Toda Menina Baiana Gilberto Gil



Yüklə 21,98 Kb.
tarix28.11.2017
ölçüsü21,98 Kb.
#33133

Toda Menina Baiana

Gilberto Gil

Toda menina baiana tem

Um santo que Deus dá

Toda menina baiana tem

Encantos que Deus dá

Toda menina baiana tem

Um jeito que Deus dá

Toda menina baiana tem

Defeitos também que Deus dá
Que Deus deu, que Deus dá
Que Deus entendeu de dar

A primazia

Pro bem, pro mal

Primeira mão na Bahia

Primeira missa

Primeiro índio abatido também

Que Deus deu
Que Deus entendeu de dar

Toda magia

Pro bem, pro mal

Primeiro chão da Bahia

Primeiro carnaval

Primeiro pelourinho também

Que Deus deu
A, a, a, que Deus deu

Ouça a música :

http://letras.mus.br/gilberto-gil/46249/
Trabalho em grupo.

1. Vocabulário.

a. Busque no dicionário priberam.pt o vocabulário abaixo e dê as suas definições.

menina-


jeito-

primazia -

missa-

chão-


b. Encontre o infinitivo do verbo para as formas verbais “dá” e “deu”, em seguida dê a sua definição.

c. A que estado brasileiro o adjetivo “baiano” se refere.

2. História, geografia e cultura.

a. Situe no mapa este estado e encontre sua capital.

b. O que é “pelourinho” ? Pesquise no site http://www.salvadorbahiabrasil.com/centro-historico-pelourinho.htm

c. Busque na Wikipédia - em português : http://pt.wikipedia.org/wiki/Bahia - a história do estado que explica os seguintes versos :



Primeira mão na Bahia =

Primeira missa =

Primeiro índio abatido também =

Primeiro pelourinho também =
d. Para entender a cultura baiana é preciso entender o candomblé. E para além dos baianos, o candomblé e seus orixás fazem parte do imaginário coletivo de todo brasileiro.

Leia o texto abaixo e, em seguida, explique o verso : “ toda menina baiana tem um santo”



Orixás : os santos do candomblé

Da mesma forma que os católicos julgam ter um anjo da guarda particular, os adeptos do candomblé acreditam que cada pessoa possui um orixá ou “santo”, e com ele se identifica, seu comportamento é semelhante ao dele. A pessoa recebe do seu orixá as características que marcam sua personalidade, por isso dizemos que é seu “filho”, mesmo que não seja definitivo, pois durante a vida pode-se mudar de orixá.

O orixá funcionaria como um arquétipo, um padrão de comportamento do qual não se pode fugir. A certeza sobre quem é de que santo só vem com o jogo de búzios, mas o caráter de cada orixá fornece uma boa pista.

Os mais conhecidos :




Oxóssi

Orixá caçador. Na Bahia, foi sincretizado com São Jorge e, no Rio de Janeiro, com São Sebastião. Seus filhos herdam dele a independência e a esperteza. Estão sempre descobrindo algo novo. Sua característica é o movimento. Caetano Veloso é de Oxóssi.



descriptio...

Oxum

Divindade dos rios. Foi sincretizada com Nossa Senhora das Candeias. Vaidosa, anda sempre com um espelho para se olhar. As mulheres de Oxum apreciam joias, roupas caras, são elegantes e graciosas. Mãe Menininha, que sempre usava brincos e pulseiras, foi uma de suas filhas. Martha Rocha é outra.



descriptio...


Ogum

Guerreiro e também divindade do ferro. Sincretizado com Santo Antônio de Pádua, na Bahia e no Rio de Janeiro. Bravo, impaciente, impulsivo e muito persistente. Os filhos de Ogum só muito raramente desistem de seus objetivos.



descriptio...

Oxalá

Foi o primeiro orixá a ser criado pela divindade suprema Olodumaré. Sincretizado com o Senhor do Bonfim. São de Oxalá as pessoas tranquilas, reservadas e que inspiram confiança.



descriptio...

Exu

Uma de suas funções no candomblé é servie de mensageiro entre os homens e os orixás. Foi sincretizado com o Diabo, porque é manhoso e especialista em provocar brigas e problemas onde quer que apareça. Mas tem seu lado bom. Tratado com jeito, pode ser de grande ajuda. Assim são as pessoas de Exu.



descriptio...

Xangô

Deus do raio e dos trovoes, sincretizado com São Jerônimo. Viril e conquistador, ele roubou a sensual orixá Iansã de seu marido Ogum. Seus filhos são voluntariosos e altivos. E, naturalmente, se encantam facilmente pelo sexo oposto. Jorge Amado, escritor baiano e criador de grandes personagens femininos – Gabriela, Dona Flor e Tereza Batista, é de Xangô. Gabriela, se jogasse búzios, poderia descobrir-se filha de Iansã.



descriptio...


Omolu

Divindade das doenças contagiosas, é também conhecido como Obaluaê e sincretizado om São Lázaro. As pessoas que estão sempre sofrendo tem Omulu como santo. Se não há motivos para tristeza os filhos de Omulu arranjam algum.



descriptio...

Iansã

Orixá dos ventos. Foi sincretizada com Santa Bárbara. As mulheres de Iansã são autoritárias e voluptuosas. Apesar de muito ciumentas, sentem-se atraídas por romances extraconjugais.



descriptio...

Iemanjá

A deusa do mar. Mãe de várias divindades, como Xangô e Oxóssi. Sincretizada com Nossa Senhora da Conceição. As mulheres de Iemanja são protetoras, sérias e possuem um forte sentido de hierarquia. Costumam ser muito respeitadas.



descriptio...



Relacione as características aos orixás :

1.força

2.inteligência

3.beleza

4.conflito

5.conquistas amorosas

6. Sensualidade

7.criatividade

8.tranquilidade

9.melancolia

10.respeito



Atividade individual em casa : Você também tem seu Orixá. Identifique-o. Em algumas linhas, explique por que você se sente “filho/a” dele.

3. Interpretação.

Depois de toda a pesquise que você fez, diga o que você entende da letra da música. O que ela conta ?

4. O compositor e cantor Gilberto Gil.



Procure na Wikipédia -em português- a biografia de Gilberto Gil. Faça uma breve apresentação do músico (vida e obra) e do homem político (ditadura e exílio, ministério da cultura). Cite pelo menos 3 outras músicas dele.
Yüklə 21,98 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin