Geografia 6º ano



Yüklə 2,2 Mb.
səhifə1/82
tarix03.08.2018
ölçüsü2,2 Mb.
#67132
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   82

Página 1

GEOGRAFIA Cidadã

ENSINO FUNDAMENTAL II
GEOGRAFIA
ANO

MANUAL DO PROFESSOR

Laercio Furquim Jr.
Doutorando em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP)
Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP)
Professor de Geografia no Ensino Médio e Superior

1ª edição – São Paulo, 2015

Logotipo AJS

Página 2

Título original: Geografia Cidadã


© Editora AJS Ltda, 2015

Editores
Arnaldo Saraiva e Joaquim Saraiva

Projeto Editorial e Produção Executiva
Anima Educational Transmedia
www.animamedia.com.br

Direção Editorial
Oldimar Cardoso

Edição do Livro do Aluno
Laercio Furquim

Edição do Manual do Professor
Laercio Furquim
Solange Freitas

Redatores
Ana Paula Gomes
Antonio Gomes dos Reis
Julia Lara de Araujo
Olivia Oliver Fernandes

Preparação e Revisão
Tatiana Tanaka

Projeto Gráfico
Bruna Lis Bortolotto
Flavio Nigro

Capa
Flavio Nigro
Moacir Knorr Gutterres

Editoração Eletrônica
Bruna Lis Bortolotto

Pesquisa Iconográfica
Humberto Pimentel
Cláudio Perez

Ilustrações
Avits Publishing Design
Gustavo Gonçalves
Mario Yoshida

Cartografia
Humberto Pimentel e Mario Yoshida

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Furquim Junior, Laercio
Geografia cidadã, 6º ano : ensino fundamental II / Laercio Furquim Jr.. -- 1. ed. -- São Paulo :
Editora AJS, 2015. -- (Coleção geografia cidadã)

Suplementado pelo manual do professor.


Bibliografia.
ISBN 978-85-8319-015-8 (aluno)
ISBN 978-85-8319-016-5 (professor)

1. Geografia (Ensino fundamental) I. Título. II. Série.

15-04584 CDD-372.891

Índice para catálogo sistemático:
Educação: Ensino Fundamental 372.891

As marcas de produtos ou empresas citadas nesta coleção são reproduzidas com finalidades exclusivamente didáticas e não representam qualquer recomendação por parte dos autores ou da Editora.

Em respeito ao meio ambiente, as folhas deste livro foram produzidas com fibras obtidas de árvores de florestas plantadas, com origem certificada.

2015


Logotipo AJS

Editora AJS Ltda.


Todos os direitos reservados
Endereço: R. Xavantes, 719, sala 632
Brás – São Paulo – SP
CEP: 03027-000

Impresso no Parque Gráfico da Editora FTD S.A.


CNPJ 61.186.490/0016-33

Página 3

Apresentação

É com satisfação que apresentamos esta coleção, uma obra realizada com dedicação e envolvimento coletivo e que tem como objetivo central disponibilizar uma proposta de ensino e aprendizagem de Geografia que contribua no processo educacional, de modo a tornar consciente a importância do posicionamento crítico e da participação social protagonista e coletiva na produção e organização do espaço em todas as suas escalas.

O espaço geográfico na contemporaneidade é marcado por transformações mundiais, nacionais e locais que se intensificam aceleradamente. No mundo atual, as informações fluem quase que instantaneamente e a comunicação entre os agentes sociais não acompanha tal ritmo frenético no sentido de compreender as profundas e intensas mudanças sociais e econômicas que refletem no modo de vida cotidiano das pessoas nos mais diferentes lugares do planeta.

Aí entra um papel central da escola. Acreditamos que a educação opera mudanças significativas na formação dos sujeitos e os instrumentaliza a construir criticamente suas visões de mundo e a buscar formas adequadas e coerentes de participação na sociedade. O processo educacional tem papel fundamental na formação de jovens e na atuação de profissionais da educação para que atuem cada vez mais de maneira articulada e crítica, solidária e propositiva na construção de um mundo com maior participação e exercício da cidadania, dos direitos sociais e humanos, em defesa da natureza e da justiça social.

Por isso, produzimos esta coleção com a intenção de oferecer um tratamento de temas e conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que possibilite a reflexão crítica sobre aqueles considerados estritamente geográficos de forma integrada a conexões interdisciplinares e a temas transversais relacionados a Direitos Humanos, Ética, Cidadania, Meio Ambiente, Gênero, Diversidade Cultural, entre outros. Sempre que possível, oferecemos diversificados instrumentos que podem ser utilizados com base em diferentes estratégias didáticas, mas que buscam articular as esferas global e local e as temporalidades que configuram e constituem o espaço geográfico. Em cada capítulo isso é explorado em propostas de intertextualidades, nas relações entre as linguagens textuais, iconográficas e cartográficas de maneira articulada por meio do texto-guia, e das seções e atividades. Em vários momentos há comunicação temática entre os capítulos em forma de ampliação, retomadas e aprofundamentos que ocorrem por vezes ao longo do texto, mas também por meio de abordagens e reflexões propostas nas seções.

Assim, esperamos que o resultado de nosso trabalho possa contribuir para a formação de sujeitos sociais que atuem com discernimento e, também, para o despertar da consciência de que as ações no presente resultam no legado que deixamos para as gerações futuras.

Bons estudos!

Página 4

Conheça seu livro

O livro está organizado em unidades compostas por capítulos que tratam de temas afins. Além de texto-guia e rica diversidade de imagens, mapas, tabelas e gráficos, os capítulos apresentam as seções que ampliam a reflexão e trazem novas informações sobre o assunto tratado naquele momento, glossários e indicações de livros, sites e filmes ou documentários. Ao final de cada capítulo, a seção “Estudos do capítulo” traz questões de conteúdos conceituais, atitudinais e outras procedimentais relacionadas à comunicação cartográfica e interpretação de texto midiático.



Fig. 1 (p. 4)

O início de cada unidade ocorre em páginas duplas e é marcado por apresentação de imagens fotográficas ou mapas que sintetizam o conteúdo, destacando um tema central ou temas que dão unidade aos capítulos. Tais imagens e mapas são acompanhados de questão inicial de interpretação imagética e de conhecimento geral e prévio sobre o tema-síntese.

Fig. 2 (p. 4)

O início de cada capítulo também ocorre em páginas duplas e é marcado por apresentação de imagens fotográficas ou mapas que sintetizam o conteúdo, destacando um tema central. Tais imagens e mapas são acompanhados de questão inicial de interpretação imagética e de conhecimento geral e prévio sobre o tema central do capítulo.

Fig. 3 (p. 4)

Seções curtas que entram ao lado do assunto indicando livros, filmes, vídeos, documentários, enfim, produções audiovisuais e sites sobre o tema ali tratado. Tais recursos não só estabelecem relações com o tema além do tratamento interno à Geografia, como oferecem oportunidades de ampliação do repertório cultural e de diversificação didática.

Fig. 4 (p. 4)

Aparece ao longo do capítulo, de forma contextualizada na página em que a expressão é citada. Explica termos destacados no texto-guia e considerados de difícil entendimento ou desconhecidos.

Fig. 5 (p. 4)

Breves inserções de questionamento após algum texto, box ou tabela que aparece com frequência, mas não obrigatoriamente ao longo dos capítulos.

Página 5

Fig. 1 (p. 5)

Inserção frequente de textos curtos de outros autores no transcorrer do texto-guia em forma de box. O objetivo é apresentar sinteticamente a ideia de um autor ou especialista naquele determinado assunto, buscando justificar a pertinência do tema. Na maioria dos casos propõe ao final uma questão para o aluno responder.

Fig. 2 (p. 5)

Seção em box com tamanho variado. Visa estabelecer contatos entre o assunto em questão e outro similar. Expressa sentido híbrido e integrador, característica sui-generis da ciência geográfica. Os textos desta seção podem ser de produção do próprio autor, ou de outro que tenha discorrido sobre assunto similar.

Fig. 3 (p. 5)

Seção em box com tamanho variado que propõe reflexões interdisciplinares entre a Geografia e outras disciplinas escolares, incluindo arte, música, cinema e literatura, entre outras formas de expressão, com base no assunto que está em pauta na página. É finalizada com uma questão para o aluno responder.

Fig. 4 (p. 5)

Inserções eventuais de boxes explicativos com tamanho variado sobre algum conceito, expressão que requer um cuidado maior ou uma explicação ao aluno leitor antes da continuidade do texto. É um parâmetro intermediário entre o Glossário e o Ponto de vista. A intenção é reforçar um assunto específico ou periférico ao tema.

Fig. 5 (p. 5)

Todos os capítulos são fechados com duplas de páginas que relacionam seus conteúdos a temas de Ética, Cidadania e Direitos Humanos, propondo atividades abertas que formam os alunos nesses temas e aprofundam seus conhecimentos sobre Geografia.

OED
Este selo indica que, na página em que aparece, existe um Objeto Educacional Digital no Manual do Professor Multimídia.

Página 6

Sumário

Unidade 1 - Os lugares e as paisagens 8

Capítulo 1: Imagens do mundo 10
A paisagem para a Geografia, 12
Estudos do capítulo, 21
Direitos Humanos: direito à moradia., 22
Cidadania: meio ambiente e questões sociais, 24

Capítulo 2: Aqui é o meu lugar 26
Lugar e olhar geográfico, 28
Lugar e identidade, 31
Lugar e o mundo, 34
Estudos do capítulo, 36
Cidadania: as comunidades tradicionais, 38

Capítulo 3: O lugar e o passar do tempo 40
O espaço e o tempo, 42
As transformações naturais, 43
O espaço geográfico, 44
As transformações históricas e socioespaciais, 47
Estudos do capítulo, 53
Direitos Humanos: direito à moradia adequada, 54
Direitos Humanos: direito a um trabalho com dignidade, 56


Capítulo 4: O mundo e suas divisões 58
Há muitos e diferentes lugares no mundo, 60
Países e territórios: diferentes povos e nações, 62
Estudos do capítulo, 69
Direitos Humanos: as mulheres de Kobane e a luta por autodeterminação, 70
Cidadania: os índios mundurukus e sua luta pela terra, 72

Unidade 2 - Geografia e cartografia 74

Capítulo 5: A conexão entre os lugares 76
A circulação de pessoas, 78
Os meios de transporte, 80
A circulação de mercadorias, 84
Circulação de ideias e informações, 85
A comunicação entre os lugares, 88
Estudos do capítulo, 89
Cidadania: MPL e as manifestações de junho de 2013., 90
Cidadania: as crianças e a propaganda, 92


Capítulo 6: O lugar e suas representações 94
O seu lugar, 96
Estudos do capítulo, 104
Direitos Humanos: a liberdade de expressão e de opinião no Brasil, 106

Capítulo 7: O mundo e suas representações 108
A representação dos lugares em diferentes épocas., 110
Os lugares e suas representações para diversos povos, 114
Para que serve o mapa?, 117
Estudos do capítulo, 118
Ética: mapas e ideologia, 120
Cidadania: as plantas e a propriedade da terra, 122

Unidade 3 - Cartografia 124

Capítulo 8: O mapa 126
O mapa e suas escalas, 128
O mapa e suas projeções, 129
As coordenadas geográficas, 130
Os hemisférios, 134
Estudos do capítulo, 138
Ética: geopolítica e cartografia, 140
Cidadania: fusos horários, 142

Capítulo 9: Cartografia e as novas tecnologias 144
Como podemos localizar os lugares?, 146
Satélites: os olhos do mundo, 148
Como podemos ser localizados?, 153
Estudos do capítulo, 154

Página 7

Cidadania: imagens de satélites e o meio ambiente, 156
Direitos Humanos: o uso do GPS, 158

Capítulo 10: Mapeando a História do planeta 160
Mundo, planeta e Terra: onde estamos, 162
O surgimento da Terra e suas transformações, 165
A estrutura interna da Terra, 166
Recursos naturais: a utilização de minerais e combustíveis fósseis pela sociedade, 170
Estudos do capítulo, 176
Cidadania: tremores de terra e desigualdade econômica, 178
Cidadania: os trabalhadores da mineração, 180


Unidade 4 - Os seres humanos na natureza 182

Capítulo 11: Natureza e ocupação humana 184
Ciclo da água e seus usos, 186
A água e os lugares de ocupação humana, 188
Relevo e os lugares de ocupação humana, 190
Uso do solo e ocupação humana, 192
Estudos do capítulo, 194
Direitos Humanos: ocupações urbanas nas margens de rios, direito à moradia adequada e direito a um meio ambiente equilibrado, 196
Cidadania: água, um direito ou um privilégio?, 198

Capítulo 12: O clima e o planeta 200
O tempo atmosférico, 202
O clima, 202
Climas do Brasil, 205
Estudos do capítulo, 211
Direitos Humanos: clima e moradias irregulares em área de risco, 212

Capítulo 13: Mudanças climáticas 214
Ciclos naturais, 216
As mudanças em curso, 221
Estudos do capítulo, 224
Ética: países ricos e países pobres, 226

Capítulo 14: Formações vegetais do Brasil e sua diversidade 228
Os biomas, 230
Estudos do capítulo, 240
Ética: biopirataria nos biomas brasileiros, 242

Capítulo 15: Ações humanas e mudanças ambientais 244
O meio ambiente, 246
Estudos do capítulo, 255
Ética: natureza e ideologia., 256

Unidade 5 - O espaço geográfico brasileiro 258

Capítulo 16: Organização e planejamento territorial 260
O trabalho humano e a construção do espaço geográfico, 262
Estudos do capítulo, 270
Ética: o processo de extermínio indígena, 272

Capítulo 17: Os patrimônios culturais do Brasil 274
Patrimônio cultural 276
Os lugares de turismo 282
Estudos do capítulo, 284
Ética: os Patrimônios Culturais do Brasil, 286

Bibliografia 288

Página 8

1. OS LUGARES E AS PAISAGENS

Fig. 1 (p. 8)

Vista noturna do planeta Terra, 18 de maio de 2012.

C. MAYHEW & R. SIMMON (NASA/GSFC), NOAA/NGDC, DMSP, DIGITAL ARCHIVE. DISPONÍVEL EM:


Yüklə 2,2 Mb.

Dostları ilə paylaş:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   82




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©muhaz.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

gir | qeydiyyatdan keç
    Ana səhifə


yükləyin