Pesquisador da Universidade de Newcastle ministrará curso sobre ecología política da água Share on facebookShare on twitter 7



Yüklə 5,76 Kb.
tarix11.08.2018
ölçüsü5,76 Kb.
#68854

Pesquisador da Universidade de Newcastle ministrará curso sobre ecología política da água Share on facebookShare on twitter 7


Encontram-se abertas as inscrições para participar do Curso “Água e desenvolvimento no contexto da ecologia política”, com o pesquisador José Esteban Castro, da Escuela de Geografia, Ciência Política y Sociologia da Universidade de Newcastle, Inglaterra. O curso irá ocorrer no período de 10 a 14 de agosto, das 14 às 18h, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB). A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o INSA. Os interessados podem enviar e-mail para assessoria@insa.gov.br, contendo nome e instituição. As inscrições são gratuitas. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e representantes de organizações e movimentos sociais.
Ecologia política:

O curso oferece uma introdução à ecologia política entendida como o estudo interdisciplinar dos conflitos sociais em relação aos processos ecológico-ambientais, no marco do debate sobre o desenvolvimento. O enfoque adotado é o da ecologia política crítica que procura aprofundar a coordenação interdisciplinar tanto no interior das ciências sociais, em particular a sociologia, a geografia, a antropologia, a economia ecológica e a ciência política, como entre elas e a história social e ambiental e as contribuições das ciências naturais, físicas e tecnológicas.


Além de fazer uma revisão da trajetória e estado atual do campo interdisciplinar da ecologia política, o curso enfocará os debates teóricos centrais que têm acontecido nas últimas duas décadas, particularmente na Europa e América do Norte, incluindo também referências a algumas das contribuições mais importantes feitas na América Latina e Península Ibérica durante esse período. Também abordará a discussão sobre as tendências, possibilidades e desafios que enfrentam os países da América Latina em relação à produção de conhecimento científico sobre as inter-relações entre os processos ecológicos e sociais.
O curso está planejado em quatro sessões, são elas: as relações entre desenvolvimento e meio ambiente sob uma perspectiva histórica; os conflitos ecológicos distributivos como objeto da ecologia política crítica; debates centrais da ecologia política e a ecologia política da água.
Os participantes interessados em receber o equivalente a uma disciplina de 3 créditos neste curso deverão apresentar um ensaio de 4000 a 5000 palavras, baseado em algum dos temas examinados no curso.
Yüklə 5,76 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin