Universidade Anhembi Morumbi



Yüklə 473,8 Kb.
səhifə1/12
tarix27.10.2017
ölçüsü473,8 Kb.
#15357
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12

Universidade Anhembi Morumbi

Sergio Sipereck Elias

Hospitalidade e imigrações internacionais contemporâneas: nigerianos em São Paulo

São Paulo

2011

Sergio Sipereck Elias




Hospitalidade e imigrações internacionais contemporâneas: nigerianos em São Paulo

Dissertação de mestrado apresentada à Banca Examinadora, como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Hospitalidade, pela Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Professora Doutora Maria do Rosário Rolfsen Salles.

São Paulo

2011
Sergio Sipereck Elias


Hospitalidade e imigrações internacionais contemporâneas: nigerianos em São Paulo
Dissertação de mestrado apresentada à Banca Examinadora, como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Hospitalidade, pela Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Professora Doutora Maria do Rosario Rolfsen Salles.
Aprovado em

____________________________________________ Profª. Drª. MARIA DO ROSÁRIO ROLFSEN SALLES



Universidade Anhembi Morumbi

____________________________________________ Prfª. Drª ZEILA DE BRITO FABRI DEMARTINI

Universidade de São Paulo

___________________________________________




AGRADECIMENTOS
Este trabalho é uma obra conjunta onde várias pessoas depositaram um pouco de si para a sua concretização, assim não tenho como não agradecê-los de todo o meu coração.

À minha esposa Carolina, o seu amor é o sustentáculo da minha vida, sempre confiante no meu sucesso, em alguns momentos até mais do que eu mesmo.

Aos meus filhos, ah os meus filhos! Dias e dias de minha ausência que sempre foram retribuídos com um sorriso, aquele de criança, puro e esplendoroso, mesmo nos momentos mais difíceis eles tiveram uma paciência de monge para ter um pouquinho da minha atenção.

Aos meus pais, Beth que provoca a minha mente desde que nasci e Sergio que mostrou como enfrentar a vida com honradez, ambos entusiastas, torcedores, corujas mesmo, que foram responsáveis por toda a base ideológica sobre a vida, seus valores e seus amores, o que me fez capaz de tomar as minhas decisões, sem tantos dissabores.

Aos meus sogros, Lourdes, incentivadora constante e incansável e Hermínio, que além do incentivo forneceu subsídios de vida e de intelectualidade.

A Renata pelo seu incentivo e apoio intelectual que foram fundamentais para o meu desenvolvimento como pesquisador.

A Dirce por me apresentar aos Nigerianos desta terra.

A todos os entrevistados, que de uma forma corajosa escancararam as suas vidas para contribuir para este trabalho.

Aos meus colegas do mestrado pela força e incentivo nos momentos mais difíceis, somos cúmplices nesta empreitada.

À Alessandra Carvalho e à Alessandra Marota pela prontidão em me ajudar nas questões mais técnicas e burocráticas do curso, dando um ótimo exemplo de hospitalidade.

Ao professor Gilberto Back, que de forma pronta e entusiasmada foi o responsável pela elaboração de todos os mapas que ilustram esta dissertação.

À professora Silvia Dota, amiga e incentivadora, de uma paciência e competência exemplar na revisão deste texto.

À professora Sênia Bastos pelo incentivo, por compartilhar tão admirável experiência e conhecimento, pela paciência, pelo exemplo de profissional. Ao professor Luiz Octávio Camargo pelas contribuições à minha pesquisa e vida acadêmica, assim como por instigar-nos a refletir. À professora Marielys Bueno pela habilidade em compartilhar tanto conhecimento de forma tão descontraída e prazerosa, por sua simpatia encantadora. Ao professor Airton Cavenaghi pelos seus momentos de incentivo incondicional. À Professora Zeila Demartini pela sua prontidão em colaborar com este trabalho. Em especial à professora e orientadora Maria do Rosário Salles por toda sua dedicação, sua competência admirável, companheirismo sem fim e por acreditar sem restrições neste trabalho, a sua presença foi fundamental.

A todos aqueles que não nominei, por esquecimento no momento de escrever, mas que nunca deixaram de ter valor na minha vida.

À Carolina, Gabriel e Rafaela,
sem os quais nada valeria a pena!

RESUMO
O presente trabalho trata do tema das migrações contemporâneas para o Brasil, tendo como foco de estudo, os nigerianos, que chegaram a partir de 1980. O objetivo do trabalho é focar a experiência imigratória de um grupo pouco estudado, à luz da teoria da hospitalidade, que poderá permitir entender, ao mesmo tempo, a trajetória do grupo e as formas de receptividade e acolhimento que caracterizam as relações entre os imigrantes e a sociedade receptora. Tem como embasamento teórico a idéia de que as migrações ocorrem por razões políticas, econômicas e sociais, cuja raiz encontra-se nas sociedades de origem dos imigrantes e, dessa forma, condicionam as relações e a forma de inserção dos imigrantes na sociedade receptora. Caracteriza-se como um estudo qualitativo que busca, por meio de entrevistas individuais, entender a trajetória e a inserção de parte deste desse grupo de imigrantes na sociedade paulistana. O grupo escolhido para a amostra é formado por nigerianos com curso superior formados no Brasil e em outros países. O método da história oral, na forma de histórias de vida resumida, fundamenta a coleta de dados. Espera-se obter um perfil do grupo e de sua trajetória em São Paulo, contribuindo para o conhecimento de parte da imigração africana recente no país.

Palavras-chave: nigerianos. Imigração. Hospitalidade. São Paulo.

ABSTRACT

This work deals with the contemporary issue of migration to Brazil, focusing on Nigerians who arrived here as from 1980. This study aims at investigating the immigration experience of this group, which has not been thoroughly studied, in the light of the theory of hospitality. It may allow us to understand the trajectory of the group and the forms of reception and hospitality that characterize the relationships among these immigrants and the host society. Its theoretical foundation is based on the idea that migration can occur for political, economic and social, and has its roots in the societies of origin of the immigrants. Such reasons determine the relationships and the way in which immigrants are inserted into the host society. It is characterized as a qualitative study that seeks, through individual interviews, to understand the trajectory and the insertion of part of this group of immigrants in Sao Paulo’s society. The group chosen for the sample is made up of Nigerian university graduates trained in Brazil and other countries. The method of oral history, understood as short life stories, validates the data collection. It is expected to obtain a profile of the group and its history in São Paulo, contributing to the study of recent African immigration in the country.



Key-words: Nigerian. Immigration. Hospitality. Sao Paulo.

LISTA DE FIGURAS


LISTA DE QUADROS

LISTA DE TABELAS


Yüklə 473,8 Kb.

Dostları ilə paylaş:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin