, França, Rússia, Áustria-Hungria e Alemanha já estavam em guerra. O desenrolar da Primeira Guerra Mundial foi separada por 3 fases, a guerra de movimento, a guerra de trincheiras e as ofensivas de 1918.
Na guerra do movimento, primeira etapa da Primeira guerra mundial, os países mobilizavam seus exércitos em direção às fronteiras e a Alemanha realizava ataques a França. Os alemães invadiram a Bélgica e marcharam rumo a Paris, porém foram contidos pelos franceses e obrigados a recuar em setembro de 1914.
A guerra de trincheiras ocorreu de 1914 a 1918, e ficou conhecido por esse nome pois ambos os exércitos começaram a cavar valas ou trincheiras em busca de uma forma melhor de proteção. A região entre as duas trincheiras inimigas era conhecida como “terra de ninguém”, e qualquer um que entrasse nessa região poderia se tornar alvo de ataque de ambos os lados. Além do mais essa fase contou com a entrada dos Estados Unidos na guerra.



As ofensivas de 1918 foi terceira e última fase da Primeira Guerra Mundial, marcada pela utilização de novas armas no conflito, como o uso de tanques de guerra, aviões e a chegada de tropas norte-americanas. Em julho de 1918, ocorreu o que seria o ataque definitivo, conhecido como Ofensiva dos Cem Dias, com uma série de ataques, Bulgária, Turquia e Áustria-Hungria à rendição, porém a Alemanha ainda continuava sem se render.
Devido ao tremendo desgaste, fome, economia e condições precárias da Alemanha, ela finalmente se viu obrigada a desistir em 11 de novembro de 1918, assim finalizando a primeira guerra mundial.



Yüklə 14,63 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin