On-line Salesiano



Yüklə 26,01 Kb.
tarix29.10.2017
ölçüsü26,01 Kb.
#20530




On-line Salesiano


Visite o site da Inspetoria: www.salesianos.com.br

São Paulo, 19 de agosto de 2009 – Ano VIII – Número 386



Aconteceu


Estudantes participam de Simpósio de História

Pesquisadores, historiadores e estudantes participaram do 23º Simpósio de História do Vale do Paraíba, realizado na cidade de Santo Antonio do Pinhal, de 05 a 08/08. O tema do simpósio foi “O desenvolvimento dos transportes no Vale do Paraíba”. O Prof. Francisco Sodero Toledo, presidente do Simpósio e professor do Centro UNISAL/Lorena, afirmou que o ponto alto do evento foi o envolvimento dos jovens na organização, na participação e apresentação de trabalhos.

Um grupo de alunos do curso de História do UNISAL participou do Simpósio e sugeriu o tema do próximo, a ser realizado em Taubaté em 2010: “Do sagrado ao profano: a influência das festas populares e suas projeções no século 21”.

Os participantes do simpósio decidiram realizar no dia 17/09, na unidade de Lorena do UNISAL, um debate sobre o projeto do governo paulista de transposição das águas do Rio Paraíba.


Ex-aluno é 1º lugar no Exame da OAB/Campinas

Na cidade de Campinas, a média mais alta – 82 pontos – do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nº 138 foi de Tabir Pirajá de Macedo Filho. Ele se formou em 2008 no curso de Direito do Centro UNISAL, oferecido no campus Liceu Salesiano, em Campinas. “Este primeiro lugar atesta a excelência de ensino que sempre buscamos”, comentou a coordenadora do curso Ana Maria Melo Negrão; “Tabir honra e enaltece o Centro UNISAL”.


UNISAL formaliza intercâmbio na área de Psicologia

No dia 11/08, o reitor do Centro UNISAL, P. Orivaldo Voltolini, assinou convênio de intercâmbio com a Universidade do Azuay, da cidade de Cuenca no Equador.

Estavam presentes à assinatura os diretores de operação de Americana, Prof. Anderson Barbosa, e de Lorena, Prof. Fábio Reis, e os coordenadores do curso de Psicologia de Americana, Prof. João Carlos Messias, e de Lorena, Profª Denise Ferraz, que recepcionaram a diretora e professora do curso de Psicologia Organizacional da Universidade do Azuay, Mônica Rodas Tobar, e o Prof. Fernando Pesantez Avilez, que a acompanhou durante a visita ao Brasil. “Estreitar parcerias é ótimo para a vida acadêmica”, comentou Prof. Anderson; “a internacionalização é importante para nós e para nossos alunos”.

Em vista desta parceria, a Profª Monica Rodas Tobar esteve visitando o UNISAL. Ela chegou à unidade de Lorena no dia 05/08 e se reuniu com a coordenação e com os professores para conhecer o curso de Psicologia daquela unidade e a abrangência do intercâmbio, do qual participarão alunos e professores das duas instituições. Em novembro, a Profª Mônica deverá voltar ao Brasil com um grupo de alunos equatorianos para participar da Mostra de Trabalhos Científicos do UNISAL, a ser realizada em Lorena de 05 a 07/11.


Comunidade inicia novo semestre de trabalho

A comunidade educativa do Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo, se reuniu no dia 31/07 para dar início a um novo semestre de trabalho. Após um momento de confraternização e de oferecimento a Deus das atividades do segundo semestre, os educadores ouviram as orientações de um profissional da área de saúde em relação à gripe Influenza A (H1N1). Eles participaram ainda de uma palestra sobre distúrbios de aprendizagem, ministrada pelo Prof. Carlos Eduardo Martins, do Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem.

Os alunos retornaram às aulas no dia 17/08. O diretor do colégio P. Aramis Francisco Biaggi deu as boas vindas, deixando uma mensagem de otimismo a todos para essa nova etapa.

Fotos: http://www.salesianos.com.br/PoupGaleria_Principal.asp?idgal=2148


GPP participa de Semana Missionária Universitária

De 17 a 23/08 acontece nas instituições universitárias presentes na diocese de São José dos Campos uma Semana Missionária. O GPP Grupo de Partilha de Profissionais/Ministério Universidades Renovadas da paróquia salesiana Sagrada Família está envolvida no evento, que consiste em palestras e apresentações artísticas de música, teatro e dança. Em preparação à Semana Missionária, os organizadores e coordenadores participaram de uma vigília na madrugada de 16/08, com momentos de formação e oração e uma missa de envio, presidida pelo P. Paduan, diocesano.

Fotos: http://www.salesianos.com.br/PoupGaleria_Principal.asp?idgal=2150
Paróquia recebe visita de Capela Peregrina

Entre os dias 1º e 09/08, a Paróquia Sagrada Família, em São José dos Campos, recebeu a visita da Capela Peregrina da Mãe Rainha de Schoenstatt. Esta imagem visita as paróquias uma vez por ano, com a intenção de promover um encontro pessoal com Deus na comunidade. Neste ano, proclamado como “ano sacerdotal” pela Igreja e em que se celebra o centenário da ordenação sacerdotal do fundador do Movimento Mãe Rainha, P. José Kentenich, a coordenação do movimento focou o clero nas intenções das orações promovidas por ocasião da visita da Capela Peregrina.


Completando 90 anos, INSA festeja Dom Bosco

A presença salesiana na cidade de Cruzeiro está completando 90 anos. Como parte das festividades, o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) dará início em 21/08 à novena de Dom Bosco. Haverá missa todos os dias às 19h00, presidida por ex-diretores ou salesianos nascidos na cidade. A festa de Dom Bosco será celebrada no domingo 30/08 e contará com a presença do inspetor salesiano P. Marco Biaggi, que foi diretor do INSA.


Lideranças de Hamamatsu fazem encontro

A comunidade salesiana de Hamamatsu, no Japão, que realiza importante trabalho social junto aos emigrantes brasileiros naquela cidade, promoveu uma série de atividades na semana que antecedeu a lembrança do aniversário de nascimento de Dom Bosco, fundador dos salesianos. No dia 13/08, aconteceu o encontro de formação com as lideranças, assessorado pelo P. Aparecido Maciel, que tratou do tema “Batismo, fonte de todas as vocações numa Igreja ministerial”. O salesiano brasileiro P. Osmar Padovan acompanhou o encontro e presidiu a Eucaristia de encerramento. No dia seguinte, P. Osmar e alguns líderes escalaram o monte Fuji. Um torneio de futebol entre as comunidades brasileiras próximas à cidade de Hamamatsu foi promovido no dia 15/08, vencido pela comunidade Dom Bosco de Washizu.

Fotos: http://www.salesianos.com.br/PoupGaleria_Principal.asp?idgal=2147


Agenda


21/08- 1º Seminário Regional Novos Instrumentos de Avaliação das Políticas Sociais

Local: Campus São José do Centro UNISAL/Campinas.

Informações: http://seminariops2009.campinas.sp.gov.br/.

Observações: Organizado pela prefeitura de Campinas com apoio do UNISAL, é dirigido para gestores, pesquisadores e técnicos que atuam com políticas sociais nos municípios da Região Metropolitana de Campinas. Estará presente o ministro Patrus Ananias, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Serão expositores: Márcio Pochmann, Waldir José de Quadros, Fernando Gaiger, Carola C. Arregui e Leonardo Mendes.
24/08- 8ª Semana de Estudos Jurídicos

Local: Campus Maria Auxiliadora do Centro UNISAL/Americana. Término em 28/08.

Informações: www.unisal.br.

Observações: O evento tem o objetivo de atualizar os alunos com o mercado de trabalho, além de promover um intercâmbio de informação entre estudantes e profissionais. A abertura da Semana debate o direito das minorias e a inclusão. Também serão debatidos com grandes profissionais do direito as questões do direito ambiental e tributação, administração pública, direito do trabalho, previdência social, direito penal, aborto, crimes na internet entre outros temas. A inscrição deve ser feita pelo site do UNISAL e a entrada é um quilo de alimento não perecível.
04/09- 7º Congresso Nacional de Ex-Alunos Salesianos do Brasil

Local: Belo Horizonte. Término em 07/09.

Informações: www.setimoconesb.exaluno.org.br.

Observações: Inscrições até o dia 20/08. O tema do Congresso será "Século 21: valores e desafios para o protagonismo, em fidelidade renovada a Dom Bosco"
25/10- Vestibular 2010 do Centro UNISAL

Informações: www.vestibular.unisal.br.

Observações: Encontram-se abertas as inscrições para o primeiro Processo Seletivo 2010. Os estudantes que estejam concluindo o Ensino Médio neste ano ou que tenham concluído em anos anteriores podem se inscrever até o dia 22/10, com taxa promocional de R$ 20,00. A prova será realizada no dia 25/10, às 9 horas, em quatro cidades.


Aniversariantes

20/08 – P. Marcos Roberto Sabino

21/08 – Ir. José Carlos Rodrigues

– P. João Sucarrats Font (BMA)

22/08 – P. Filiberto González Plasencia

– P. Tarcísio dos Santos

23/08 – P. Eduardo A. Capucho Gonçalves

25/08 – P. Luiz Aparecido Tegami



Coordenação: P. Ailton A. dos Santos

Redação final: Alfredo S. V. Coelho

Apoio: Cláudio C. Caldas e Stela Maris
Notícias para o Boletim On-line: favor enviar até 10h00 de terça-feira


Yüklə 26,01 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin