A ascensão do nacionalismo racial na Alemanha



Yüklə 13,75 Kb.
tarix09.06.2022
ölçüsü13,75 Kb.
#116765
Alemanha - Nacionalismo


A ascensão do nacionalismo racial na Alemanha
A Alemanha deu início a pensamentos nacionalistas desde tempos antigos, começando com o nacionalismo romântico durante o período das Guerras Napoleônicas, quando a Alemanha se tornou uma forte força politica em resposta as invasões da França em território alemão. Após certo tempo surgiram diversos nomes e eventos que deram ênfase ao nacionalismo alemão, entre eles é possível citar;
Johann Gottlieb Fichte, considerado o pai fundador do nacionalismo alemão;
Surgimento da Prússia;
Formação do Império Alemão.
Trazendo para tempos mais “atuais”, pode-se dizer que o nacionalismo alemão se tornou mais conhecido nos períodos próximos a Primeira Guerra Mundial. Antes desse enorme acontecimento, a Alemanha adotava um nacionalismo baseado no autoritarismo prussiano, de forma conservadora, antiliberal e antissocialista. A esse ponto era começado a adotar um ideal de darwinismo social, o messianismo, e racialismo, além de uma ênfase promovida pelo Império Alemão de crescer como uma potência econômica e militar, querendo competir com a França e o Reino Unido pelo poder mundial, um dos motivos para o começo da Primeira Guerra mundial.
Após o término da guerra a Alemanha foi submetida ao Tratado de Versalhes, que trouxe punições extremamente rigorosas e humilhantes para os alemães, além hiperinflação, a insegurança econômica e fraquezas constitucionais, todos esses problemas foram usado pra incentivar uma sede de vingança e um grande crescimento do nacionalismo alemão, podendo-se dizer que, esse crescimento foi um dos principais causadores para oque chamamos de período da Alemanha Nazista, marcado pelo enorme nacionalismo racial.
A Alemanha Nazista, tendo líder Adolf Hitler, foi marcado por um período intenso de nacionalismo extremo, segregação racial, eugenia, extermínio de minorias, racismo e ideia de uma “raça superior”. Seguindo pensamentos ligados ao darwinismo social, a ideologia nazista é conhecida por ser responsável pelo extermínio de mais de seis milhões de judeus, além de ciganos, negros, homossexuais, entre outros, que foram perseguidos do inicio até o final do desse período.
Yüklə 13,75 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin