ÀS 11 horas e quarenta minutos da noite de ontem



Yüklə 6,32 Kb.
tarix01.03.2018
ölçüsü6,32 Kb.
#43608

Discurso do Deputado ANTONIO NOGUEIRA – PT/AP, na Sessão do dia 27/03/03.

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores parlamentares,

Às 11 horas e quarenta minutos da noite de ontem, horário de Brasília, as agências de notícias anunciavam que a capital do Iraque, Bagdá, foi atingida por sete novas explosões. O confronto em solo deixou centenas de pessoas mortas, numa atitude insana do Presidente Bush, demonstrando egoísmo e ambição pelo poder.

No início da manhã no Iraque, as chamas provocadas pelos mísseis e bombas tomavam conta de um cenário de horror. Aquele País está sendo destruído, deixando de ser uma nação e virando um monte de ruínas.

No meio desse conflito lamentável e sangrento, deixo aqui minha indignação contra os ataques e consternação pelas vítimas deles. Todos, senhor presidente e caros colegas, são seres humanos como nós e têm direito à vida. Até agora os números divulgados da guerra confirmam 49 soldados americanos e 570 iraquianos mortos, além de 3 mil e 500 prisioneiros.

A nação brasileira, Senhor Presidente, assiste indignada a esse massacre promovido pelos Estados Unidos, sabendo muito bem dos interesses comerciais e de poder que se escondem atrás dessa atitude insana. Os norte-americanos buscam a qualquer custo não somente o domínio do petróleo, mas também o controle geográfico de uma região que ainda não possui e que abriga muitos países com grande potencial econômico, como a China, que ameaçam o seu poderio econômico.

O Brasil e boa parte do mundo não aceita essa guerra. A República democrática brasileira comandada pelo Partido dos Trabalhadores quer paz! Queremos paz para crescer, para ver nosso projetos se transformarem em realidade, sem bloqueios econômicos, nem retaliações dos países em guerra.

Cabe aqui, senhor presidente e caros colegas, mostrarmos toda a nossa indignação contra a decisão demente do Presidente Bush em promover essa guerra. Digamos não aos ataques americanos e à miséria humana!

O Presidente Lula deu grande exemplo ao mundo quando se manifestou contrário à guerra, invocando seus ministros e o seu partido para que lutem pela transformação do país em uma nação onde prevaleçam os direitos dos cidadãos, sem distinção de raça ou condições econômicas.

Um grande contraste marcou o posicionamento do Brasil: enquanto os Estados Unidos matam seres humanos dizendo que o fazem pela libertação de um povo, o Brasil pratica um programa chamado Fome-Zero, onde o grande desafio é de salvar vidas e garantir cidadania.

Gostaria de deixar essa súplica senhor presidente, caros colegas, a todos os que governam e vivem nesse País. É necessário uma corrente pela paz, e cada vez mais repudiarmos todo e qualquer tipo de força, onde a vida humana esteja ameaçada.

Que o nosso apelo seja ouvido por todos os países. E que essa prática não seja seguida nunca mais por nenhuma outra nação.



Era o que tinha a dizer.
Yüklə 6,32 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin